Fundo para Cardápio: qual é o melhor?

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Como escolher o melhor fundo para cardápio?

Para escolher o fundo para cardápio do seu restaurante, sempre pense no design do estabelecimento. Geralmente cores mais escuras são melhores para cardápios japoneses, cardápio de lanches, cafeterias e hamburguerias, por exemplo. 

Mas afinal, como escolher o fundo para cardápio? Pense que você deve sempre optar pela cor que é mais fiel a sua marca.

Mesmo assim você ficou com dúvidas ou não sabe como criar um cardápio? Não tem problema, a Saipos te ajuda!

Preparamos um pacote com 70 artes para cardápio que vão ajudar muito você nesse quesito. Aperte no banner e faça o download agora!

Fundo para cardápio: liso ou decorado, qual escolher?

Existem restaurantes que utilizam fundo para cardápio decorado, com arabescos ou até mesmo figuras e ou formas geométricas.

Mas para escolher isso, sempre opte por diferenças sutis entre os tons de cores. 

Por exemplo, se o seu fundo para cardápio for cinza escuro e você decidir optar pelo cardápio decorado, escolha o padrão e o tom das imagens.

Dessa maneira, o ideal é que seja de dois a três tons mais claro ou escuros que a cor principal.

Entretanto, se você quiser um fundo para cardápio liso, fique atento às imagens a seguir onde você poderá ver sugestões de cores para cada segmento de estabelecimento.

Qual o melhor modelo de cardápio para cada tipo de restaurante?

O melhor modelo de cardápio para o seu restaurante é aquele que é montado de acordo com o restante da ideia do seu empreendimento.

Portanto não existe um modelo ideal de cardápio para fazer o seu negócio ter mais sucesso.

No entanto, um menu bem produzido e personalizado de forma correta pode sim fazer o seu estabelecimento vender mais.

Agora você confere mais exemplos e explicações de 6 formas como montar um cardápio de acordo com o tipo de restaurante. 

1. Cardápio de restaurante japonês

Como já dissemos anteriormente, é comum ver cardápios japoneses onde o preto é escolhido como cor de fundo.

Isso porque, geralmente com detalhes em vermelho ou laranja a cor remete à sobriedade e simplicidade da cultura oriental.

Além disso, pode se dizer que o preto é uma cor elegante que funciona muito bem como fundo para cardápio por destacar os pratos.

Isso independe se você optar pelas fotos no cardápio ou não, pois geralmente o fundo escuro exige letras brancas e isso já chama atenção por si só.

Além disso, é importante que contenha seu logotipo e que ele seja um complemento, ou seja, sem quebra de cores e visual.

Isso dá fluidez ao seu menu e ajuda a reforçar a identidade visual do seu restaurante, sem esquecer de mencionar a facilidade da leitura com elementos sólidos.

Sobretudo é importante que seu cardápio contenha informações sobre os ingredientes necessários para o preparo de cada prato.

Por exemplo, para fazer um niguiri skin é necessário um arroz temperado com sal, açúcar e vinagre suave, e uma fatia de pele de salmão tostada.

Isso é necessário para que o cliente não faça um pedido com algum ingrediente que faça parte da sua restrição alimentar por qualquer motivo.

2. Cardápio de bistrô

Como um bistrô tende a ser um lugar menor e mais especializado em cafés, bebidas e petiscos, a cor de fundo pode ser algo mais “curinga” como o preto, cinza ou branco.

Embora o estilo de papel envelhecido também funcione muito bem nesse caso específico.

Sempre escolha cores para as fontes que se destaquem. Mas lembre-se, é importante que você separe os produtos por categorias.

Dessa forma, seu cardápio ficará mais organizado e seu cliente terá mais facilidade de procurar a sessão de seu interesse.

A Saipos preparou um e-book exclusivo que vai te ajudar em todas as etapas de como montar um cardápio. Aperte no banner e baixe agora!

3. Cardápio para açaíteria

O fundo de cardápio açaí pode ser em tons de roxo ou branco com detalhes em roxo, como por exemplo a fonte.

Já o logo pode combinar cores escuras e também cores mais “refrescantes” como: verde, tons claros de amarelo e branco.

Além disso, elementos como folhas também trazem a impressão de frescor. De preferência opte por tons claros de verde.

4. Cardápio criativo para hamburgueria

Geralmente esse tipo de lanchonete possui ambientes mais despojados e casuais, e por conta disso um cardápio de hambúrguer criativo pode ser uma ótima opção.

Por isso, cores de fundo para cardápio como bordô, azul, amarelo, ou até um padrão de madeira pode ser uma boa pedida.

Para um cardápio criativo, você pode escolher imagens divertidas, ou até mesmo “imprimir” seus produtos em algo diferente.

Se sua hamburgueria for temática, use isso a seu favor. Se seu tema é futebol, use como formato do cardápio o molde de uma bandeira de time.

Outra opção é colocar nos seus pratos, nomes que tenham conexão com seu tema, como no caso de esportes, nomes de atletas ou times, seleções, títulos...

5. Cardápio em branco

Você pode encontrar na internet alguns modelos de cardápio em branco e utilizá-los começando totalmente do zero a montagem do seu menu.

Mas também pode usar o cardápio em branco em um quadro, onde você poderia informar todos os dias os preparos do seu restaurante.

Assim todas as pessoas que passarem pelo local poderão ler o cardápio e caso se interessem, entrem no restaurante.

6. Cardápio word download

Muitas pessoas acreditam que seja necessário fazer o menu word download. Mas a verdade é que quem possui o programa já conta com um modelo de cardápio disponibilizado pela Microsoft.

Assim, basta apenas acessar o programa e procurar por templates e menu e mudar as informações ilustrativas para as do seu restaurante.

Nesse caso, a cor do fundo para cardápio é branca, padrão de folha sem cor. Por isso pense nas cores da fonte.

Dessa maneira você terá um cardápio simples, mas direto e bem produzido. Geralmente o modelo do word funciona muito bem para eventos e para bistrô ou a la carte.

6. Cardápio corel draw

O cardápio corel draw geralmente é criado por designers, e a razão disso é a dificuldade de mexer com precisão nas ferramentas e produzir um bom modelo.

Portanto, caso queira ter no seu restaurante um cardápio corel draw, pesquise muito bem para escolher um profissional capacitado e que valha o investimento feito.

Dessa maneira seu resultado será mais positivo e você conseguirá alcançar seu cliente e ter melhores resultados, inclusive financeiro.

Com a Saipos sua rotina fica muito mais simples

Utilizar um sistema para restaurante é um passo fundamental. A tecnologia presente no software possibilita automatizar processos que antes precisavam ser feitos de forma manual.

Desse modo, você ganha tempo para investir em novas estratégias, análise de resultados e muito mais. Confira alguns benefícios do sistema para restaurantes da Saipos:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Quer saber mais? Aperte no banner e descubra porque a Saipos é o sistema que mais cresce no Brasil!