Brasileiros preferem consumir salgados a refeições completas

Consumidores apostam em snacks e barra de proteínas no café da manhã para economizar

Nos últimos anos, as refeições completas deixaram de ser a primeira opção de quem come fora de casa. Devido a crise econômica e a inflação, agora os favoritos do mercado são os snacks, salgados prontos e barras de proteínas.

Segundo pesquisa do Consumer Insights 2022, da Kantar, a porcentagem dos salgados passou de 11% da preferência, em 2019, para 15%, em 2022. Já as refeições caíram de 7% para 4%.

De 2019 a 2022, 89% do crescimento no consumo de salgados ocorreu entre as opções de café da manhã e lanche da tarde. 

Houve uma retração de 61% no mesmo período para pratos completos no horário de almoço.

Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar, fala sobre os números serem mais altos entre as classes D e E:

“De forma geral, a crise está afetando mais o consumidor humilde. Prova disso é que vemos um movimento das pessoas começarem a buscar uma alimentação um pouco mais barata, deixando de gastar fora de casa e optando pelas marmitas e lancheiras”, explica.

A preferência por snacks de proteínas

De acordo com um levantamento da Euromonitor, o aumento de preferência por barrinhas de chocolate, iogurtes e snacks é de 100% ao ano somente no Brasil.

O índice chega a superar o ritmo mundial, que está em 60% de alta a cada ano. Causa disso é a expansão pela busca de alimentação mais saudável e proteicas.

A indústria alimentícia enxerga como uma oportunidade e acrescenta novas fórmulas de proteínas e fibras, que ajudam a regular a atividade intestinal e evitar a sensação de inchaço abdominal.

Com isso, na hora de escolher o que consumir no café da manhã e lanche, muitos consumidores apostam em algo barato e saudável.

O público que aproveita essas barrinhas, iogurtes e snacks entre as refeições, como almoço e jantar, consegue economizar e ter energia durante o dia.

Por isso, muitas marcas veganas e produtos orgânicos estão ganhando espaço no mercado de food service.

Com o consumo fora do lar ganhando força, a baixa procura por refeições completas e o aumento da preferência por snacks e salgados, o jeito é investir em mais coisas saudáveis e rápidas de consumir.

Assine a Saipos News