9 truques para abrir uma hamburgueria de sucesso

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

9 truques para abrir uma hamburgueria de sucesso

Para abrir uma hamburgueria você precisa antes de qualquer coisa, ter um plano de negócios, pois com ele você pode guiar quais são as metas, planejamentos e decisões que necessita fazer. 

Sabemos que as hamburguerias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, seja presencial ou delivery.

Aquela vontade de pedir um hambúrguer suculento precisa ser saciada pelos amantes de lanches. Toda essa popularidade não é em vão, já que o alimento é muito versátil, e possui recheios que agradam os mais diferentes paladares.

A concorrência entre este tipo de empreendimento está cada vez mais acirrada, isso porque cada uma dá o seu jeitinho brasileiro de inovar e conquistar o público, seja com o atendimento ou pelo sabor.

Por isso, a Saipos preparou 9 truques com o que é mais importante dentro desse tema, assim, você pode se sentir mais preparado para investir em um negócio na área.

Mas antes, baixe grátis o material que criamos com “5 dicas para Divulgar sua Hamburgueria e Aumentar suas vendas”! Aperte no banner abaixo e faça download agora mesmo!

1. Faça um plano de negócios para hamburgueria

Ter um plano de negócios para hamburgueria ajuda muito no planejamento e crescimento do seu negócio.

Abrir uma hamburgueria demanda muitos detalhes a serem pensados, como elaborar o tipo de comanda, cardápio, entre outros. Por isso é tão importante descrever tudo no papel.

No plano de negócios, você irá definir quais são os seus objetivos, prazos para alcançá-los, investimentos, custos mensais, responsabilidades, entre outros tópicos.

Montar esse plano ajuda muito a não se atrapalhar, mantendo o projeto do empreendimento organizado e em dia.

A primeira etapa a ser feita é ter um sumário executivo, um breve resumo do que estará descrito no documento, enfatizando as vantagens e o potencial do negócio.

O segundo passo é ter um objetivo claro. Identificar quais são as metas que você deseja atingir com sua hamburgueria e entender como dá para chegar lá. 

Não esqueça de avaliar seus concorrentes da área, além de definir seu público-alvo também.

2. Tenha uma cozinha equipada

A cozinha é o coração de qualquer restaurante, e em uma hamburgueria não é diferente. Para esse tipo de negócio, é necessário alguns equipamentos e materiais bem específicos.

E a maioria deles não podem ser substituídos, por isso, fique atento para manter a sua cozinha com tudo que é preciso para  preparar um bom hambúrguer.

Inicialmente, alguns utensílios são indispensáveis, como:

  • Armários;
  • Chapa;
  • Coifa;
  • Freezers;
  • Geladeiras;
  • Liquidificador industrial;
  • Modelador de hambúrguer;
  • Fogão industrial;
  • Fatiador de frios;
  • Triturador de alimentos;
  • Moedor de carne;
  • Utensílios para cozinha.

Não esqueça da limpeza e organização do local, isso é essencial para a higiene e excelência da sua hamburgueria.

Esses equipamentos são apenas para a cozinha, mas ainda existem os móveis do salão, como caixa registradora, mesas, cadeiras, televisão, entre outros.

3. Entenda sobre hambúrguer!

Definitivamente, fazer um hambúrguer de qualidade não é para qualquer um. Isso porque existem muitas técnicas que deixam a receita bem mais saborosa.

Então, se realmente quer criar uma marca competitiva e que faça um hambúrguer como manda o figurino, reserve um tempo para entender como prepará-lo.

Como preparar um hambúrguer delicioso?

Os apreciadores de hambúrguer percebem logo de cara se o alimento foi preparado da maneira correta ou não. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre essa receita e  sobre os diversos fatores que o fazem adquirir um sabor especial. Veja!

O tipo de carne utilizado é muito importante

A base tradicional do hambúrguer é a carne (com exceção dos vegetarianos e veganos), por isso, é necessário ter muita atenção para escolher esse ingrediente fundamental.

Talvez você não saiba, mas geralmente, os hambúrgueres são preparados com um blend de  carnes. Isso quer dizer que não é utilizado apenas um corte, e sim, vários. 

Essa técnica serve para deixar o sabor mais intenso e diferenciado. Portanto, um hambúrguer de costela, por exemplo, não é feito apenas com esse corte, apesar do nome.

No entanto, as carnes escolhidas geralmente são as da parte dianteira do boi, isso porque essa parte é mais dura e bem mais saborosa, além de ter um preço acessível.

A firmeza do ingrediente não interfere em nada na qualidade do hambúrguer, já que ele é moído. 

Outro ponto fundamental é a gordura. Pois é ela que mantém a carne macia. Para cada 1kg de carne, estima-se que seja necessário pelo menos 250gr de gordura.

Uma questão importantíssima para que o seu hambúrguer seja uma delícia é comprar a carne em um local confiável.

