Crie o melhor cardápio marmitex com essas dicas!

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Como criar um cardápio marmitex?

Para criar qualquer cardápio você precisará decidir em qual segmento irá atuar, porque existem vários tipos de menu: para marmitex tradicional, marmita fitness, e também quentinha vegana.

O importante é que na hora de criar a sua seleção de pratos, não esqueça que a execução de uma receita comum pode torná-la uma verdadeira iguaria.

Seja no seu marmitex vegano ou no cardapio de marmitex, um prato bem preparado sempre vai ter um ótimo número de vendas.

Mas para saber como montar a estrutura do seu cardápio de marmitex, acompanhe o artigo que a Saipos preparou para você!

E antes de continuar lendo, aperte no banner e baixe grátis as 70 artes para cardápio exclusivas, feitas pela Saipos para o seu restaurante!

1. Como estruturar um cardápio marmitex?

O principal ponto da estrutura do seu cardápio marmitex são as informações que ele contém. Portanto, antes de pensar em modelo de cardápio, nomeie seus pratos e crie a descrição completa de ingredientes utilizados no preparo.

Isso serve para que o seu cliente tenha toda a informação necessária para escolher a refeição, garantindo que ela não afete uma possível restrição alimentar.

Outra dica muito importante na hora de pensar na estrutura do seu cardápio marmitex, é a organização. Você pode apresentar seus alimentos em ordem alfabética, por categoria, ou por valor:

Divisão do cardapio para marmitex por ordem alfabética

A organização do cardápio em uma marmitaria por ordem alfabética vai levar em consideração o nome dos seus pratos. Por isso, se optar por essa estrutura, pense que você deverá bolar um nome criativo para as receitas. 

Mas porque isso? Já imaginou se seus pratos chamam “prato feito de carne” ou “arroz, feijão e frango”?

Isso não é muito atraente para o cliente, e todo mundo sabe que a principal intenção de um cardápio é convencer o consumidor.

Por isso, seu cardápio para marmitex deve ser “sexy” e seduzir o freguês para que ele sinta que suas refeições são uma boa escolha.

 

Divisão de cardápio marmitex por categoria

A divisão de cardápio feita por categoria cria grupos para alimentos de mesmas características.  

Mas nada impede que você ofereça outras opções como lanches, hambúrguer, pizza ou até mesmo escolher um dia da semana para oferecer opções de culinária diferente como um dia de cardápio mexicano, por exemplo.

Dessa maneira você consegue atingir diversos públicos com o mesmo cardápio de restaurante.

Organização de cardápio para marmitex por valor

Nesse caso, você pode escolher se a ordem será crescente ou decrescente e assim seu cliente pode direcionar seu olhar para os produtos que correspondem ao valor que ele está disposto a pagar.

Porém, esse método acaba não sendo muito organizado, já que mistura itens de categorias diferentes.

Agora que você conheceu as três melhores formas de organizar um cardápio marmitex, pode seguir para o próximo passo: modelo de cardápio.

Ou, se preferir, pode baixar o e-book "Como montar um cardápio", feito pela Saipos e totalmente grátis. Aperte no banner abaixo!

2. Quais opções de pratos oferecer no cardápio?

Preparamos uma tabela de sugestão semanal cardápio marmitex com algumas opções simples, mas deliciosas, para agradar o seu público e te inspirar. Confira!

Segunda- feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Panqueca de couve com guisado de carne bovina  Filé de frango grelhado Carne bovina de panela Atum ralado com molho vermelho Strogonoff Light
Purê de batata doce Quinoa cozida Purê de mandioquinha Macarrão integral  Empada de brócolis low carb
Molho de tomate fresco Brócolis com molho branco light Salada mix de cenoura e beterraba ralada Salada de pepino, tomate e repolho ralado Arroz integral com brócolis
Salada de folhas verdes com ricota e tomate cereja Refogado de abobrinha Farofa de castanhas Refogado de abóbora com milho Salada mix de folhas 

3. Qual o melhor modelo de cardápio para marmitex?

Um cardápio marmitex pode ser criado em diversos modelos, como o de uma página, os de três, quatro ou cinco dobras, os encadernados ou também os em pvc.

