O melhor modelo de cardápio bar é o que conversa com o seu cliente. Por isso, é preciso conhecer o seu público e entender suas demandas.
Com esse tipo de informação, você poderá entender como desenvolver estratégias e adaptar o menu, pratos e o atendimento visando otimizar a experiência do cliente.
O modelo de cardápio bar deve seguir não somente uma ordem coerente com o segmento, como também o estilo e a decoração do seu negócio.
Ou seja, para obter melhores resultados, é necessário que seu estabelecimento esteja alinhado com o tema e identidade visual escolhidos até mesmo na apresentação dos pratos.
Quer saber mais sobre o cardápio bar? Nesse conteúdo separamos as melhores dicas para você descobrir o modelo que mais se encaixa com seu negócio.
Confira tudo que você vai ver por aqui:
Mas, antes, baixe o material sobre Como Montar um Cardápio para ter acesso a ainda mais dicas sobre o tema. É só apertar no banner para baixar gratuitamente!
O cardápio bar pode acompanhar o estilo de bebida que busca ser especializado. Ou até ter um menu de drinks mais variado, mas com opções coerentes de acompanhamentos.
Uma forma de estabelecer isso, é entender os hábitos dos seus atuais clientes, e, claro, do seu público-alvo em geral.
Pode ser que o seu bar seja um ponto de encontro para cervejas nos finais de semana, seja para assistir algum esporte ou para dar início aos dois dias não-úteis de descanso.
Portanto, se o seu bar pretende focar em tipos de cervejas e chopps, indo mais para o lado de uma chopperia, seu cardápio boteco pode usar esse direcionamento ao montar o menu.
Isso significa que você deverá pensar em itens complementares para o protagonista do seu bar, que, neste caso, é a cerveja ou o chopp.
Ou seja, pratos, acompanhamentos, petiscos e até mesmo doces, que harmonizam com os sabores de cerveja disponibilizados. Confira algumas ideias:
Tipo de petiscos |
Opções |
Frios |
- Diferentes tipos de queijo; - Ovo de codorna; - Fatias de peito de peru, mortadela ou presunto; - Azeitona; - Salaminho; - Palmito; - Oleaginosas (castanhas, amendoim pistache, etc); - Frutas (frescas ou secas); Legumes (nabo, tomate, cebola, cenoura, etc). |
Quentes |
- Carnes quentes (linguiça, churrasco, asinha de frango, etc); - Pão quente (torradas, pão de alho); - Batata frita, sauté ou assada; - Mandioquinha frita ou cozida; - Legumes à vapor. |
No entanto, se você tem um bar especializado em drinks, com bebidas diversificadas e de qualidade, você pode oferecer clássicos e “drinks da casa”, além de porções para grupos.
Aqui, acompanhamentos mais elaborados são uma ótima pedida. Confira algumas sugestões:
Caso seu negócio seja mais despojado, o cardápio boteco que mais funciona é um com escrita simples e bem completo, sempre buscando agradar a todos.
Mas se você optar por um estilo mais pub, com uma diversidade de bebidas e aperitivos, um cardápio grande além do bar pode ser uma ótima escolha.
Quer descobrir mais dicas sobre como montar um menu? Preparamos um vídeo sobre o tema! Aperte o play e aproveite:
O primeiro passo para montar um cardápio, em qualquer segmento, é criar a estrutura do que será apresentado.
Para o bar, pense em como o cliente visualiza e o que ele busca se informar primeiro: bebidas, petiscos, porções?
Então, liste todos os itens a venda que irão para o seu menu e use a tabela com dicas abaixo para se organizar:
Dica |
O que fazer? |
Categorize |
Separe os itens do seu menu em diferentes categorias, seguindo uma lógica que fará sentido para o cliente, como: - Frio e quente; - Doces e salgados; - Drinks, não-alcoólicos e cervejas. |
Ordene dos pratos |
Use as categorias para criar uma ordem de apresentação estratégica. Aqui, existem diferentes técnicas que você poderá usar, desde apresentar especialidades da casa como protagonistas, até usar a engenharia de cardápio para criar a ordem dos pratos. |
Descreva os pratos |
A descrição do prato é uma apresentação por escrito do que cada produto é composto. Use uma linguagem acessível, direta e prática para que o cliente entenda plenamente o que está sendo oferecido. |
Uma boa ideia é usar o relatório de vendas para conferir quais são os pratos mais pedidos e usar isso a seu favor, montando um cardápio com combos estratégicos.
Não se esqueça que a prioridade é criar um material que contém informações úteis que servem para auxiliar o cliente na escolha do pedido.
Então o ajuste visual é parte indispensável de um cardápio bem estruturado, seja online ou impresso.
Aliás, escolher o formato em que seu menu será apresentado também é parte fundamental da elaboração. Lembre-se que poderá optar dentre:
Cardápio |
O que é |
Interativo |
Permite que o usuário acesse e também envie informações usando o mesmo aparelho eletrônico, seja por atendimento via tablet/smartphone feito pelo garçom, ou o autoatendimento. |
Não-interativo |
Imagem em PNG ou PDF para ser enviada por meio de redes sociais ou WhatsApp Business. |
Impresso |
Pode ser apresentado como flyer, banner ou qualquer outro tipo de material impresso. |
Para o impresso, é um tipo de cardápio para restaurante que tem um apelo mais tradicional.
Vale lembrar que existem vários modelos dessa categoria de menu. Isso porque podem ser apresentados em diferentes formatos para melhor visibilidade do cliente que tiver acesso.
No caso do cardápio não-interativo em PDF é possível criar uma arte para que a mesma seja enviada para o cliente quando solicitado, ou acessada via link ou QR Code.
