ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

O que preciso para fazer bolo caseiro para vender?

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Bolo caseiro para vender: conheça esta nova tendência

Todo mundo conhece alguém que faz bolo caseiro para vender. Caso não seja o seu caso, você provavelmente é amigo de alguém que tem um bom contato para passar, se você precisar.

Para entender como começar um negócio de doces, incluindo os bolos feitos em casa, você vai precisar criar seu plano de negócios, compreender seu público-alvo, elaborar e calcular suas receitas e investir em divulgação.

Muitas pessoas encontraram no amor pela confeitaria uma boa oportunidade de negócio ou, até mesmo, uma renda extra.

Apostar nesse tipo de empreendimento pode ser uma ótima ideia: primeiro, pela quantidade de fãs que o doce tem e, segundo, por ser uma sobremesa que se come o ano inteiro!

Com todas essas vantagens em mente, a Saipos preparou para você um guia completo para você começar a fazer bolo caseiro para vender, principalmente para os pedidos que chegam via delivery.

Afinal, os doces são alimentos que muitas vezes compramos no impulso e nas opções que são mais rápidas e baratas.

Aproveite para baixar agora nosso guia para cadastro de restaurante no Google. Assim, você já começa seu negócio com visibilidade! Aperte no banner abaixo.

Como fazer um plano de negócio de bolo caseiro para vender?

Antes de começar a colocar a mão na massa na sua ideia, você precisa parar para fazer o seu plano de negócios. Então, deve estar se perguntando o que isso significa, não é mesmo?

Fazer um planejamento antes de começar a empreender é essencial para que tudo ocorra da melhor maneira possível, e de forma organizada. 

Nesse momento, é interessante listar todos os seus objetivos profissionais e as realizações que você busca com o seu novo negócio. O foco é onde deseja chegar!

Sem o planejamento, poderá acabar ignorando alguns detalhes e passando por cima de etapas que são extremamente importantes.

Esses passos, por sua vez, podem trazer consequências financeiras ruins. Portanto, atenção para as dicas e comece a trabalhar estrategicamente no seu plano de negócios!

Público-alvo

Quase todo mundo gosta de comer bolo, como lembramos acima. Apesar de ser uma das melhores ideias de doces para delivery, isso não significa que todas as pessoas fãs deste famoso doce vão ser o seu público-alvo.

Entenda qual será o seu possível público para que a sua divulgação seja a mais assertiva possível. 

Quanto mais contato você tiver com o seu cliente em potencial, melhor compreenderá seus desejos e sua forma de consumo.

Por meio de uma pesquisa, defina a faixa etária, o gênero e a renda dos seus clientes. Dessa forma, você consegue aproveitar melhor os seus espaços para divulgar o seu trabalho!

Além disso, compreender onde seu cliente está pode estimular a criação de promoções voltadas para determinados locais. Isso é possível com a venda por geolocalização. Temos um material sobre o assunto! É só apertar no banner para baixar!

Custos

Começar a produção de bolo caseiro para vender demanda que você saiba calcular o preço dos produtos alimentícios.

Dessa forma, conseguirá saber exatamente quanto cobrar para obter um lucro sobre as suas vendas. Pode parecer difícil no princípio, mas vamos por etapas. 

Você começa calculando os seus gastos fixos, que não variam muito de um mês para o outro, como a luz, o gás, a internet, o aluguel e o material de limpeza.

Depois, os custos variáveis, que são os materiais e ingredientes são utilizados para fazer os doces, além da embalagem. Então, falta determinar o quanto será a sua remuneração.

Apesar de parecer assustador, não é preciso ter medo. A Saipos preparou uma planilha de custos de doces para auxiliar você nessa etapa! Aperte no banner abaixo para baixar!

Como montar um cardápio para bolo caseiro para vender

Não se desespere na hora de montar o seu cardápio. Aqui, devemos lembrar que menos é mais: oferecer muitas opções pode confundir o seu público e dificultar o seu trabalho na doceria delivery.

Com um menu mais enxuto, você se organiza melhor durante a produção. Além disso, a clientela consegue ver o cardápio inteiro com atenção.

Diminuir a quantidade de tipos de bolos também pode ser uma boa ideia para utilizar os mesmos ingredientes de diversas formas. Você diminui o desperdício de ingredientes e economiza na matéria-prima! 

Para escolher as estrelas do seu cardápio, tente responder a estas perguntas: 

  • Quais são os bolos que você gosta de fazer?
  • Quais deles fazem mais sucesso?
  • Quais deles têm os menores custos para serem produzidos?
  • Quanto tempo eles levam para serem feitos?

Como se preparar para começar o seu negócio de bolo caseiro para vender?

Agora que você já aprendeu a montar um plano de negócio de respeito, é hora de começar a preparar o terreno para as vendas. Então, vamos lá!

Para começar a produção do bolo caseiro para vender, você deve levar em consideração:

  • A receita perfeita;
  • Todos os ingredientes que você precisa, tanto para a massa quanto para os recheios e coberturas;
  • Os equipamentos necessários para cozinhá-lo;
  • As embalagens, para que o seu transporte seja feito com segurança. 

São pequenos detalhes que vão fazer toda a diferença no resultado do seu bolo. Vamos passo a passo!

1- Receitas

Quando falamos sobre receita, damos abertura para um mundo de possibilidades. Há quem tenha uma receita do coração, aquela passada de geração a geração, que faz sucesso nas festas de família.

No entanto, há casos em que o futuro empreendedor não conhece nenhuma forma, ou quer aprimorar o seu conhecimento, e está tudo bem. Basta só pesquisar por receitas de bolo caseiro para vender. 

