Cardápio low carb: saiba quais pratos oferecer no seu restaurante

Dicas para aderir ao cardápio low carb

O cardápio low carb pode ser um diferencial muito relevante para o seu negócio! Isso porque muitas pessoas buscam por refeições saudáveis devido a diferentes motivos.

Pessoas com a saúde sensível, questões alimentares ou até mesmo como forma de apoio à vida “fitness”, buscam opções low carb para o dia a dia.

Uma pesquisa realizada pelo programa WW (antigo como Vigilantes do Peso), em parceria com a Kantar Brasil, mostra que 91% dos brasileiros pretendem manter ou iniciar o hábito de alimentação saudável em 2022.

Não dá pra ficar de fora! Investir no cardápio low carb é essencial para acompanhar o mercado. Por isso, separamos algumas dicas para aderir a essa opção saudável.

Logo vamos aprofundar mais sobre o universo low carb, mas, primeiro, separamos uma planilha de precificação de pratos!

Assim, você já fica por dentro de como calcular o valor de cada refeição low carb que você aderir.

Clique no banner abaixo e baixe de forma gratuita!

O que é low carb?

Para começar a implementação, primeiro é importante entender exatamente do que se trata o low carb. E é bem mais simples do que parece.


Traduzindo diretamente do inglês, low carb pode ser lido como baixo carboidrato. Ou seja, refeições mais leves e ricas em nutrientes.


O foco desse tipo de alimentação é evitar exageros sem diminuir a quantidade de comida. Um exemplo simples de opção de baixo carboidrato é o arroz integral ao invés do branco.


A troca pode não parecer muito dramática, mas o arroz integral, em comparação ao arroz branco, é rico em fibras e nutrientes.


Assim, mesmo em quantidade igual, essa opção provoca uma sensação maior de saciedade. E é exatamente isso que é o ideal da refeição low carb.

Cardápio low carb

Existem várias possibilidades ao investir em um cardápio low carb. Restaurantes especializados costumam disponibilizar um menu semanal ou marmitas para congelar.

Para entender as diferentes possibilidades, você verá:

  • Marmitas low carb para congelar;
  • Cardápio low carb semanal;
  • Cardápio dieta low carb.

Mas, antes de tudo, disponibilizamos um eBook especial com dicas de como conservar alimentos e evitar desperdícios! Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente:

BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Aprenda a como conservar os alimentos corretamente em seu restaurante e mantenha a qualidade dos seus pratos.
BAIXE AGORA

1. Marmitas low carb para congelar

Visando a praticidade, as marmitas low carb para congelar têm o objetivo de compra em maior quantidade.

Digamos que você quer comer de forma saudável e nutritiva, mas não tem muito tempo para se dedicar à cozinha. E agora?

A maneira mais prática é justamente comprar refeições que possam ser congeladas e esquentadas ao longo da semana.

Dessa maneira, basta armazenar as marmitas no congelador e levar ao microondas no horário do almoço ou janta. A facilidade tornou essa modalidade alimentícia muito popular.

Para essa opção, é possível vender “pacotes” ou kits de marmitas por encomenda ou pré-prontos. Por isso, ter um cardápio separado para a modalidade é essencial.

2. Cardápio low carb semanal

Optando por aderir às marmitas congeladas ou não, ter um planejamento semanal de comidas saudáveis pode ser um diferencial incrível.

É a forma mais interessante de sair da “mesmisse” de servir sempre os mesmos pratos. Sabemos que as opções low carb costumam ser bastante limitadas, mas não precisa!

Para estar sempre inovando, é possível gerar cardápios semanais com uma refeição especial por dia.

Por exemplo, na segunda servir macarronada integral com legumes, já na terça servir arroz integral com vegetais cozidos ao vapor e acompanhado por uma proteína e por aí vai.

Com isso em mente e para te ajudar a descobrir possibilidades de refeições de baixo carboidrato, separamos uma tabela com pratos os mais populares:

Frango com mix de legumes assados

Você pode colocar abóbora, berinjela, abobrinha, pimentão, entre outros, e complementar a refeição com frango assado ou patê de frango desfiado.

Arroz integral temperado com brócolis, cenoura e batatas

É possível acrescentar alguma fonte de proteína, como uma opção de carne ou ovo cozido.

Carne moída com cenoura, couve flor e arroz integral

Não tem segredo e é uma delícia!

Frango grelhado com purê de couve-flor

Nessa opção, você pode colocar acréscimos como cogumelo, berinjela e cenoura!

Escondidinho de frango

O tradicional também pode ser saudável! Existem várias formas de fazer um escondidinho nutritivo e low carb. E o melhor é que é uma opção muito popular!

O melhor de todos os itens da tabela é que as opções podem facilmente serem adaptadas ou substituídas de acordo com o gosto do seu cliente. Como uma opção vegetariana trocando as carnes por ovos ou proteína de soja.

3. Cardápio dieta low carb

Muitas vezes, o low carb é associado com dietas, seja para emagrecer ou para ganhar massa, ao invés de apenas um hábito saudável. Por isso, é legal entender a diferença entre essas duas possibilidades.

É claro que vai variar muito de cliente para cliente, mas quanto mais cuidado e carinho você demonstra ao montar o seu cardápio, mais chances de fidelizar o consumidor.

Uma dica atraente é conversar com um nutricionista para montar uma variedade justa para os dois casos citados. Assim, você tem a confiança de saber exatamente o propósito daquilo que está vendendo.

Vale a pena oferecer um cardápio com opção low carb?

A essa altura, você deve estar se perguntando se implementar o menu low carb faz sentido, ou não, para o cardápio do seu restaurante.

Antes de tudo, é essencial lembrar que o modelo de cardápio low carb ainda precisa estar de acordo com a estética do seu restaurante.

Agora, para saber se condiz com o seu estabelecimento, existem questões válidas a serem analisadas e que podem te ajudar com essa dúvida, são elas:

Entenda quem é o seu público-alvo

Em primeiro lugar, entenda seus clientes! Qual o tipo de cliente que você recebe no seu restaurante atualmente?

Aliás, não somente isso! Vale pensar e pesquisar se existe um público atraente para consumir suas opções low carb.

Para descobrir, basta olhar em volta. Isso mesmo, a localidade tem tudo a ver com o que você pode vender e com a construção do perfil do consumidor.

Verifique o movimento das pessoas do lado de fora do seu restaurante (caso suas vendas sejam em um ponto fixo), e os tipos de estabelecimentos ao redor, se são academias, centros culturais, entre outros).

Analise o mercado da sua região

Outra maneira de analisar é entender que existe uma procura por opções saudáveis no seu segmento e, principalmente, na sua região.

Você pode fazer pesquisas de cardápios nas redes sociais, procurar por dados na internet ou até perguntar aos seus clientes pessoalmente, como forma de pesquisa ou avaliação.

Mas, como dissemos lá no início, a busca por hábitos mais saudáveis está claramente em alta. Por isso, vale a pena fazer um teste e ir implementando opções low carb aos poucos.

Conheça o Sistema Saipos!

Quando falamos de algo simples, ágil e inteligente, não podemos deixar de falar da Saipos

O nosso sistema para restaurante é capaz de automatizar e otimizar seu empreendimento.

Oferecemos serviços de alta qualidade e tecnologia, com direito a Integração com os principais apps de delivery do mercado, comanda eletrônica e também controle de estoque!

Confira abaixo algumas funcionalidades do Software da Saipos:

  • Controle financeiro a partir da ficha técnica;
  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e veja porquê a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!

Marianna Ferry - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porMarianna Ferry

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Baixe grátis: Como montar um cardápio!