Já o cardápio interativo, como o digital, você consegue montar um cardápio mais dinâmico e até mesmo possibilitar o autoatendimento.
Essa ferramenta também é acessada pelo próprio aparelho do cliente via QR Code ou link clicável.
Saiba que, além de um software eficiente para restaurante, o cardápio online da Saipos é o mais completo do mercado.
Essa solução permite que você tenha um menu personalizado e funcional, contando com:
Entre outros benefícios! Quer saber mais sobre o Cardápio Digital da Saipos? Clique no banner abaixo e conheça essa solução:
Como citado anteriormente, você pode utilizar o tipo de bebida que será servido no seu estabelecimento para elaborar o cardápio bar.
Então, se você optar por servir variados tipos de cerveja e chopp, as cores de fundo para cardápio podem ser: amarelo, marrom, padrão de madeira, preto.
Seguindo os demais exemplos, um cardápio bar de drinks costuma ter como cores de fundo o preto e o branco.
No entanto, se sua decoração não combina com as cores citadas acima, nada impede de utilizar um tom que faça mais sentido.
Mas nesse caso é útil pesquisar antes qual impacto essa cor tem no cérebro. Sim, as cores atingem o cérebro de maneira diferente, algumas trazem a sensação de conforto, fome ou tranquilidade.
Por isso, se optar por fugir do esquema de cores proposto, pesquise tons complementares e opostos para garantir um bom resultado.
Uma boa ideia é procurar entender mais sobre o círculo cromático! Ou, ainda, buscar se inspirar em modelos de fundo de cardápio para bar, como os na imagem abaixo. Confira:
Outra opção é usar modelos de fundo de cardápio para bar já elaborados! Para te ajudar nisso, separamos 70 artes para seu menu de maneira gratuita.
Aperte no banner a seguir e aproveite esse material Saipos:
Algumas fontes para cardápio bar funcionam melhor do que outras. Por isso, vale a pena procurar uma que tenha a tipografia adequada para o seu segmento.
Tipografia nada mais é do que um conceito de um estudo, criação e aplicação da escrita considerando estilos, caracteres, formatos e arranjos visuais das palavras.
Uma boa opção é escolher fontes que sejam todas maiúsculas, para facilitar a leitura depois de alguns drinks.
Por isso, separamos algumas fontes que podem combinar certinho com o seu cardápio boteco.
Você pode baixá-los no site dafont.com de forma gratuita. Confira agora os estilos de letra que mais casam com o cardápio bar:
Confira como as fontes ficam visualmente na imagem abaixo:
O cardápio bar não costuma possuir fotos em geral. No entanto, é possível utilizá-las para dar destaque aos principais drinks e bebidas.
Assim poderá mostrar ao cliente qual o carro chefe do seu bar e incentivá-lo a provar o que seu estabelecimento tem de melhor para oferecer: as especialidades da casa.
Você pode inserir as fotos logo antes do nome do drink, por exemplo. Confira um modelo de imagem para cardápio de bar na prática:
Ou ainda apostar em escolher uma foto que apresente as bebidas que sejam o carro-chefe do seu estabelecimento, como no menu abaixo:
Uma dica é usar as fotos como protagonistas das suas divulgações nas redes sociais!
Como se fossem apresentações atraentes de cada drink do seu menu nos stories, criando um destaque no instagram para isso, nomeando-os: cardápio de verão, de inverno, de férias, etc.
Apenas lembre-se de usar fotos reais dos seus produtos. Não utilize imagens do Google ou de bancos de imagem em geral.
Seja transparente com o seu cliente e mostre que o seu trabalho é de qualidade. Isso irá idealizar muito mais a sua clientela.
Sabemos que fotografar alimentos não é tão fácil quanto parece. Mas existem outras formas que você pode fazer por si só.
Por isso, caso não tenha verba para contratar um fotógrafo profissional para seu cardápio bar, siga algumas dessas dicas para aumentar a qualidade das suas fotos.
Outro ponto interessante, é ter em mente que ilustrações e fotos se diferem e têm propósitos diferentes.
As imagens ilustrativas, então, você pode usá-las para decorar seu menu de bar, seja como uma estampa para o fundo ou desenhos de taças e outros elementos temáticos.
Como você já deve ter reparado, criar um cardápio para bar pode ser um desafio! Ainda mais quando entendemos que o menu precisa estar impecável sempre.
Também não é segredo que, quem não acompanha o mercado, fica para trás. E é por isso mesmo que investir em novas tecnologias de automação para restaurante é fundamental.
Contar com um software de gestão, permite que você concentre a administração do seu bar em um único lugar, integrando aplicativos de delivery e outras plataformas.
Ter um cardápio digital ligado ao seu sistema de gestão, como o da Saipos, é uma forma prática de otimizar o seu atendimento por meio da tecnologia.
Outro ponto importante, neste quesito, é que esse tipo de menu se torna uma ponte de conexão direta entre cliente e cozinha.
Garantindo, ainda, que todas as informações que passarem por esse processo (desde o pedido realizado, passando pelo status de preparo e chegando até a cobrança no caixa) sejam contabilizadas automaticamente.
Isso irá garantir que a gestão financeira do seu bar esteja em constante (e minuciosa) manutenção, otimizando, ainda, a ligação entre caixa, estoque, cozinha e administrativo.
Contar com um software simples, ágil e inteligente para a gestão financeira do seu negócio é o ideal para otimizar a organização contábil, contando com um processo automatizado.
Ou seja, tenha o controle de toda a contabilidade em uma só plataforma, como:
E muito mais! Descubra um mundo de praticidade com o sistema para restaurante da Saipos e veja por você mesmo solicitando uma demonstração gratuita!
Clique no banner abaixo e teste grátis o melhor software de gestão food service do Brasil: