Dicas sobre o que vender no inverno em uma sorveteria!

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Descubra o que vender no inverno em uma sorveteria

Para saber o que vender no inverno em uma sorveteria é necessário usar a criatividade e inovar em algumas áreas do seu negócio, como cardápio, ambiente, promos e datas.

Dessa forma, na hora de entender como abrir um restaurante, é preciso uma adaptação ao clima, principalmente nas áreas do sul e sudeste do Brasil, onde o frio é muito mais intenso.

Sendo assim, você, dono de sorveteria, já deve ter sentido no bolso as baixas vendas desta época do ano, portanto, é necessário procurar alternativas inteligentes e deliciosas para atrair os clientes.

Então, lembre-se: para saber o que vender no inverno em uma sorveteria, é necessário mudar não apenas o seu pensamento, mas também o do consumidor.

Como? Faça com que ele desassocie o sorvete com a ideia de que precisa estar calor e, também, mostre que seu estabelecimento tem novidades para esse período gelado do ano.

Por isso, a Saipos fez esse artigo para trazer ideias e sugestões criativas para você saber como vender sorvete no inverno e continuar lucrando!

Antes de continuar lendo, baixe grátis o material que criamos para ajudar você a sair da caixa e pensar de maneira prática: o e-book com “5 dicas para ajudar sua sorveteria a sair da crise”!

Aperte no banner e faça download agora mesmo desse material exclusivo da Saipos!

O que adicionar no cardápio da minha sorveteria? 

Que tal ter um cardápio diferenciado somente para o período do inverno? Expandir o seu menu, trazendo novidades limitadas, pode ser uma excelente estratégia para conquistar o público durante os meses de frio.

Assim, ofereça sobremesas clássicas que vão super combinar com sua sorveteria, como:

  • Petit Gateau; 
  • Churros fritos com caldas de chocolate ou doce de leite; 
  • Sorvete assado com marshmallow; 
  • Frutas banhadas em chocolate; 
  • Bolo com recheio de sorvete;
  • Rocambole de chocolate com sorvete;
  • Torta de limão com sorvete;
  • Frozen de chocolate;
  • Fondue.

Então, com essas opções, você consegue atrair quem deseja comer algo quente, sem precisar desviar do conceito original da sua sorveteria, e também algo frio, apenas adaptando.

Uma dica é analisar o comportamento do público da sua região, entender o que ele consome nessa época e se vale investir em alguns pratos e em outros não.

O importante é chamar a atenção da clientela e mostrar que seu negócio oferece diversas delícias de inverno para sorveteria.

Dica 1 da Saipos

Ofereça acompanhamentos (também conhecidos como toppings)!

Eles podem ajudar a tornar o sorvete mais agradável em climas frios e são opções ricas em gorduras e calorias saudáveis, como castanhas e pistache. 

Assim, seja criativo e ousado, ofereça cookies, pedaços de chocolate, canudinhos comestíveis, caldas, mousses, frutas, cereais e castanhas para deixar os sorvetes divertidos e interessantes. 

 

Para saber mais o que vender no inverno em uma sorveteria, você também pode trabalhar com pratos complementares, que nada tenham a ver com o sorvete em si, como:

  • Crepes recheados;
  • Waffles;
  • Panquecas;
  • Chocolate quente;
  • Lanches assados;
  • Vitaminas e shakes (voltados para quem faz academia e esportes);
  • Sucos de frutas (incluindo o detox);
  • Fondue no potinho;
  • Espetinho de chocolate.

Dica 2 da Saipos

Uma novidade, que pode ser seu diferencial, é o sorvete frito. Ele ainda não é muito popular no Brasil, mas é delicioso e nada difícil de ser preparado, além de ser um bom chamariz para sua sorveteria no inverno.

Dica 3 da Saipos

Mais um truque para seu cardápio de inverno para sorveteria: caso seu ambiente tenha uma estrutura adequada, você pode oferecer bebidas aos seus clientes, como drinks de cafés. 

Também é possível desenvolver bebidas que misturem cafés e sorvetes, como milk shakes e frapês de sabores diversos. 

Cafés diferenciados, capuccinos artesanais e chocolates quentes também são uma excelente opção.

 

 

O que mudar no ambiente da minha sorveteria?

Além de saber o que vender no inverno em uma sorveteria, você também quer proporcionar uma experiência diferente para o cliente, certo?

Então, vale a pena considerar investir em climatizadores para seu espaço, pois eles refrescam o lugar durante o verão e o aquecem no inverno.

Isso faz com que seu estabelecimento ofereça um espaço agradável aos clientes, independentemente da época do ano. 

