O aumento de 30% deve movimentar o mercado food service após demanda reprimida
Os números são favoráveis para o mercado de food service no Carnaval. Após dois anos sem comemorações nas ruas, a expectativa é que o faturamento cresça cerca de 30% em relação ao ano passado.
Os bares e restaurantes previnem uma boa venda nestes dias de festas. Em especial cidades em que a cultura do Carnaval é maior como Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
Paulo Solmucci, presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), explica a razão desse crescimento:
"Mesmo as cidades do interior devem ter um bom crescimento este ano. E nas capitais, embora alguns restaurantes prefiram fechar quando passam os blocos, a festa também deve trazer acréscimo do movimento no geral, que por consequência traz aumento também no faturamento”.
Outro motivo é a demanda reprimida e a desvalorização do real em relação ao euro e dólar “O início de 2022 foi marcado pela onda da variante ômicron, o que afetou a realização de diversos eventos, incluindo as festas de Carnaval.” diz Solmucci.
“Algumas cidades só conseguiram realizar suas festividades fora de época, como o Rio de Janeiro, que realizou o desfile das escolas de samba no final de abril. Este ano, sem restrições, esperamos aumento tanto no movimento quanto no faturamento ", completa o empresário.
Com esse aumento positivo para as empresas, pode gerar vagas de emprego e movimentar o mercado de trabalho. A Worc, plataforma de trabalho no mercado food service, espera abrir mais de 20 mil vagas.
Com mais de mil estabelecimentos cadastrados no sistema, a Worc já conta com 600 vagas de emprego abertas no site com objetivo de ofertar mais empregos ao longo do ano.
A Worc tem 80% das vaga concentradas na cidade de São Paulo (SP) que ganha força nesse carnaval e promete abrir mais oportunidades como vendedor, garçom, atendente entre outros.
Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos