4 benefícios da ecogastronomia para o seu restaurante!

Ecogastronomia o que é?

Ecogastronomia pode ser um termo inédito para muitos restaurantes, mas basicamente se trata de um estilo gastronômico ecologicamente correto, que visa usar de fontes sustentáveis e orgânicas na produção dos pratos.

Conforme dados da Organis, Associação de Promoção dos Orgânicos, a produção e consumo de alimentos orgânicos cresceu cerca de 12% no ano de 2025. Isso reforça o compromisso da população com o consumo sustentável.

Neste cenário, vale a pena entender mais sobre o ecogastronomia conceito e seus efeitos no segmento de food service, bem como explorar esta ótima oportunidade de lucrar mais.

Além de ser considerado um estilo de vida gastronômico, também é, da mesma forma, aplicável ao cotidiano, boas práticas e na gestão de estabelecimentos do tipo.

Para entender melhor sobre a ecogastronomia e tudo que a engloba do zero, você verá mais sobre:

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

ecogastronomia

Conheça os pilares da ecogastronomia

Entender o que é ecogastronomia vai muito além do conceito. Conta com atitudes diretas na cozinha e também um posicionamento do estabelecimento, impactando diretamente na experiência gastronômica.

Esse termo também indica que toda a gestão e estrutura do restaurante é pensada de uma maneira a preservar a biodiversidade e a agricultura.

Ecogastronomia conceito é sustentado, em suma, por quatro principais pilares:

Pilar

Conceito

Utilizar conscientemente os recursos naturais

Evite desperdícios, como o de água, assim como o uso correto de adubos e plantios.

Qualidade nos ingredientes

Use sempre produtos orgânicos, buscando manter uma alta retenção de nutrientes e qualidade dos pratos.

Preservação da biodiversidade

Incentive pratos com opções mais saudáveis de ingredientes, usando a versatilidade dos produtos naturais, como legumes.

Conscientização da agricultura

Busque por fornecedores que sejam de empresas familiares. Essas costumam não só fornecer produtos verdadeiramente orgânicos, como contam com condições dignas de trabalho do agricultor.


Diferente de como pode soar, ao descobrir o que é ecogastronomia, você perceberá que os seus fundamentos não são tão novos assim.

Mesmo existindo há um tempo considerável, popularizou-se aqui no Brasil somente no início de 2010.

Quais os benefícios da ecogastronomia?

O esforço para transformar um empreendimento em ecologicamente correto pode parecer complexo ou trabalhoso, mas você irá surpreender ao descobrir que não é nada disso.

Além do mais, essa “virada de chave” nas práticas do seu restaurante trará muitos benefícios e pode acarretar tanto em atração e fidelização de clientes, quanto economias.

Confira 4 benefícios de aderir a ecogastronomia no seu restaurante!

  1. Mais qualidade para os pratos servidos;
  2. Boa publicidade;
  3. Economia financeira;
  4. Inclusividade.

Vamos ver cada um deles em detalhe a seguir!

1. Mais qualidade para os pratos servidos

Por se tratar de um estilo gastronômico que preza pelo orgânico, ou seja, alimentos livres de conservantes e agrotóxicos, indica que são mais seguros para consumo.

Também é uma forma de evitar sabores artificiais, o que, além de aumentar a qualidade dos pratos preparados pela sua equipe, também traz mais segurança e conforto para os clientes.

A produção de alimentos orgânicos têm objetivos bastantes similares aos conceitos usados pela ecogastronomia. Em outras palavras, agronomia consciente que preza pelo bem-estar da natureza e do trabalhador.

E por falar em qualidade, confira as melhores maneiras de armaenar os alimentos e evitar desperdícios! Clique no banner e baixe o eBook sobre conservação de alimentos gratuitamente:

2. Boa publicidade

Além de um comprometimento positivo com a saúde dos clientes e bem estar do meio ambiente, esse tipo de comprometimento é extremamente bem visto publicamente.

