Empresas enfrentam desafios para se adaptar aos novos hábitos alimentares dos brasileiros
O mercado precisa se adequar à preferência dos consumidores todos os anos. Dessa vez, a tendência gira em torno de produtos com ingredientes mais saudáveis e sustentáveis.
Os novos hábitos alimentares dos brasileiros afetam todo o setor, desde a indústria alimentícia até o food service. E o consumo consciente de produtos saudáveis mexeu com todo o mercado.
Segundo uma pesquisa do Euromonitor, o Brasil é um dos maiores mercados de venda de produtos naturais do mundo junto da América do Norte, Europa Ocidental, e algumas regiões da Ásia e do Pacífico.
De acordo com os dados, são mais de R$35 bilhões movimentados anualmente pelo mercado brasileiro de ingredientes naturais. O fluxo comprova a exigência do público por produtos saudáveis.
E essa mudança não é de hoje. Desde a pandemia do Covid-19, os consumidores ficaram mais atentos à saúde, seja praticando exercícios físicos ou mudando a dieta. A venda de frutas e legumes também se destacou no mercado nos últimos anos.
Um estudo divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), aponta que 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Clique aqui e saiba mais!
Dessa forma, as empresas precisaram se adaptar, de forma estratégica, com o novo comportamento do público para ganhar espaço no mercado.
A nova preferência do público também influenciou em mudanças comportamentais na hora de fazer compras.
Um estudo realizado pelo instituto Akatu, em parceria com a global GlobeScan, relata que 64% dos brasileiros pagariam preços acima da média por alimentos saudáveis e sustentáveis.
Outra pesquisa, realizada pela consultoria Mintel, mostrou um crescimento na venda de produtos sem conservantes e alimentos 100% naturais. Mas uma das questões debatidas é: o que influenciou esse número elevado de pessoas?
Uma das causas, já ditas antes, foi a pandemia e o isolamento social. A relação das pessoas com a saúde e bem-estar se transformou a partir de 2020.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que 67% dos brasileiros optaram por consumir produtos orgânicos durante a pandemia.
Seja pela maior conscientização ambiental e preocupação com práticas sustentáveis, ou pela facilidade cada vez maior de encontrar esse tipo de produto nas prateleiras, os alimentos saudáveis e orgânicos permanecem até hoje na preferência do público.
Dados da Embrapa ainda informam que 24% do público alterou os hábitos alimentares pela preocupação ambiental e pelos impactos dos agrotóxicos nos nutrientes dos alimentos e na saúde humana.
Afinal, o que são produtos naturais? Para se qualificar “natural”, o ingrediente deve ser composto de origem animal, vegetal ou microbiana.
Alimentos 100% naturais são extraídos de forma limpa, sem modificar sua constituição essencial, como os nutrientes. Os principais tipos de ingredientes naturais são os extratos vegetais, especiarias, óleos naturais e adoçantes naturais.
Dessa forma, o produto acaba saindo mais caro nas prateleiras já que sua produção é mais demorada e complexa. Para facilitar, as indústrias estão se adaptando com uma nova forma de extração, a seco.
A extração a seco é uma técnica utilizada que tem a capacidade de manter os sabores, nutrientes e propriedades originais do alimento
Outra vantagem é a preservação do produto, que pode durar muito mais tempo. Ideal para estoques grandes de comércios e indústria.
Não deixe seu negócio para trás, invista também em tecnologia para acompanhar o mercado! Adquira um sistema para restaurante e deixe seu estabelecimento mais simples, ágil e inteligente!
Com as mudanças, chegam as tendências. Já que o consumo alimentar do público mudou e as empresas precisam se adaptar a ele, muitas novidades vão chegar no mercado.
A expectativa é de que diversos setores sejam impactados com essas mudanças, principalmente aqueles focados em atender restrições alimentares, como intolerantes à lactose e glúten, além de veganos e vegetarianos.
Com o aumento da procura por alimentos saudáveis, as empresas estão investindo em dietas “fitness” para os próximos anos.
Em relação às proteínas, os alimentos naturais são ricos no nutriente e são feitos a partir de uma produção limpa, no estilo plant-based. Saiba mais sobre “plant-based” aqui!
Dados do Sebrae Paraná indicam que a busca por alimentos que aumentam a imunidade cresceu cerca de 136%, o que indica que “saúde” é uma das maiores influências na hora de escolher o que comer.
Ao que tudo indica, o mercado de produtos naturais só tem a crescer a partir de agora. Se antecipar e apostar em alimentos únicos, saudáveis e sustentáveis pode ser o segredo do sucesso para os próximos anos.