Restaurante Pet Friendly: saiba como funciona e como se tornar um!

Descubra o que é um restaurante pet friendly e como ingressar nesse mercado

Os restaurantes pet friendly são um novo modelo de negócio essencial para aqueles clientes que gostam de sair com seus pets, ou não gostam da ideia de deixá-los sozinhos em casa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 46,1% das casas brasileiras tinham ao menos um cachorro, enquanto os gatos faziam parte de 19,3% dos lares do país.

Em 2020, com as medidas de distanciamento social sendo adotadas em virtude da pandemia, as ONGs protetoras de animais registraram um aumento de quase 50% na adoção de cães e gatos.

E, claro, com o número de pets adotados aumentando, restaurantes e bares pet friendly,  acabaram se tornando locais de preferência.

Quer saber como ter um restaurante pet friendly? A Saipos preparou as melhores dicas para te auxiliar. 

 

O que é um restaurante pet friendly?

O termo “Pet Friendly”, significa, em tradução livre, “Amigo dos animais”. Ou seja, quando um restaurante se declara dessa forma, ele diz que os pets de seus clientes são bem-vindos para permanecer no local enquanto seu tutor estiver lá.

Essa é uma tendência internacional e diversos tipos de comércio começaram a receber os pets de seus clientes com os braços abertos, como por exemplo hotéis, salões de beleza, shoppings e até mesmo lojinhas de bairro.

A forma de receber os bichinhos varia de acordo com as regras do estabelecimento. É possível construir uma área adaptada para as pessoas acompanhadas de seus animais, ou deixá-los em uma área comum com outros visitantes.

Deixando bem claro e explícito as boas práticas de convivência, para garantir a saúde e segurança dos clientes, dos funcionários e até mesmo dos animais.

Quais são as vantagens de ter um restaurante pet-friendly?

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2021, a população de pets no Brasil era de cerca de 144 milhões, variando entre cães, gatos, peixes, aves, répteis e pequenos mamíferos.

O Sebrae divulgou no mesmo ano que o mercado pet fatura, internacionalmente, quase R$130 bilhões por ano, e tende a crescer muito mais com o tempo, já que os animais de estimação acabaram se tornando verdadeiros membros da família.

A presença de pets dentro de locais fechados não é mais considerada um tabu dentro do mercado Food Service, entretanto, restaurantes pet friendly ainda não são uma prática comum.

O termo “Pet Friendly”, acabou se tornando um selo, mesmo que não oficial, o que ajuda no marketing, fideliza clientes e pode fazer do restaurante um verdadeiro sucesso.

Quais os cuidados precisam ser tomados para ter um restaurante em pet friendly?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, para que um restaurante ou bar implemente o conceito de pet friendly é necessário muito mais que apenas colocar placas de bem-vindo aos bichinhos.

Para que o conceito seja agradável a todos, é importante estabelecer regras e condições para que os animais tenham uma boa experiência, seus tutores fiquem tranquilos e outros visitantes não sejam incomodados.

Então, é claro que para legalizar o seu restaurante ou bar no modelo pet friendly é necessário adotar algumas boas práticas:

  • Consulte a Vigilância Sanitária da sua cidade para ter acesso a todas as regras de higiene necessárias neste tipo de estabelecimento;
  • Por uma questão de saúde e segurança, aceite apenas animais vacinados;
  • Tenha certeza de que os pets não terão contato com o local onde os alimentos são preparados;
  • Tenha um funcionário reservado APENAS para a limpeza do ambiente e para cuidar dos pets;
  • Deixe bem a vista produtos de limpeza para resíduos como saquinhos plásticos, pazinhas e cestos específicos, para facilitar o dia a dia dos funcionários.

Lembrando que essas não são regras apenas para bons costumes com os seus clientes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), exige que os estabelecimentos pet friendly sigam regras de higiene para o funcionamento do local.

Mas é claro que ter responsabilidades obrigatórias em um restaurante pet friendly não te impede de ter alguns outros cuidados com o bem estar dos clientes e de seus companheiros de quatro patas.

Alguns mimos para os animais são uma boa forma de fidelizar ainda mais seus visitantes:

  • Disponibilize tigelas com água, ração, coleiras e até mesmo caminhas para deixar os pets confortáveis no ambiente;
  • Caso não possa construir uma área separada para os animais, instale mosquetões próximo às mesas do estabelecimento, dessa forma os donos podem tomar conta de seus pets;
  • Se optar por um local de recreação para os pets, não deixe de pensar em uma cobertura para que eles fiquem confortáveis em dias de chuva ou de muito sol;
  • Crie um cardápio especial para os animais, disponibilizando petiscos, alimentos in natura e rações especiais.

E não se esqueça: muitas pessoas que gostam e têm pets, seguem uma dieta de alimentos sem origem animal, então, estude a possibilidade de pratos veganos e até iniciativas sustentáveis no seu restaurante.

Como divulgar um restaurante pet-friendly? 

Lembra que falamos que o termo “Pet Friendly” acabou se tornando um selo não oficial? Então, aproveite isso e o utilize no seu marketing para aumentar as suas vendas!

  • Anuncie sem medo que no seu restaurante os bichinhos de estimação são bem-vindos;
  • Realize posts mostrando a interação dos animais com seus donos e até mesmo com aquele funcionário exclusivo para cuidar deles;
  • Incentive seus clientes a registrarem esses momentos e postarem nas redes sociais.

E você também não precisa se prender apenas aos métodos de divulgação tradicionais, como redes sociais ou sites, seja criativo!

  • Realize eventos promovendo encontros dos tutores e seus pets, disseminando boas práticas, dinâmicas e brincadeiras em um espaço ao ar livre;
  • Faça parcerias com lojas pets ou clínicas veterinárias da sua cidade, tornando a experiência ainda mais completa;
  • Comercialize itens exclusivos para os pets visitantes, como guias, brinquedos, rações especiais e aproveite para tentar alavancar o seu faturamento.

Quer ter acesso a artes exclusivas para divulgar seu restaurante nas redes sociais? Aperte no banner abaixo e baixe o conteúdo de forma gratuita.

Sistema para restaurante Pet Friendly

E se você pretende abrir ou transformar o seu restaurante ou bar em um espaço pet friendly, o Sistema de Restaurante da Saipos pode te ajudar a manter o espaço ainda mais agradável.

Com a automatização do seu estabelecimento, em praticamente todas as áreas do seu negócio, você pode fidelizar ainda mais os seus clientes pela agilidade e qualidade no atendimento.

Veja alguns dos benefícios ao utilizar o Sistema Saipos: 

  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque a partir da ficha técnica;
  • Controle de estoque em tempo real;
  • Integração com apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora simultaneamente;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys.
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Com o uso do sistema de gestão, o seu restaurante amigo dos animais ficará ainda mais agradável. 

Então não perca tempo e descubra mais vantagens ao utilizar o sistema de restaurante com o melhor custo benefício do mercado. Aperte o banner e saiba mais!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Maria Luiza Machado - Redatora SEO e Videomaker do time de conteúdo da Saipos
Escrito porMaria Luiza Machado

Redatora SEO e Videomaker do time de conteúdo da Saipos

Sistema para Restaurante