O ideal é ter um fornecedor de confiança. Assim, você sempre terá garantia da procedência do seu produto matriz.

E o melhor ainda é que adquira sempre carnes frescas. Se o alimento for embalado a vácuo, o sabor se mantém por mais tempo.

Isso porque o contato com o ar interfere na textura, cor e sabor da peça. Mas lembre-se: O melhor fornecedor é aquele que entrega o produto com menor espaço de tempo entre abate e preparo.

Moer a carne corretamente também é importante

É necessário saber como moer a carne para o hambúrguer, se for fazer isso no seu estabelecimento ou mesmo se for comprar do açougue.

O ideal é que as carnes sejam cortadas em cubos, assim como a gordura. No processo de trituração, tudo deve ser misturado enquanto é moído. Desse modo, a textura e o sabor ficam uniformes.

4. Defina a marca da sua hamburgueria

Neste momento você precisa pensar no que a sua hamburgueria quer representar.

Portanto, escolher o nome, a decoração, as cores e a logo, tudo isso é importante na hora de abrir uma hamburgueria.

Por exemplo, para escolher um bom nome é necessário analisar o seu público alvo, a proposta do seu restaurante e fazer um bom planejamento.

Ele deve convergir diversas informações, identificando qual é o ramo do seu estabelecimento e os principais pratos que são oferecidos pela casa.

Já a decoração, nos dias de hoje, é necessário ir além de só servir boas refeições, você precisa proporcionar uma experiência inesquecível para quem escolher sua hamburgueria.

Você pode escolher um tema para decorar, como retrô, ídolos do rock, séries de televisão, filmes famosos, ou qualquer outra coisa que demonstre criatividade e exclusividade.

Você deve registrar sua logo e suas cores em todo o material usado, seja no cardápio, nas embalagens para delivery, adesivos e ímãs de geladeira.

Invista nessa parte do negócio para abrir uma hamburgueria, pois você precisa ter um diferencial de toda a concorrência da sua região.

Tenha um diferencial ao abrir uma hamburgueria

Como falamos antes, a concorrência nesse segmento não costuma ser pequena. Por isso, é muito necessário ter um diferencial, uma novidade, como uma hamburgueria gourmet.

Pode ser um sabor de hambúrguer diferenciado ou um espaço temático, com jogos e bebidas especiais, por exemplo.

Muitas pessoas pagam valores bem mais altos apenas por conta do espaço ser mais receptivo e bonito, então pense em algo atraente para seus frequentadores.

Uma ideia boa é trazer bandas para tocar no local, ao menos nos finais de semana. Assim, certamente você verá sua hamburgueria lotar!

5. Tenha um cardápio variado e de sucesso

Talvez você não queira abrir uma hamburgueria específica para vegetarianos e veganos, mas é indispensável que sejam feitas algumas opções para este público.

É possível montar o espaço nas versões tradicional ou artesanal. Mas sabe qual a diferença?

O hambúrguer artesanal, diferente dos tradicionais, é feito com ingredientes selecionados. 

Assim como a carne, que é preparada no próprio local, o pão costuma ser caseiro, e os vegetais orgânicos.

Também dá para ter os dois tipos no mesmo cardápio sem nenhum problema.

Assim que você definir sua marca, você pode batizar seus hambúrgueres com nomes criativos e que façam sentido de acordo com a sua marca.

Isso sempre atrai os clientes, pois eles vão ser seduzidos por criatividade e ficarão com isso na mente na hora de experimentar algo novo.

Hambúrguer só é hambúrguer se tiver carne?

NÃO! Existem diversos tipos de hambúrguer para atender a todos os gostos e públicos, e todos eles são igualmente saborosos se forem feitos com ingredientes de qualidade.

Quer saber mais sobre essa receita tão apreciada e sem carne? Então vamos falar sobre os hambúrgueres que são os queridinhos dos veganos!

Hambúrguer Vegano

É possível abrir uma hamburgueria inteiramente vegana. 

Esse tipo de estabelecimento é muito importante, já que pessoas que adotam este estilo de vida geralmente não encontram muitas opções de alimentação fora de casa.

As opções de cardápio para uma hamburgueria vegana são bem amplas, apesar de muitos acharem que os sabores são escassos. 

É possível elaborar receitas com base de: Cenoura, beterraba, soja, lentilha, jaca, berinjela, batata doce, cogumelos variados, palmito e até mesmo feijão.

Além disso, é importante lembrar que outros itens podem ser inseridos no menu, como batatas fritas com complementos veganos e sobremesas. 

Como você pode ver, abrir uma hamburgueria é uma ótima forma de exercitar a sua criatividade, já que ela permite explorar vários diferenciais, tanto no cardápio quanto na cara do negócio.

