🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

Cardápio sorveteria: como montar um para o seu negócio?

Dicas e modelos para montar um cardápio de sorveteria 

Um bom cardápio para sorveteria é capaz de aumentar suas vendas e valorizar ainda mais os seus produtos. Para montar um cardápio, é necessário escolher os itens pensando no público-alvo da empresa, definir os preços, a ordem e todas as informações necessárias. Clareza e organização são essenciais ao bom cardápio.

Depois de definir os itens, é hora de pensar em outro aspecto muito importante: o design. Afinal, a estética, com certeza, favorece as vendas. Ninguém gosta de pegar um cardápio com letras muito pequenas, ou com difícil leitura.

Muito menos escolher o que comer em uma lista sem graça e feita sem nenhuma intenção de ajudar na escolha do cliente.

É por isso que a montagem do cardápio é tão importante: a escolha e distribuição certa dos produtos, com uma bela estética, pode fazer seus clientes sentirem desejo de experimentar coisas novas e gastar mais do que planejaram inicialmente.

A seguir você confere dicas para fazer o seu cardápio sorveteria de forma que ele contribua para o sucesso do seu negócio.

E para começar a montagem do seu cardápio para sorveteria, confira a seguir um material com 70 modelos de cardápio editáveis. É só baixar, realizar as alterações de acordo com o seu negócio e pronto!

Clique no banner para fazer o download gratuito!

Cardápio sorveteria: como montar o seu?

Para entender como montar o seu cardápio de sorveteria, separamos algumas dicas. Você verá:

  • Estude seu público;
  • Organize as informações;
  • Conheça a Engenharia de Cardápio

Estude seu público

Para definir os itens que entrarão no seu cardápio, sua primeira tarefa é estudar o público-alvo da sua empresa. Quem é seu público e o que eles desejam consumir no seu estabelecimento? 

Ao fazer isso, você entenderá que tipo de produtos oferecer no cardápio, não apenas com relação aos sorvetes, mas também outras opções. 

Se você tem um serviço de buffet de sorvetes, por exemplo, pode perceber que seu público gostaria de opções como taças de sorvete com chantilly, banana split e tortas de sorvete. Tudo isso precisa estar no seu cardápio. 

Então, o primeiro passo para entender o que colocar no cardápio é observar o seu público e entender o que pode atraí-lo. 

Organize as informações e defina os preços

Um bom cardápio oferece ao cliente todas as informações que ele precisa. Então, depois de definir os itens, defina os outros detalhes, como o tamanho (quantidade que será servida), a descrição das opções (o que vai naquele preparo), se é possível incluir adicionais, se é individual ou para compartilhar, entre outros pontos. 

O preço é outro ponto muito importante, porque a definição dele revela quanto o negócio poderá lucrar com aquele produto. Por isso, dedique tempo para calcular o custo de maneira correta, para garantir a melhor lucratividade. 

Uma boa estratégia é utilizar uma planilha como a que disponibilizamos abaixo. Com ela você saberá quanto custa cada item e qual o preço mais adequado a ser cobrado. Clique no banner para fazer o download:

Conheça a Engenharia de Cardápio 

Você já ouviu falar da Engenharia de Cardápio? O nome pode assustar, mas na prática, você entenderá que é ela que pode fazer com que esse material faça você vender ainda mais.

Explicando de uma maneira resumida, a engenharia de cardápio preocupa-se em tornar o seu cardápio mais atrativo para o público e mais lucrativo para a empresa.

Assim, são definidos quais os produtos principais e que têm maior saída, quais os que chamam mais atenção e também aqueles que têm maior lucratividade.

Depois de ter essas informações, o cardápio será reorganizado favorecendo produtos que chamam mais a atenção e tem boa lucratividade.

Também podem ser combinados certos produtos com acompanhamentos, induzindo os consumidores a adquirir o adicional.

Portanto, o objetivo da engenharia de cardápio é direcionar o olhar dos clientes para determinados produtos e, assim, conseguir aumentar as vendas. 

Para saber mais sobre este assunto, recomendamos o vídeo abaixo, que explica em detalhes como funciona a engenharia de cardápio.

