Brasil é um dos países que mais desperdiça alimento no mundo

Segundo o IBGE, quase 46 milhões de toneladas de comida são jogadas fora por ano

O Brasil está em 10º lugar no ranking de países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Além de problemas sustentáveis, esse número causa impactos na economia, já que o país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Segundo o IBGE, cerca de 30% dos alimentos são desperdiçados por ano. Quase 46 milhões de toneladas jogadas no lixo. Seja por consumo ou produção, toda a comida desperdiçada altera os meios econômicos do país.

Esse número significa uma perda importante de R$ 61,3 bilhões, estabelecendo o Brasil na 10º posição do ranking mundial de países que mais desperdiçam comida.

A origem do desperdício

Em todas as etapas da alimentação, desde a produção até o consumo, há um desperdício significativo. Seja na hora de produzir, com problemas externos, falta de infraestrutura ou planejamento.

Na comercialização, muito alimento é jogado fora por sua aparência, formato ou até cerca de 60% do desperdício anual vem do consumo diário das famílias. Compras excessivas, descuido na conservação e pouca organização são alguns dos motivos.

Assine a Saipos News