Adotando o posicionamento de que o seu estabelecimento preza, não só pela qualidade dos alimentos utilizados, como também pelo ecologicamente correto, a imagem se torna mais positiva.

O público que valoriza e prioriza restaurantes com esse propósito eco-amigável, tende a se fidelizar e recomendar os negócios que frequentam.

3. Economia financeira

Por essa modalidade ser desenvolvida em torno do conceito de práticas sustentáveis, também indica uma política mais severa na economia e melhor aproveitamento de tudo.

Ao reduzir o desperdício de água e alimentos, automaticamente terá menos gastos na compra de insumos e na conta de água.

Muitos estabelecimentos ecogastronômicos também optam, por exemplo, por aderir à energia solar ao invés da tradicional. Essa prática pode reduzir em até 95% esse custo.

Então os custos fixos do seu negócio food service são barateados e você também pode pensar em outras formas de economia, como criar uma horta própria do seu restaurante.

4. Inclusividade

A sensibilidade alimentar é um tópico que pode impedir alguns grupos de pessoas de consumir no seu restaurante. Seja por questões patológicas ou dietéticas.

Muitas pessoas são alérgicas a conservantes, corantes, entre outros químicos artificialmente inseridos nos alimentos. Outras preferem não consumir esses elementos.

Advogar por esse estilo de gastronomia, mostra para esse público que é seguro pedir do seu cardápio. Aliás, isso é um forte fator de fidelização para essa clientela.

ecogastronomia-saipos-sistema-para-restaurante

Como aderir a ecogastronomia?

Pode soar complexo a princípio, mas aderir a ecogastronomia é muito mais simples do que parece. Os primeiros passos nessa modalidade podem ser em pequenas mudanças de hábitos na cozinha e na gestão.

Será necessária atenção em alguns pontos-chave e alinhamento de equipe para garantir que todos entendam como as coisas irão funcionar de acordo com a ecogastronomia.

Separamos uma lista com 3 atitudes simples para aderir a ecogastronomia, confira:

  1. Verifique se os fornecedores cultivam produtos orgânicos;
  2. Reduza o desperdício de água em todos os setores, até no preparo de bebidas;
  3. Aposte em um cardápio mais rico e diverso, apresentando pratos com opções mais saudáveis por meio da ecogastronomia receitas.

Diferença entre ecogastronomia e veganismo: a ecogastronomia vai se preocupar em produtos orgânicos, preservar a biodiversidade e buscar por um uso consciente de todos os recursos, seja de origem animal ou não. O veganismo também se preocupa com o uso correto dos recursos, mas não irá consumir ou utilizar de qualquer tipo de produto de origem animal.

Opte pela praticidade enquanto empreendedor

Acompanhar tendências e estudar o mercado não são as duas únicas formas de inovar com o seu negócio. Praticidade na manutenção diária do restaurante é algo precioso e que não pode faltar durante o gerenciamento.

É por isso que o sistema para restaurante da Saipos é capaz de automatizar e otimizar seu empreendimento.

Oferecemos serviços de alta qualidade e tecnologia, com direito a integração com os principais apps de delivery do mercado, comanda eletrônica e controle de estoque!

Confira abaixo algumas funcionalidades do Software da Saipos:

  • Controle financeiro com relatórios em tempo real;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e veja porquê a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!

FAQ

Saiba mais sobre o assunto!

O que é ecogastronomia?

A ecogastronomia nada mais é do que um estilo gastronômico ecologicamente correto. Ele tem por objetivo utilizar fontes sustentáveis e orgânicas na produção dos pratos oferecidos no estabelecimento.

Para que serve a ecogastronomia?

O intuito da ecogastronomia é diminuir o impacto causado no meio ambiente, por meio da valorização de pequenos produtores e hábitos alimentares mais saudáveis.

Quais são os princípios da gastronomia sustentável?

Na ecogastronomia, os 4 pilares são: uso consciente de recursos naturais, a qualidade dos ingredientes, preservação da biodiversidade e conscientização da agricultura.