Veja como fazer o melhor Cardápio Cafeteria

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Cardápio cafeteria: Conheça as melhores Dicas

O cardápio cafeteria pode seguir um padrão onde o principal produto seja o café. No entanto há outros modelos de cardápio, em que as tortas e sanduíches são os principais e o café é um acompanhamento.

Além disso, se o cardápio cafeteria do seu bar/restaurante possuir um tema, faz mais sentido que o seu menu foque nisso, e utilize nomes ao seu favor.

Para entender mais, continue a leitura e acompanhe as 8 dicas que a Saipos preparou para te ajudar a resolver qual o melhor cardápio para cafeteria que você pode ter!  

Antes de conferir todas as dicas, aperte no banner e conheça todas as possibilidades de integração da Saipos!

1. Como fazer um cardápio cafeteria gourmet? 

O cardápio cafeteria gourmet é usado principalmente para locais que vendam tortas, cafés e pratos decorados.

Além disso, o nome gourmet traz a ideia de um processo mais artesanal, onde, no caso do café, ele é passado com o grão torrado, moído e prensado na hora.

Ou seja, tudo o mais fresco possível. E isso inclui o leite, os açúcares, e ingredientes com o menor grau de industrialização possível.

Assim, basicamente os produtos são mais naturais e com um processo mais “particular” e não em massa. Portanto, o cardápio cafeteria deve seguir o mesmo caminho e ser uma coisa mais pessoal.

2. Qual esquema de cores utilizar?

Um design interessante é utilizar cardápios pretos com escrita de giz. Isso traz um ar de jovialidade ao seu negócio.

Atualmente, o público se interessa muito por cafeterias pela aparência do lugar, e acabam experimentando e se apaixonando.

Mas caso o seu estabelecimento tenha um estilo mais sóbrio e clássico, a melhor opção é usar um cardápio com ‘folhas envelhecidas’ ou cores mais puxadas para o marrom.

Para te auxiliar mais ainda no projeto do seu cardápio cafeteria, separamos uma paleta de cores Pantone para que você consiga visualizar melhor como montar um cardápio. Confira!

3. Quais imagens colocar no cardápio cafeteria?

As imagens colocadas no cardápio cafeteria podem ser fotos dos seus produtos ou apenas imagens vetoriais, como desenhos bem produzidos. 

É interessante que as figuras preferencialmente tenham fundo para cardápio transparente, para evitar aquele quadrado branco ou o fundo cheio de informações

Isso acaba poluindo demais o template, e deixa o acabamento muito grosseiro e descuidado. Mas caso a segunda opção seja a sua escolha, se atente a não optar por desenhos infantilizados e de baixa qualidade.

Isso porque você não quer passar uma ideia errada ao seu consumidor, a intenção é que ele sinta a seriedade com a qual você leva o seu negócio.

Também é possível utilizar imagens de grãos de café nas bordas e até para separar as categorias, como: cafés, salgados, sobremesas, tortas, sucos e chás, outras bebidas.

Então use os elementos ao seu favor, mas lembre-se que em alguns casos menos é mais!

Aproveite e faça o download grátis das 70 artes para cardápio que preparamos para você. Aperte no banner e baixe grátis!

 

4. Que fonte usar no meu cardápio cafeteria?

O estilo de letra utilizada no seu cardápio pode ser literalmente qualquer um. No entanto, a única ressalva é que a escolha faça sentido quanto ao restante do seu projeto e também com o seu restaurante em si.

Pensando nisso, procuramos algumas fontes que podem funcionar bem para o seu cardápio cafeteria, são elas:

  • Cafeta;
  • Humble Cafe;
  • Aardvark Cafe;
  • Cafe Nero M54;
  • Café & Brewery;
  • Louis George Café.

Você pode fazer o download das letras e depois realizar um teste, olhando o projeto como um todo.

5. Cardápio cafeteria vs. Cardápio bar, qual a diferença?

Um cardápio bar e um cardápio cafeteria, embora possam se parecer, possuem muitas diferenças. O seu cardápio de bar pode ser mais “despojado”, possuir mais cores e ser mais divertido.

No entanto o cardápio cafeteria, tende a ser muito mais sério e direto. Mas isso não impede de criar um ambiente mais descontraído.

