ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Guia do Hambúrguer: saiba como abrir a sua hamburgueria

Confira o que você precisa para abrir um restaurante com o guia do hambúrguer

Você decidiu abrir a sua hamburgueria, mas não sabe por qual parte começa a se organizar? Este guia do hambúrguer é o que você precisa para colocar a casa em ordem e iniciar o seu negócio!

No texto a seguir, vamos abordar tudo o que você deve considerar no momento de abrir o seu próprio empreendimento, como formatos de negócio disponíveis, utensílios e equipamentos para a cozinha da hamburgueria, e mais dicas valiosas para tornar o seu investimento lucrativo.

Você pode seguir o texto ou navegar pelos itens de maior interesse no menu abaixo. Vamos lá?

  • Primeiros passos para montar seu guia do hambúrguer
  • Montando a sua cozinha de hamburgueria
  • Modelos de negócio: delivery, pegue e leve ou presencial?
  • Simplificando o seu negócio com o sistema de hamburgueria da Saipos

Para adiantar a nossa conversa, comece fazendo o download da planilha para controle de estoque da Saipos. Ela será uma grande aliada na manutenção do seu restaurante. Acesse no banner abaixo:

BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
Tenha controle sobre seus produtos de forma automatizada e saiba fazer o gerenciamento de compras e fornecedores.
BAIXE AGORA

Primeiros passos para montar o seu guia do hambúrguer

Listamos, aqui, os primeiros pontos que você deve ter em mente quanto decidir por abrir a sua hamburgueria. Confira:

Organizar o orçamento disponível

Com quanto dinheiro se faz uma hamburgueria? A resposta é: depende do quanto há disponível. O negócio pode ser adequado, desde que saibamos exatamente o quanto podemos investir sem gerar grandes dívidas

Entender o modelo de negócio

Existem vários no mercado que vão além da hamburgueria delivery, e com certeza algum será o ideal para a sua hamburgueria

Preparar o local

Cozinha, espaço para embalagem, contabilidade, atendimento (se for o caso do modelo escolhido), entre outros espaços. Sua hamburgueria demandará um espaço físico, que deve ser bem equipado e contar com sistemas que auxiliem no dia a dia;

Escolher fornecedores de confiança

Essa será a base da qualidade do seu hambúrguer e demais produtos ofertados, junto com o controle de estoque de cada item necessário.

Definir o que irá compor o cardápio

Hambúrgueres vegetarianos, veganos, carnes especiais, acompanhamentos variados, bebidas, sobremesas... A lista é grande. Pensar com cuidado no tipo de cardápio ofertado pode prevenir maiores gastos e garantir o sucesso do seu negócio.

 

Dica extra: montar um cardápio parece simples, mas requer bastante trabalho. A cada nova inserção, é necessário precificar insumos, custos de produção, como o valor será revertido para o cliente e a margem de lucro estimada.

Para complementar esse guia do hambúrguer e responder algumas das questões acima, sobre o que deve ou não conter no menu do restaurante, baixe o nosso material sobre como montar um cardápio

Montando a sua cozinha de hamburgueria

Passando as etapas iniciais, precisamos pensar no que é necessário para colocar a hamburgueria em pleno funcionamento. Em primeiro lugar, claro, está a montagem da cozinha, local em que os seus futuros produtos de sucesso serão feitos. 

Engana-se quem pensa que, logo no início, todo negócio de alimentação precisa ter uma cozinha industrial com vários materiais que, talvez, não comportem um orçamento inicial de uma hamburgueria. 

Mas existem, sim, itens necessários e indispensáveis para o seu negócio. Confira alguns: 

  • Modelador de hambúrguer;
  • Chapa;
  • Fogão;
  • Fatiador de frios;
  • Triturador de alimentos;
  • Refrigerador;
  • Freezer.

Tendo a lista do que você precisa, o próximo passo é partir para o orçamento, buscando as melhores opções disponíveis no mercado dentro do que comporta o valor investido na hamburgueria. 

Modelos de negócio: delivery, pegue e leve ou presencial?

Esse momento de decisão pode ser essencial para garantir o sucesso da sua hamburgueria. Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração no momento de decidir com qual modelo de negócio seguir.

Para simplificar a sua decisão, montamos um quadro com os principais benefícios e pontos de atenção de cada modelo. É importante considerar todos os pontos de vista de cada modelo, e entender o que melhor funciona dentro do que elencamos aqui, no guia da hamburgueria:

Modelo

Benefícios

Pontos de atenção

Delivery

·         Costuma ser a opção mais barata e de simples execução;

·         Demanda poucos recursos: cozinha equipada para a hamburgueria, sistema de delivery, equipe reduzida para a demanda e entregadores disponíveis;

·         Pode operar em horários alternativos, a depender da disponibilidade que você definir;

·         Atuação, principalmente, online: redes sociais e site próprio podem ser os principais canais de contato, além de aplicativos de delivery disponíveis no mercado.