Sentiu que esse tipo de empreendimento realmente combina com você? Então mãos a obra e boa sorte!

Padronizar o seu hambúrguer é fundamental

É preciso que você tenha em mente qual tipo de hambúrguer quer preparar. Muitas receitas precisam de camadas de carne mais altas, e outras, mais baixas.

É importante que utilize sempre o mesmo aro para moldar as peças, improvisar não dá certo. Fazer essa etapa de outra maneira pode acabar formando peças de tamanhos bem diferentes.

Por isso, não abra mão de utilizar uma balança para pesar a quantidade exata de carne, que pode chegar a 200 gr para os maiores.

6. Faça uma forte divulgação da sua hamburgueria

Use e abuse das redes sociais, marque presença na web. Faça contas em todas que seu público-alvo seja ativo, principalmente Instagram e Facebook, assim que você abrir uma hamburgueria.

Além disso, flyers podem ser distribuídos na sua região, contendo informações de promoções ou hambúrgueres do dia, além de outros canais de comunicação.

Outra forma de divulgação é o WhatsApp, pois com ele a forma de divulgação é rápida e atinge diretamente o principal meio de contato com o público.

Por isso é importante realizar o cadastro dos clientes, para que eles sempre recebam em primeira mão as últimas novidades da sua hamburgueria. Utilize sempre sua logo nas redes, para que as pessoas consigam identificar sua marca logo de cara.

Além disso, use fotos atrativas e com boa resolução dos seu hambúrgueres, faça a clientela salivar pelas telas dos celulares, tablets ou computadores.

É importante também gerenciar as avaliações que suas páginas recebem, sempre pedindo para que os clientes avaliem. Assim, você pode agradecer os elogios ou entender as falhas que podem ter acontecido nas experiências dos consumidores.

Mantenha sempre sua página atualizada, com postagens programadas nos melhores horários do dia. Uma ótima dica é divulgar o delivery da sua hamburgueria no local certo utilizando a Geolocalização.

A Saipos criou um material grátis para você usar e ajudar nessa ação! Baixe agora mesmo, é só apertar no banner!

7. Hamburgueria delivery é a solução!

Uma hamburgueria delivery é a nova tendência no mercado, então você pode ficar tranquilo se esse for seu plano inicial. Então, investir em uma entrega de qualidade e ágil deve fazer suas vendas crescerem cada vez mais.

Lembre-se: O transporte é a comunicação final com o cliente, então precisa ser muito potencializada. Você pode optar por contratar uma equipe de entregadores, ou fazer isso por meio das plataformas de delivery.

Aplicativos como iFood e Uber Eats são famosos para esse serviço, porém eles cobram taxas sobre seus produtos. Uma maneira eficaz de evitar essa cobrança é tendo o site próprio da sua hamburgueria.

Nossa plataforma possibilita você fazer a integração com os principais aplicativos de delivery do mercado. Portanto, tudo pode ser unificado na sua própria página administrativa. Aperte no banner abaixo e confira!

8. Vale pensar em franquias de hamburgueria

Assim como abrir uma hamburgueria você também pode pensar em investir numa franquia.

Com o crescimento do consumo de hambúrgueres em todo o mundo, diversas empresas e franquias de hamburgueria estão popularizando o alimento com grande intensidade. 

É comum notar a abertura de novas hamburguerias artesanais que começam em pequenos bairros e logo já avançam para os grandes centros.

Um fator que influenciou muito o crescimento do setor, foi a grande demanda de pedidos via delivery, durante a pandemia. 

Com a popularização da iguaria, os investimentos em franquias estão se consolidando como um dos melhores do ramo alimentício em 2021.

Além de ter um baixo custo de implantação, o público jovem, mais ativo nas redes sociais, consegue ser atraído com mais facilidade, promovendo um marketing orgânico atrativo.

9. Tenha um sistema para hamburgueria de qualidade!

A Saipos é o sistema ideal para sua hamburgueria! Pois com nosso software, seu restaurante pode realizar diversas funções que só vão alavancar a venda de seus hambúrgueres!

Isso porque ele permite fazer o lançamento de pedidos, incluindo adicionais de forma clara na comanda. 

Usando a Saipos, também é possível a fácil criação de combos com bebidas, ou mais de uma opção de lanche.

O controle de estoque também é fundamental para um sistema de hamburgueria e com nossa plataforma, você controla ele por meio de ficha técnicas.

Você pode usar a análise de vendas e filtrar relatórios que mostram os produtos mais vendidos, bem como os adicionais e opções que compõem um hambúrguer. 

Como, por exemplo, “escolha seu pão”, “escolha seu molho”, “escolha seu queijo”. Muito interessante e prático, não é? Então não perca mais tempo e agende agora mesmo uma demonstração grátis com nossos consultores.

Aperte no banner abaixo para saber mais funcionalidades do Sistema para Hamburgueria da Saipos!