A principal questão é que você conheça o seu público e entenda que o cardápio é um atrativo e também uma mediação.

Continua com dúvida sobre como montar o seu cardápio cafeteria? Então aperte no banner e baixe grátis nosso e-book sobre Como Montar um Cardápio!

6. Cardápio online é uma boa opção?

Sim! O cardápio online de cafeteria funciona muito bem nas redes sociais, por isso, você precisa aprender a como colocá-lo no Instagram, por exemplo.

Por isso, salvar algum destaque com o cardápio completo, é muito importante. Além disso, diariamente você pode postar itens específicos tipo:

  • Latte;
  • Cappuccino;
  • Mocaccino;
  • Macchiato;
  • Café Macchiato;
  • Latte Macchiato;
  • Mocha;
  • Affogato.

 

Cafeteria delivery, uma ótima opção de negócio

O delivery de bebidas já é popular, tanto na parte de cervejas e drinks, como na parte de bebidas quentes, onde o café é o grande astro.

Por isso, não se intimide ao migrar para o delivery. Se essa for sua opção, é possível inserir delícias no cardápio para café da tarde, como chocolates que harmonizem com a bebida quente, tortas, doces, e salgados.

Nesse sentido, um cardápio online será fundamental, e vender através dos apps de delivery movimentará a sua visibilidade.

Para esse modelo de atendimento, é fundamental apostar na divulgação do seu cardápio e diferenciais, conquistando o seu espaço no mundo digital.

Para te ajudar nisso, a Saipos preparou um e-book exclusivo, com dicas incríveis para divulgar a sua cafeteria. Aperte no banner e baixe grátis agora mesmo!

7. Melhores programas para criar seu cardápio

Existem alguns programas e sites que podem ser utilizados para criar o cardápio. Alguns deles já vem com o computador, já outros são pagos. Conheça mais agora!

Cardápio cafeteria Word

Parte do pacote Office, o Word costuma vir junto ao computador com sistema Microsoft, e por essa razão é muito utilizado.

No entanto, os modelos de cardápio presentes no Word são mais limitados e criar algo visualmente bonito pode ser complicado.

Cardápio cafeteria Power Point

Também parte do pacote Office, o Power Point é usado para criação de slides de apresentações. 

Quando utilizado para fazer cardápios, o modelo que mais se encaixa com ele são aqueles que geralmente são exibidos em uma TV acima do balcão.

Cardápio cafeteria Canva 

O Canva é um site de criação de designs que funciona online, permitindo que seus projetos sejam abertos em qualquer computador.

Ao ser utilizado para criar cardapio cafeteria, você tem acesso a diversos pré-projetos visualmente bonitos, onde basta apenas mudar as informações.

Cardápio cafeteria Photoshop

O Photoshop é um programa pago que costuma ser usado por fotógrafos e designers para criar e editar imagens/fotos.

Então quando usado para criar e editar cardápios, o resultado que a ferramenta entrega é muito bom. 

No entanto é necessário que, para melhores ganhos, seu uso seja feito por um profissional, pela complexidade do programa.

Cardápio cafeteria CorelDraw

O CorelDraw é também um software de manipulação de imagem pago usado por criadores de conteúdo, desde o desenho até a edição de fotos.

Criar um cardápio cafeteria no CorelDraw permite que o seu menu tenha um acabamento muito melhor.

Mas assim como o anterior, é recomendado que para um resultado superior seja criado por um especialista no programa.

8. Existe sistema para bar e restaurante que faz cardápio?

A resposta é sim! O Sistema Saipos é parceiro integrado aos melhores apps de delivery como iFood, Rappi, Uber Eats, Delivery Direto e vários outros.

Além disso, o cliente do Sistema Saipos ainda recebe o benefício de ter um cardápio de restaurante criado exclusivamente para o seu estabelecimento.

Mas essa não é a única vantagem de aderir ao software, com ele você melhora a saúde financeira do seu negócio por conta dos recursos:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Se você ficou interessado em conhecer o sistema, aperte no banner abaixo, agende uma demonstração e surpreenda-se com o sistema mais simples, ágil e inteligente que você já viu!