Mas o que você precisa saber sobre o modelo de cardápio marmitex é que ele precisa entregar as informações de uma forma que o seu cliente possa entender. 

Por isso se o seu cardápio não possui tantas opções de pratos, talvez a melhor opção seja a mais simples. 

Não existe a necessidade de escolher um cardápio com tantas folhas ou dobraduras se você não possui tantas marmitas.

Agora chegou a hora de pensar nas cores de fundo para usar no seu cardápio marmitex.

LEIA: Como ganhar dinheiro vendendo marmitex

4. Quais as melhores cores de fundo para cardápio marmitex?

As cores de fundo do cardápio marmitex devem seguir a linha de preparos que o seu restaurante possui.

Por exemplo, se o seu restaurante usar um cardápio marmitex vegano, você pode optar por cores mais claras e “refrescantes” como amarelo claro e ou verde.

No entanto se suas marmitas são voltadas a culinária caipira, você pode optar por padrões de palha, madeira e tons terrosos.

Mas caso seus pratos sejam de origem italiana, você pode utilizar branco com detalhes em verde e vermelho, verde com detalhes em branco.

Entretanto se a sua especialidade na cozinha é a comida brasileira, você pode optar por cores brancas com detalhes em marrom (arroz e feijão) ou fundo verde lousa.

5. Quais fontes posso usar no meu cardápio marmitex?

Você pode utilizar as fontes padrão do programa para cardápio que você decidir usar, ou escolher uma fonte alternativa que combine melhor com a logomarca escolhida.

O seu cardápio marmitex deve, preferencialmente, ter um design coeso e que siga um padrão de cores, fontes e informações. 

Além disso, uma dica que sempre gostamos de dar, é que você procure não escolher opções muito desenhadas, porque algumas tem dificuldades em ler caracteres muito estilizados. Por isso, opte por letras de forma, e sempre que possível, pelas maiúsculas. 

No entanto em relação a cor escolhida para utilizar na fonte do seu cardápio marmitex, busque uma que facilite a leitura.

Por exemplo, seu fundo é verde lousa, o preto não se destacará, neste caso a melhor opção é o branco.

Porém, se seu fundo é branco, a opção mais óbvia é o preto. No entanto, um tom de marrom escuro ou até mesmo bordô ou azul marinho também funcionam bem.

Para facilitar sua busca separamos algumas fontes que podem ser baixadas no site dafont.com, e vão te ajudar a ganhar dinheiro vendendo marmitex.

  • Brasilcao;
  • Brazil Food 3;
  • Nathan Brazil;
  • The Bravery;
  • Marques.

6. Qual programa posso usar para criar o meu cardápio marmitex?

Existem alguns programas para cardápio que costumam ser utilizados por pessoas que não possuem conhecimento técnico para criar algo muito elaborado. Os mais comuns são:

  • Word;
  • Canva;
  • PowerPoint;
  • Paint.

Os modelos criados nos programas acima, geralmente são mais singelos e com menos recursos visuais.

No entanto, se você deseja um cardápio marmitex mais bonito e com mais opções de templates, o Canva é uma ótima opção.

Com ele você consegue escolher entre mais de 30 modelos de cardápio, o que mais lhe agrada, e assim basta você substituir as opções pelos seus pratos.

Mas caso você não queira se envolver diretamente na criação do seu cardápio marmitex, basta contratar um designer gráfico.

Esse profissional geralmente usa o Photoshop ou o CorelDraw para criar o cardápio de restaurantes que contratam seus serviços.

Assim, estes costumam ser muito mais bonitos e elaborados, com seus logos e informações personalizadas.

7. Devo usar um Sistema para marmitaria?

A resposta é sim! A Saipos trabalha em busca de inovações para melhorar os resultados do seu negócio em várias áreas.

Por isso, ela oferece soluções que trazem benefícios e automatizações para todas as etapas de processo, confira algumas:

  • Site delivery e integrações com apps de delivery;
  • Controle financeiro a partir da ficha técnica;
  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Então não perca tempo e conheça mais sobre todos os benefícios de utilizar o sistema para delivery da Saipos. Aperte no banner e  descubra porque este é o software com melhor custo benefício do Brasil!