Saiba tudo sobre como abrir uma pastelaria!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como abrir uma pastelaria e fazer sucesso?

Para abrir uma pastelaria, assim como qualquer outro negócio de alimentação, o que a Saipos sempre sugere é, primeiramente, elaborar um plano de negócios para lanchoente.

Com ele, você descobre as melhores estratégias para aumentar a efetividade e a lucratividade do seu negócio.

Dessa forma, tudo o que precisa ser compreendido para gerir uma pastelaria, desde a parte financeira até os equipamentos necessários, você descobre fazendo um plano de negócios.

Para saber como abrir uma lanchonete pequena e que venda pastel, também é necessário esse planejamento.

Afinal, você precisa iniciar seu negócio sabendo que ele terá chances de sucesso, entendendo como fazer sua marca se destacar no mercado. E isso começa com dados e pesquisa. 

Segundo o Portal do Franchising, informações do Instituto Foodservice Brasil (IFB) mostraram que as redes de fast food, nas quais as pastelarias estão inseridas, chegam a atender cerca de 80 milhões de pessoas todos os meses no país. 

Um outro estudo, dessa vez elaborado pelo EAE Business School, que analisa os hábitos de consumo nesse setor em diversos países, mostrou que o brasileiro gasta, em média, R$ 265 por ano com refeições em fast foods. 

A entidade prevê que esse número cresça ainda mais, aumentando, assim, a demanda por pastéis e outros alimentos de consumo ágil.

Então, baseado nessa procura, este artigo pretende ajudar você a saber como abrir uma pastelaria de sucesso!

Mas, antes, para facilitar a organização das informações da sua loja de pastel, baixe grátis a “Planilha de Cadastro de Produto” que a Saipos criou! Aperte no banner e faça download agora mesmo!

O que preciso para abrir uma pastelaria?

Depois de tudo planejado, fica bem mais fácil saber qual caminho seguir sobre como abrir uma lanchonete de sucesso para vender pastéis.

Portanto, agora, é hora de pensar no básico: localização, equipamentos e cardápio, além de pensar na divulgação.

Então, vamos explicar cada uma dessas atividades para que você já se prepare para abrir a melhor loja de pastéis da sua região. Confira!

Em um plano de negócios, você precisa ter um objetivo claro. Identificar quais são as metas que deseja atingir com sua pastelaria e entender como dá para chegar lá. 

Para isso, será necessário elencar algumas informações internas importantes, como:

  • Aporte financeiro disponível
  • Capital de giro;
  • Qualidade do produto;
  • Área de atendimento.

 

Portanto, agora, é hora de pensar no básico: localização, equipamentos e cardápio, além de pensar na divulgação.

Então, vamos explicar cada uma dessas atividades para que você já se prepare para abrir a melhor loja de pastéis da sua região. Confira!

1. O local certo

O lugar ideal para abrir sua pastelaria é algo que deve ser analisado com cuidado, por isso, comece entendendo onde está seu público-alvo.

Dessa forma, você consegue definir um ambiente estratégico e bem localizado, com fácil acesso e estacionamento.

Portanto, sempre pense no cliente. Por onde ele andaria? Ele acharia viável ir à sua pastelaria? Existem outras lanchonetes concorrentes na região?

Atente-se também às questões burocráticas do ponto escolhido, como regularizações e licenças requeridas.

Também é interessante procurar lugares com bastante movimento de pessoas e horários de pico, pois isso é promessa de bom faturamento.

Espaços como centro da cidade, terminais de ônibus, trem e metrô são ótimos para abrir sua pastelaria.

2. Saiba escolher os equipamentos corretos

Os equipamentos necessários para montar uma pastelaria devem ser comprados antes de tudo começar a funcionar.

Não se esqueça de testar os aparelhos e limpar tudo corretamente, além de organizar seu espaço e ver se esses utensílios cabem nele.

Sendo assim, a estrutura de uma pastelaria é, normalmente, formada por: cozinha, balcão, estoque e área de alimentação, caso não seja delivery.

Já para os equipamentos, há uma listagem que vai além de copos, pratos e talheres. Lembrando que eles devem ser de boa qualidade, como: 

 

Balcão estufa  Freezer
Fogão industrial Panelas
Embalagens Fritadeira
Processador de alimentos Liquidificador industrial
Cilindro de massas Batedeira industrial
Sistema exaustor Geladeira
Bancada de mármore para o preparo de massas Balanças eletrônicas e caixas registradoras

 

Além disso, existem os materiais de escritório, como computador, telefone, impressora e máquina de cartão, tudo isso é essencial caso você adquira um sistema de gestão para restaurante.

Mas, calma, pois vamos falar mais sobre isso ao longo do texto, já que é neste ponto que a  Saipos vai poder lhe ajudar.

3. Tenha um cardápio que dê medo na concorrência

Você pode vender as opções populares, como queijo, carne e frango, mas pense fora da caixa.

Não somente em questão de sabores, mas em como você apresenta seu cardápio. Dependendo do nome da sua pastelaria, você pode batizar seus pastéis de uma maneira criativa.

Um exemplo: o nome do seu negócio é “Super Pastéis”! Seu menu pode oferecer a Mulher Maravilha (queijo), o Batman (carne) e o Lex Luthor (frango).

É uma forma de entreter seus consumidores e chamar a atenção para novos clientes.

