Gestão de Rede de Restaurantes: O jeito certo de fazer

7 passos para a gestão de rede de restaurantes

Fazer a gestão de uma rede de restaurantes é um desafio marcado pela alta concorrência no setor. Com o crescimento do mercado, garantir a padronização e o padrão de qualidade se torna fundamental.

Afinal,  basta um pequeno deslize e um estabelecimento pode perder um cliente para sempre. Para organizar melhor sua rotina, desde o recebimento de mercadorias, a dica é listar as prioridades de franquia.

Com a ajuda de uma checklist é possível facilitar o controle dos processos, reduzir possíveis falhas e até mesmo o esquecimento.

Antes de continuar a leitura, aperte no banner e baixe agora mesmo o e-book "Como tornar meu restaurante mais eficiente" feito pela Saipos. É grátis!

Saiba como tornar seu restaurante mais eficiente - Sistema para Restaurante Saipos

Como funciona uma checklist?

Em tradução livre, checklist significa lista de verificação.

Funciona como um lembrete sobre o que é preciso para concluir cada atividade a ser realizada. Sempre que uma ação é terminada, basta marcar que foi concluída e passar para o próximo item da lista de prioridades.

"Qual checklist pode melhorar a gestão da minha rede de alimentação?"

Para otimizar processos cada estabelecimento pode conter uma série de listas de checagem. Listamos a seguir as sete principais delas. Fique por dentro!

1. Equipamentos

Checklist destinada a verificar se os equipamentos necessários para a produção dos alimentos e atendimento aos clientes estão funcionando corretamente.

2. Ingredientes

Já pensou se uma de suas unidades recebe um cliente que pede um produto do cardápio, mas está sem os ingredientes? Das duas, uma: ou o consumidor vai aceitar ou vai se irritar.

Para evitar qualquer problema, não deixe de fazer uma checklist sobre os ingredientes que precisa usar diariamente.

3. Mercadorias

Além de verificar ingredientes, é preciso olhar para as mercadorias que a sua rede de alimentação precisa para que funcione.

Como todo estabelecimento recebe periodicamente mercadorias é preciso fazer uma checklist das notas fiscais e se recebeu o que foi pedido.

Observe também a integridade dos produtos. Só não esqueça de controlar as datas de validade para riscar suprimentos vencidos de seu estabelecimento.

Outra checklist relacionada às mercadorias e que merece a devida atenção para evitar qualquer confusão diz respeito ao armazenamento das mercadorias.

Cada ingrediente possui as devidas especificações para que possa ser guardado sem que estrague.

4. Higiene

Fazer uma checklist de higiene é uma via de mão dupla. Evita problemas com a Vigilância Sanitária e melhora a impressão dos clientes sobre a sua rede de alimentação.

Afinal, as condições de higiene são essenciais para que consumidores possam depositar a confiança nos produtos que oferece.

Concorda que poucas pessoas topariam fazer uma refeição em um restaurante sujo?

Gestão de rede de restaurantes - SAIPOS - sistema para restaurante

5. Segurança

A segurança do trabalho também deve ser lembrada para evitar imprevistos. O que previne acidentes de trabalho e evita multas do Ministério do Trabalho.

Todos os procedimentos exigidos por lei precisam ser seguidos. Por isso, inclua cada um deles na sua checklist de segurança.

6. Estrutura de atendimento aos clientes

Oferecer um bom atendimento ao cliente é um dos principais ingredientes para o sucesso de uma rede de alimentação. Algo que deve ser padronizado e respeitar o respectivo padrão de qualidade.

Por isso, faça uma checklist para organizar a estrutura onde vai receber seus clientes. Essa lista de atividades pode ajudar, inclusive, o pessoal da limpeza a adotar um procedimento padrão para preparar o ambiente.

Para te ajudar a otimizar o atendimento, a Saipos preparou um e-book com 11 dicas exclusivas. Aperte no banner e baixe agora!

Baixe o e-book e tenha as melhores dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante

7. Processos administrativos

O controle financeiro também pode ter suas próprias checklists. O que descomplica a gestão do fluxo de caixa, folha de pagamento e tributos.

O que você precisa considerar ainda é que, mesmo pertencendo à mesma rede de alimentação, cada estabelecimento tem suas particularidades.

Por isso, existem ainda outras checklists personalizadas que podem ser planejadas conforme as necessidades de sua gestão.

Saipos: o melhor sistema para franquia

Um sistema para franquia é completamente indispensável para quem quer trabalhar nesta modalidade.

Por isso, não se esqueça de providenciar um sistema confiável e que se adeque às suas necessidades, logo no início da operação.

Então, é hora de conhecer o sistema de gestão para deliveries da Saipos!

Com nosso software, você consegue fazer integração com os principais apps de delivery, como Rappi, Uber Eats e iFood.

Além disso, ele é fundamental para gerir o controle de caixa, estoque, vendas e muito mais.

No entanto, o ponto mais importante é que com o sistema da SAIPOS você pode ter acesso a outra solução fundamental: o dashboard franquia delivery!

Dashboard de Franquia Delivery da SAIPOS

Utilizar essa funcionalidade da Saipos é a forma mais simples e prática de controlar todas as suas franquias de um só lugar, em apenas uma tela!

Veja alguns pontos que a ferramenta permite visualizar:

  • Qual franquia tem mais tem lucro;
  • Média de faturamento do grupo;
  • Horário que tem mais pedido;
  • Faturamento por canal de vendas; o dia da semana que mais vende;
  • O turno que mais vende.

E tudo isso com a confiança de receber dados direto do sistema que auxilia em todas as etapas de processo do seu negócio!

Ficou com dúvidas e quer saber mais? Aperte no banner e agende uma demonstração do sistema mais completo e com maior número de soluções para o seu restaurante!

Tenha o melhor sistema para franquias - Sistema para Restaurante Saipos
BAIXE: E-book Restaurante + Eficiente