Vídeo - Saipos

O que colocar no cardápio da sorveteria?

As opções de produtos para vender na sorveteria são muitas. Confira na tabela abaixo o que colocar no cardápio de sorveteria e escolha aquilo que melhor combina com seu público-alvo:

Sorvetes

Faça uma lista com todos os sabores de sorvete disponíveis para que os clientes possam escolher. Adote uma ordem para facilitar para o cliente encontrar o que deseja, como ordem alfabética, ou por categoria, como Frutas, Chocolates, Especiais, Exóticos.

Acompanhamentos e adicionais 

Os acompanhamentos  e adicionais tornam o sorvete muito mais especial e podem aumentar o ticket médio do cliente. Você pode, inclusive, fazer sugestões no cardápio. Por exemplo: próximo ao Sundae de Chocolate, sugira o adicional de Paçoca. 

Sobremesas com sorvete 

Varie o seu cardápio oferecendo sobremesas com sorvete. Pode ser o sorvete servido na taça, com uma bela decoração, como também as tortas de sorvete, petit gateau, brownie com sorvete, torta holandesa, entre outros doces.  

Picolés

Os picolés também são muito queridos pelos clientes que buscam algo menor e mais leve. 

Bebidas

Água, refrigerantes, sucos e cafés também podem ser servidos na sorveteria. Que tal um brownie com sorvete e um café para acompanhar

Doces

Outros doces também tem tudo a ver com a temática. Chocolates, brigadeiros, pudim, bolachas. Dependendo do seu público-alvo, tudo isso pode ser do interesse dele. 

Opções para o inverno 

O que vender na sorveteria no inverno? Crepes suíços e francês, chocolate quente, lanches e salgados, cafés, bolos, waffles, rocambole, churros, fondue, brownie, petit gâteau. Essas são algumas opções, sendo que várias delas é possível combinar com o sorvete e tornar tudo ainda mais especial. 

Opções inclusivas

Considere também incluir opções para outros públicos. Você pode oferecer sorvetes, doces e sobremesas: sem lactose, sem glúten, veganos, sem açúcar, fitness, entre outros. 

Atenção para o material

Um outro detalhe importante para quem escolher o cardápio impresso é o material dele. Lembre-se que o sorvete derretido é líquido. Não adianta investir em um belo design se o cardápio estiver todo mal conservado, descolando e borrado.

Então, invista em um material de qualidade, de preferência resistente a água e que possa ser limpo com um pano.

Outra dica é que o cardápio tenha certa flexibilidade para que você possa adicionar ou remover páginas em certos períodos, como o inverno e datas especiais.

Utilize o cardápio digital

O cardápio digital é uma solução bastante interessante para sorveterias. Você não precisa ter apenas ele, mas esse tipo de cardápio oferece uma flexibilidade muito importante.

Com ele fica muito mais fácil atualizar preços, produtos e promoções, porque não é necessário imprimir tudo novamente. Você também pode fazer testes para verificar a saída de certos produtos, por exemplo.

Esse tipo de cardápio pode ser disponibilizado online, por QR Code e por meio de um tablet entregue ao cliente.

Portanto, um cardápio sorveteria bem feito tem grande potencial para melhorar a experiência do cliente, como também aumentar as vendas do seu estabelecimento.

Para finalizar o seu aprendizado, confira nosso e-book gratuito sobre Como montar um cardápio e comece a criar um cardápio de sucesso para o seu negócio. Clique no banner.

Use um sistema para restaurantes eficiente!

Quando falamos de algo simples, ágil e inteligente, não podemos deixar de falar da Saipos

O nosso sistema para restaurante é capaz de automatizar e otimizar seu empreendimento.

Oferecemos serviços de alta qualidade e tecnologia, com direito a Integração com os principais apps de delivery do mercado, comanda eletrônica e também controle de estoque!

Confira abaixo algumas funcionalidades do Software da Saipos:

  • Controle financeiro a partir da ficha técnica;
  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e veja porquê a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!

Liandra Cordeiro - Jornalista pela UEPG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, redatora SEO.
Escrito porLiandra Cordeiro

Jornalista pela UEPG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, redatora SEO.

Descubra como montar um cardápio