Dessa maneira, também invista em sabores diferenciados, e que façam parte da cultura local, incluindo o “moda casa” que só pode ser encontrado na sua pastelaria.

Porém, também há um leque de sabores que podem ser explorados e vendidos, dando um lucro excelente para sua lanchonete, como:

  • Calabresa;
  • Fricassê;
  • Basca;
  • Bacon;
  • Parmegiana;
  • Portuguesa;
  • Strogonoff;
  • Entrevero;
  • Costelão;
  • Carne de panela.

Essas são sugestões diferentes para você adicionar no cardápio da sua pastelaria, porém, não pode esquecer das opções vegetarianas, como:

  • 4 queijos;
  • Pizza;
  • Azeitona;
  • Brócolis e palmito;
  • Milho.

Para fechar com chave de ouro, invista nos sabores doces, pois eles sempre fazem sucesso, como:

  • Romeu e Julieta;
  • Chocolate branco ou preto (ou misto);
  • Brigadeiro com morango;
  • Maçã com canela;
  • Banana com chocolate.

Dica da Saipos

Ofereça opções que atendam a quem tem restrições alimentares, sempre que possível.

Por exemplo, um pastel com massa integral pode ser interessante para aqueles que têm resistência ao leite ou ao glúten.

E, além dos recheios, garanta que o menu da sua pastelaria inclua bebidas que combinam com um pastelzinho frito, como um caldo de cana bem gostoso, sucos naturais e café.Sendo assim, você também pode investir em pastéis de tamanhos e formatos variados.

Mas também ofereça o básico, como água, refrigerantes e, claro, cervejas e drinks para combinar e deixar tudo mais agradável.

Dica da Saipos

Ofereça acompanhamentos para comer com os pastéis, como uma maionese que seja especialidade da casa.

Ou molhos e geléias deliciosas, que apenas aguçam o gosto dos seus pastéis, e podem ser um diferencial do seu negócio, chamando atenção do público e, claro, gerando lucro.

4. Divulgação é a alma do negócio


Não basta apenas abrir uma pastelaria e achar que o sucesso, e os clientes, vão chegar até você de maneira orgânica.

Realizar propaganda do seu negócio é o que vai fazer ele ser notado no mercado e compartilhado com o público.

Todos amam uma novidade, ainda mais quando é um lugar para comer, portanto, invista na divulgação da sua loja de pastéis.

Como? Vamos começar da maneira mais fácil: esteja presente nas redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp.

Assim que você entender como colocar lanchonete no Instagram, e como usá-lo a seu favor, verá que os números dos seus pedidos só vão crescer.

Dessa forma, invista em fotos profissionais dos seus pastéis e do seu espaço, imagens que sejam convidativas para que o consumidor deseje conhecer o ambiente.

Também é interessante estar presente no WhatsApp Business para restaurante, uma ferramenta muito útil.

Mas, antes, é importante estar nas buscas da internet. Não sabe como? A Saipos te ajuda! Baixe grátis nosso e-book sobre “Como cadastrar seu restaurante no Google”.

Aperte no banner abaixo e faça download agora mesmo!

Vale a pena ter delivery na minha pastelaria?

Claro que sim! Ainda mais nessa época da pandemia da Covid-19, cenário em que o delivery de comidas cresceu significativamente.

Dessa forma, há alguns fatores que você deve considerar, como motoboys, embalagens e aplicativos de delivery.

As embalagens precisam ser pensadas para que a gordura da fritura não atrapalhe na qualidade do pastel. Portanto, invista em invólucros especiais para esse tipo de comida.

Em relação às entregas, você pode ter seu próprio processo com motoboys contratados e pedidos realizados por meio do WhatsApp, por exemplo, ou pode se cadastrar nos apps como iFood, Uber Eats e Rappi.

Mas lembre-se de que essas plataformas cobram uma taxa em cima de seus pedidos, podendo aumentar os valores dos seus pastéis.

Uma maneira de evitar isso é utilizando um site próprio, todo personalizado e prático para que seu cliente faça o pedido e pagamento online.

Para isso, o Sistema para Restaurante da Saipos tem a solução perfeita: o Site Delivery! Com ele, você personaliza todo seu site e, o melhor de tudo, não vai ser cobrado pelas taxas exorbitantes dos apps de delivery.

Aperte no banner abaixo e conheça mais sobre essa funcionalidade exclusiva que você adquire obtendo o Sistema para Restaurante da Saipos!

Um sistema de gestão para pastelaria é a solução!

Chegou a hora de você entender que um sistema para restaurantes, como o da Saipos, é a solução ideal para você que deseja abrir uma pastelaria. 

Todas as partes necessárias para gerir um negócio você encontra em nosso software, como:

 

Controle de estoque Gestão financeira
Emissão de cupom fiscal Monitor KDS
Comanda mobile Integração com apps de delivery
PDV personalizado Emissão de Relatórios
Site Delivery Cardápio Digital 

 

O Sistema da Saipos processa mais de 190 mil vendas em uma única noite, chegando a 30 pedidos por segundo!

Dessa forma, são mais de 200 milhões de reais transacionados, a partir dos restaurantes, em apenas um mês!

Viu só quantas vantagens? Está esperando o quê para implantar a Saipos na sua pastelaria e lucrar muito? Aperte no banner e para falar com um de nossos consultores e ver mais funcionalidades!