Se você tem dúvidas sobre o que é o TEF, saiba que ele significa Transferência Eletrônica de Fundos, uma tecnologia que conecta os pontos de venda (PDVs) de comércios às instituições financeiras, possibilitando as vendas por diferentes métodos de pagamento e sendo fundamental para a parte fiscal e financeira do seu negócio.
Além disso, ele garante um processamento muito mais rápido e seguro dos pagamentos com cartões de crédito, débito, pix e carteiras digitais.
Se você é um empreendedor na área gastronômica, utilizar a TEF é de grande ajuda, principalmente pela praticidade que ela oferece.
Com ela, o restaurante pode aceitar mais formas de pagamento, com inúmeras bandeiras de cartão em uma única maquininha. Além disso, a TEF armazena todas as informações de pagamento no sistema de gestão do seu negócio.
Existem dois tipos de TEF - a discada e a IP, conheça um pouco mais sobre cada uma delas:
No caso da TEF discada, é mais utilizada por estabelecimentos menores, além de ser mais lenta e ser conectada por meio de uma linha telefônica.
Hoje, a TEF discada é pouco utilizada devido aos benefícios serem menos atrativos.
Já a TEF IP é a mais utilizada, principalmente por empreendimentos de grande porte, em que a velocidade no processo do caixa precisa ser alta por conta do volume de demandas.
Na tabela abaixo, reunimos as principais diferenças entre os dois tipos:
Características |
TEF Discada |
TEF IP |
Tipo de Conexão |
Linha telefônica discada |
Protocolo IP |
Velocidade de Transmissão |
Lenta |
Rápida |
Confiabilidade |
Menos confiável |
Mais confiável |
Aplicações Comuns |
Estabelecimentos menores |
Estabelecimentos médios a grandes |
Custo de Implementação |
Menos oneroso |
Pode envolver custos adicionais |
Os benefícios possíveis com o uso da TEF são inúmeros. O mais importante, com certeza, é a garantia de uso de diversas formas de pagamento em uma única máquina e também a economia. Mas, além disso, a TEF pode contribuir com diversas etapas:
Em um restaurante a agilidade é crucial em cada processo, e no caixa não é diferente. Com a TEF você terá muito mais rapidez e segurança ao efetuar os pagamentos.
Mais que isso, essa agilidade também contribui para a experiência do cliente, que não precisará ficar retido em filas antes de ir embora.
Sem a TEF, quando um cliente vai ao caixa efetuar o pagamento do seu pedido é necessário digitar na maquininha o valor a ser pago.
Em momentos de alta demanda, esse processo pode facilmente gerar algum erro de digitação, causando um grande transtorno caso a compra seja finalizada com o valor errado.
Com a TEF, os valores vão automaticamente para a maquininha, reduzindo a chance de erros.
A TEF atende todos os requisitos da SEFAZ, portanto, aderindo a ela, você evita qualquer tipo de multa ou penalização que pode prejudicar o seu negócio.
Com a TEF você consegue aceitar os principais cartões de crédito e débito em uma mesma maquininha.
Além disso, ela também aceita pagamentos via Pix e carteiras digitais.
A obrigatoriedade no uso da TEF varia de acordo com cada estado. Em alguns, o uso pode variar de acordo com o tipo de estabelecimento ou faturamento.
No entanto, atualmente os únicos locais em que o uso é regra são Rio Grande do Sul e Pernambuco.
É preciso estar atento à legislação vigente no seu estado para acompanhar as atualizações relacionadas ao TEF.
Mas, vale destacar que você não deve esperar a obrigatoriedade para aderir a essa tecnologia.
A Transferência Eletrônica de Fundos é muito benéfica para qualquer empreendimento, principalmente na área de food service.
E se você acha que usar a TEF é de difícil implantação ou cara, confira alguns detalhes do sistema tef da Saipos, o mais acessível e confiável do mercado.
A Saipos é a melhor opção quando o assunto é TEF! Isso porque ela é pioneira entre os melhores sistemas de gestão para restaurantes, com mais de 10 mil clientes no país.
Por isso, além de ter a garantia de um sistema TEF seguro e de qualidade, você terá acesso ao software mais completo e tecnológico do mercado.
A implantação da TEF no seu sistema é feita em poucos dias e não há taxa de implantação.
A Saipos está constantemente otimizando suas funcionalidades, oferecendo melhorias importantes para seu negócio. Confira alguns dos nossos benefícios:
A TEF da Saipos pode ser utilizada apenas por quem já usa o Sistema de Gestão para Restaurantes. Se esse é seu caso, saiba que você não paga taxa de adesão para começar a usar a TEF.
E se você ainda não é cliente, clique no banner abaixo e agende a sua demonstração!