Ah, não vamos esquecer da iluminação! Ela também pode ajudar a deixar as pessoas mais à vontade.

Pois, durante as noites mais frias, uma luminosidade indireta, em tons mais amarelados (usando lâmpadas de led amarelas para economizar), pode transmitir uma sensação de calor e aconchego. 

Dessa forma, seja criativo e decore seu espaço com um clima convidativo, acolhedor e que desperte o interesse de quem entra na sua sorveteria no inverno. 

Que promoções posso fazer na minha sorveteria?

Para entender como vender sorvete no inverno para lucrar cada vez mais, pense em realizar festivais e promoções.

Esses dois métodos são eficientes para divulgar sua sorveteria em qualquer época do ano, desde descontos diretos, ou progressivos, até cartões de fidelidade e venda de combos promocionais.

Porém, como já comentamos, é fundamental que você conheça bem o seu público para saber o que chamará mais a atenção.

No entanto, ao estabelecer promoções, não se esqueça de ter todos os seus custos bem calculados, para que a sua margem de lucro não seja prejudicada. 

Dessa maneira, reduzi-la para aumentar o capital de giro é algo que todo empresário acaba descobrindo ser vantajoso cedo ou tarde.

Uma ideia de promoção é realizar exclusivamente em dias que sabe que terá menor volume de clientes, em épocas de pouco movimento.

Por exemplo: “Segunda-feira, sorvete frito com 50% de desconto”, ou “Todo sábado, leve um pote de 2 litros e ganhe um pacote de casquinhas para acompanhar”.

Já os festivais, são sempre atrações chamativas. Como você pode fazer?

Basta comprar uma grande quantidade de um insumo no atacado, pagando um valor mais em conta.

Assim, você oferece ao cliente a oportunidade de provar algo novo, ou se esbaldar nos sabores favoritos.

Uma sugestão é fazer um festival do chocolate (que é muito consumido no inverno), oferecendo vários sabores de sorvete, caldas e acompanhamentos diferentes.

Já imaginou a divulgação que isso pode ter? Seus clientes podem marcar sua sorveteria nas redes sociais.

Uma foto linda de uma taça de sorvete de chocolate belga, com calda quente de chocolate amargo, raspas de chocolate branco e um morango com chantilly coroando tudo.

É sobre isso que vamos falar no próximo tópico! Por isso, aproveite e baixe grátis o material que a Saipos criou um e-book com “5 dicas para divulgar sua sorveteria e aumentar suas vendas”!

Aperte no banner abaixo e faça download agora mesmo!

Como não deixar de ser visto / procurado?

O inverno está chegando, então, divulgue e espalhe aos quatro ventos que a sua sorveteria está aberta sim! E cheia de novidades!

Para isso, use e abuse das redes sociais. Estima-se que o brasileiro médio passa cerca de 4,5h diárias em redes sociais, principalmente no Instagram, que é a rede social que mais cresce no Brasil. 

Doces e sorvetes são pratos “instagramáveis”, ou seja, muito fotogênicos.

Assim, as comidas oferecidas na sua sorveteria devem ter esse apelo visual, para que seu cliente poste nas próprias redes.

Isso atrai, indiretamente, muitos consumidores curiosos que querem saber de onde é aquele sorvete que falamos no tópico anterior, por exemplo.

Ou seja, a divulgação bem feita é a chave para qualquer promoção de sucesso. O ideal é diversificar os conteúdos. 

Por exemplo, você pode criar um post sobre o novo cardápio de inverno e outro para levar conhecimento ao cliente.

Assim, com informações e dicas úteis sobre como as delícias do inverno podem ser benéficas para o consumidor.

Um sistema para restaurante pode ajudar!

Agora que você já sabe o que vender no inverno em uma sorveteria, é hora de pensar em otimizar todo seu negócio. Como? Oras, com a Saipos, é claro!

Somos um sistema para restaurantes simples, ágil e inteligente, ou seja, a melhor opção do mercado.

Dessa maneira, com a Saipos, você automatiza diversas áreas do seu negócio, desde a parte financeira até o delivery.

Conheça algumas funcionalidades do nosso sistema:

 

Controle de estoque Controle financeiro
Dashboard de franquias Monitor KDS
Integração com apps delivery Comanda mobile
Saipos Garçom Emissão de cupom fiscal
Automatização da cozinha Central de pedidos

E muito mais! Economize tempo, automatize o seu atendimento e melhore o desempenho da sua sorveteria!

Ficou interessado? Aperte no banner e agende uma demonstração grátis com um de nossos consultores e confira mais soluções do sistema da Saipos!