O importante é encantar os seus clientes com um sabor inesquecível! Portanto, não deixe de sempre testar novidades.

2- Equipamentos

Uma cozinha basta para fazer um bolo, e disso nós sabemos. Porém, quando falamos de uma grande quantidade de sobremesa, é preciso se preparar em relação à sua produção e armazenamento.

Serão necessários alguns eletrodomésticos e utensílios, como fogão, geladeira, batedeira, liquidificador, tigelas e talheres — entre outros que compõem o mundo da confeitaria.

3- Gestão de ingredientes 

Os ingredientes são a chave para o sucesso da sua receita. Procure sempre utilizar uma matéria-prima de boa qualidade.

Às vezes, produtos de primeira linha podem encarecer o produto. Porém, busque um bom custo benefício de forma que seus clientes fiquem satisfeitos tanto com o preço quanto com o sabor do seu bolo!

Para manter uma boa gestão de ingredientes, você pode adotar as seguintes práticas:

  • Comprar os insumos de forma estratégica;
  • Equilibrar o volume de ingredientes por meio da gestão de controle de estoque.

4- Embalagens 

A embalagem é a primeira coisa que a gente nota quando compramos um produto. Muitos consideram um gasto desnecessário, mas é o detalhe que mais chama a atenção dos consumidores.

Entre todos os benefícios, podemos destacar a segurança com o que o seu bolo será transportado, evitando erros de delivery de doces

Antes de comprar, procure por diversas marcas, em diferentes estabelecimentos, e veja qual das embalagens conversam melhor com os seus produtos.

Como divulgar os seus bolos caseiros? 

A sua divulgação deve ir além do bom e velho boca a boca. Os seus dons culinários podem ser um grande assunto entre os seus amigos e familiares, mas não fique dependendo somente disso.

Parte da preparação de um negócio envolve o trabalho de espalhar a palavra da sua marca e dos seus produtos. Afinal de contas, a propaganda é a alma do negócio.

Estudar o marketing para doceria pode ser um grande desafio para quem está iniciando no mundo da gastronomia, mas tenha certezá de que valerá a pena.

Confira abaixo algumas das dicas que separamos para você!

1. Redes sociais

Não é mais surpresa para ninguém quando falamos sobre o potencial de vendas que as redes sociais, como o Instagram, o Facebook e o TikTok têm.

Por isso, apostar na criação de um perfil da sua marca para mostrar as suas delícias ao mundo virtual é mais que obrigatório.

Segundo dados do relatório Social Media Trends 2018, 94,4% das empresas já estão nas redes sociais.

Busque inspirações em perfis do seu nicho, aposte em fotos criativas e comece a divulgar o seu trabalho. Dessa forma, você atinge o seu público-alvo dentro das suas plataformas preferidas!

A Saipos tem um material essencial para você divulgar seu restaurante. Aperte no banner abaixo para saber tudo!

2. Blog

O blog pode parecer uma ideia ultrapassada, mas ainda é o maior gerador de tráfego para muitos sites. Utilizar um site para divulgar o seu negócio demonstra seriedade e a busca de crescimento no mercado.

Ao unir o seu site e um blog no mesmo lugar, além de demonstrar profissionalismo, você também facilita a vida do seu cliente!

Leia: manual completo de marketing digital para restaurantes.

3. Feiras e eventos

A divulgação offline também é muito importante! Participar de feiras e eventos possibilita uma maior proximidade e interação com os consumidores, que podem se tornar futuros clientes fiéis da sua marca.

Um ponto positivo é a grande circulação de pessoas que costumam frequentar esse tipo de evento. Os fãs do seu nicho vão passar a conhecer e, quem sabe, te indicar para outras pessoas!

Por isso, também invista em mídia off-line, com flyers, posters, outdoors e anúncios em rádio e tv.

4. Parcerias

Parcerias, como o próprio nome diz, são benéficas para ambos os lados que participam dela. Então, pode ser uma boa estratégia! 

Você pode tentar uma parceria com um famoso que representa bem o rosto da sua marca. Ou, então, você tem a possibilidade de optar por uma integração entre alguma outra empresa cujos valores combinem com o seu negócio.

As possibilidades são infinitas! Por isso, devem ser analisadas com carinho e, por fim, testadas no momento certo.

Por onde começar a cuidar da gestão do seu negócio? 

Já está com tudo pronto para iniciar o seu trabalho, mas ainda se sente perdido quanto a parte de gestão de restaurante? Não se preocupe, nós podemos ajudar!

A Saipos é uma tecnologia voltada para o food service e estamos à serviço do ramo gastronômico com as soluções mais modernas.

Quando o seu negócio estiver preparado, o inserimos no mundo digital, disponibilizando benefícios para otimizar e automatizar seus processos.

Dessa maneira, temos um sistema de gestão completo, intuitivo e robusto, com diversas soluções criadas para otimizar a sua rotina. Com ele, você e sua equipe terão um desempenho muito melhor, aumentando a produtividade!

Além disso, temos recursos para a operação, como:

  • Sistema PDV;
  • Controle de estoque;
  • Check in do entregador;
  • Display de entregadores;
  • Saipos Garçom;
  • Dashboard de franquias;
  • Monitor KDS;
  • Controle financeiro;
  • Relatórios de produtividade;
  • Fornecedores;
  • DRE.

Está esperando o que para se juntar a outros milhares de restaurantes e fazer parte da Saipos? Aperte no banner e agende agora mesmo uma demonstração grátis com um de nossos consultores! 

Baixe: 8 passos para utilizar o pedido online