Confira as tendências do chocolate para 2025

Tendências do chocolate para 2025: o que restaurantes e bares precisam saber

O mercado de chocolate é um dos mais populares no setor de doces, com a variedade de produtos e a alta demanda, a popularidade da iguaria entre os consumidores é alta. Porém, neste ano, o segmento está apostando em mudanças significativas.

Com as pessoas cada vez mais preocupadas com a saúde e a sustentabilidade, sabores ousados, ingredientes funcionais, fórmulas veganas e práticas sustentáveis. Para donos de restaurantes e bares, entender as tendências de chocolate para 2025 é crucial.

Em 2025, a demanda por indulgência com propósito cresce: sabores ousados, ingredientes funcionais, fórmulas veganas e práticas sustentáveis.

1. Chocolate vegano

É feito sem produtos de origem animal, como leite e manteiga, e muitas vezes é adoçado com açúcar de coco ou xarope de agave, em vez de açúcar refinado. 

Algumas marcas também acrescentam leite de coco ou amêndoas para dar ao chocolate uma textura mais cremosa. Além de não ter lactose, o chocolate vegano pode ser rotulado como “livre de glúten” ou “orgânico”. 

De acordo com a pesquisa mais recente do Datafolha de 2024, 7% dos brasileiros se declaram veganos. Esse dado, que representa cerca de 15,2 milhões de pessoas, mostra um crescimento e consolidação da dieta vegana no país.

Como resultado desse aumento, muitas marcas estão oferecendo o chocolate vegano em suas prateleiras.

2. Chocolate saudável

A produção dos chocolates saudáveis é caracterizada por ter menos açúcar e mais proteína, além de ser feita com ingredientes naturais. Eles podem ter frutas secas, nozes e sementes para fornecer mais nutrientes e aumentar o sabor. 

São mais conhecidos por serem “sem adição de açúcares” ou “com baixo teor de açúcar”. Os exemplos mais comuns no mercado são os chocolates amargos, com proteína e com alto teor de cacau.

3. Chocolate orgânico

O chocolate orgânico é produzido com o plantio de cacau sem uso de fertilizantes químicos, o que o torna sustentável, além de saudável.

Com o aumento da conscientização dos impactos ambientais na produção de alimentos e o uso de agrotóxicos na saúde, o consumo dos produtos orgânicos é uma tendência a ser expandida em 2025.

Além de ajudar na saúde dos consumidores, também incentiva os fabricantes a se tornarem mais sustentáveis e éticos em sua produção.

4. Chocolate premium

O chocolate premium é um produto feito artesanalmente com ingredientes selecionados de alta qualidade.

Por mais que seja sotisficado e complexo de fazer, os fabricantes estão investindo no mercado pelo crescimento na busca de produtos com sabor mais sofisticado, diferente e cremoso.

O chocolate premium pode vir com adição de frutas secas, nozes, trufas, folhas de ouro entre outros ingredientes únicos.

5. Chocolate com origem

Esse chocolate é o mais inovador do mercado atualmente. Chegou pequeno, mas vem ganhando espaço entre os principais consumidores, prometendo crescer ainda mais em 2025.

O chocolate com origem é aquele cujo cacau é cultivado em regiões únicas, como fazendas privadas e equipadas exclusivamente para o plantio. O sabor único, feito artesanalmente, atrai diferentes tipos de públicos.

O mercado de chocolate promete inovação, já que a tendência é consumir algo único e saudável. As escolhas são reflexos da crescente conscientização do público sobre saúde e sustentabilidade em relação ao que consomem.