·         Depender de aplicativos de delivery ou sistemas de terceiros pode colocar em risco a disponibilidade do produto;

·         Cada aplicativo possui taxas de uso que devem ser consideradas no valor final do produto;

·         O controle de estoque precisa ter mais atenção e ser atualizado junto ao sistema de delivery utilizado;

·         Atrasos na entrega podem impactar na avaliação dos clientes.

Pegue e leve

·         Tendência em atendimento: proporciona a experiência do cliente indo até o seu estabelecimento, mas sem a necessidade de permanecer para o consumo;

·         Permite que o cliente, além de conhecer os seus produtos por plataformas digitais, tenha uma experiência de atendimento direto e humanizado;

·         Otimiza custos com delivery, pois os clientes buscam os próprios pedidos;

·         Incentiva a personalização do ambiente como meio de impacto na escolha do cliente.

·         Demanda maior capacidade de pessoas: para atendimento no balcão, embalagem e entrega, além da cozinha;

·         Necessita de um espaço físico adequado para atuação;

·         Horários reduzidos de atendimento, de acordo com a disponibilidade da equipe;

·         Ponto de contato reduzido com o cliente, impactando na experiência.

Presencial

·         Maior ponto de contato com o cliente: desde a escolha do hambúrguer até o atendimento na saída do estabelecimento;

·         O marketing fica tanto a cargo da hamburgueria como, também, dos clientes, que podem divulgar voluntariamente o local a partir da própria experiência;

·         Por demandar uma cozinha com maior capacidade, aumenta a oferta de produtos;

·         Pode mitigar a necessidade de delivery.

·         Custos elevados para manutenção do espaço, cozinha, funcionários e sistemas necessários para o funcionamento;

·         A construção do ambiente precisa ser pensada com cuidado para que o cliente tenha a melhor experiência possível no local;

·         A localização importa, e as melhores custam mais;

·         Demanda alternativas de atendimento para quando o presencial não for possível (como em casos de pandemia, por exemplo).

 

A divulgação do seu estabelecimento merece tanta atenção quanto os pontos táticos que mencionamos aqui. Seja através das redes sociais, com sites próprios, rede de afiliados, enfim, abrir um novo restaurante requer investimento no marketing

A boa notícia é que, pensando em simplificar essa etapa, desenvolvemos um material informativo com sugestões e possibilidades de marketing para restaurantes. Clique no banner para baixar!

No momento de escolher o que, dentro do guia da hamburgueria, melhor funciona para a sua realidade, considere, principalmente, o valor disponível para investimento inicial.

Se, em um primeiro momento, estiver pensando em abrir uma hamburgueria com pouco dinheiro, saiba que sim – é possível. Com criatividade e seguindo as dicas certas, junto a um produto de qualidade, o seu negócio pode decolar!

Defini meu plano de negócio. E agora?

Chegou a hora de vestir os equipamentos de proteção, preparar os insumos e, literalmente, colocar a mão na massa - ou na carne (vegetal, animal, o que preferir)!

Com o passar da atuação, você começará a entender como funciona a sua hamburgueria, quais são os melhores fornecedores, como seu caixa funciona (e a contabilidade no geral) e o que fazer para expandir a atuação do seu negócio. 

E, mesmo com todos os pontos que levantamos no guia da hamburgueria, sempre haverá a possibilidade de testar, aprovar ou mudar, mesmo com algum plano em execução. 

Por exemplo, se você escolheu atendimento presencial mas entendeu que é melhor seguir com delivery, está tudo certo. E podemos ajudar!

Confira nosso Comparador de Apps de Delivery no banner abaixo e veja taxas e outras informações sobre cada aplicativo!

COMPARADOR APPS DELIVERY
COMPARADOR APPS DELIVERY
Saiba todas as taxas e escolha o melhor aplicativo de entregas para seu restaurante!
ACESSAR COMPARADOR

Simplificando o seu negócio com o sistema de hamburgueria da Saipos

Você chegou até o principal ponto do guia: ter um sistema inteligente de gestão, sem taxas escondidas e pronto para auxiliar o seu negócio. Sim, ele existe: é o sistema de hamburgueria da Saipos

Parte das rotinas administrativas do seu estabelecimento podem, e devem, ser automatizadas, para que você utilize o tempo e os recursos disponíveis no que mais importa: encantar os clientes com produtos de qualidade, saborosos e inesquecíveis. 

E o sistema para hamburgueria da Saipos pode ajudar você!

Solicite hoje mesmo uma demonstração e entenda como podemos aprimorar a atuação do seu negócio com a nossa solução.

O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
O MELHOR SISTEMA PARA HAMBURGUERIA
Use o Software da Saipos e tenha funcionalidades que vão impulsionar o seu negócio. Se destaque entre os seus concorrentes!
QUERO CONHECER
Aurea Araujo - Jornalista, Redatora e Produtora de Conteúdo
Escrito porAurea Araujo

Jornalista, Redatora e Produtora de Conteúdo

Sistema para Hamburgueria