Cresce no país o número de restaurantes que aceitam criptomoeda como forma de pagamento

Pagamento com criptomoeda já é aceito em cerca de 1.292 estabelecimentos no Brasil

Criptomoeda como forma de pagamento em restaurantes

Polêmica no ar! As criptomoedas ainda são um assunto que gera muitas dúvidas sobre sua usabilidade, mas podemos afirmar: elas vieram para ficar! Segundo dados da NFT Evening, 12.834 estabelecimentos começaram a aceitar pagamentos em criptomoeda, sendo 1.292 no Brasil, o país mais receptivo a esta modalidade.

Neste sentido, os restaurantes não ficam para trás! Segundo o Portal do Bitcoin, este tipo de criptomoeda já é uma das opções de pagamento da franquia Boali, rede de restaurantes focados em alimentação saudável. 

Unidos a este movimento, estabelecimentos como o famoso Paris 6 também já adotaram a criptomoeda: as duas principais unidades do restaurante aceitam Bitcoin como forma de pagamento, segundo dados da Exame. 

Desta forma, entende-se como estar atento a estas tendências e inovações tecnológicas é importante para manter seu negócio em uma posição de destaque

O cenário atual de pagamento em restaurantes

Entre as dezenas de coisas que a pandemia nos obrigou a mudar, uma delas foram as formas de pagamento. Com o consumidor buscando ter zero contato pessoal, cartões online, aproximação e PIX foram alguns dos modelos adotados pelos donos de restaurantes. 

Separamos algumas formas de pagamento que se você ainda não disponibiliza no seu negócio, precisa olhar para isso agora.

1. Máquina de cartão

Se você tem uma loja física e não aceita pagamentos em cartão de crédito ou débito, certamente está deixando de conquistar uma grande parcela do seu público-alvo.

Esta modalidade é muito bem aceita em uma parcela significativa de estabelecimentos brasileiros. Segundo dados do Sebrae, em 2021 essa modalidade já era utilizada por cerca de 56% dos pequenos empreendedores nacionais. 

Quase ninguém mais anda com dinheiro em espécie e você pode perder muitas vendas se não se adequar a essa nova realidade.  

2. Pagamento por aproximação

Além de ter as maquininhas para os cartões, garanta que elas tenham a tecnologia por aproximação. De acordo com uma pesquisa da Mastercard, publicada em 2020 na MobileTime, 69% dos brasileiros passaram a usar mais os pagamentos por aproximação durante a pandemia para reforçar o distanciamento social e as medidas de prevenção.

Esta é uma opção tida como mais confortável e segura por cerca de 70% das pessoas que já utilizaram a tecnologia, conforme dados revelados em pesquisa da Sodexo em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).

3. Pagamento instantâneo: PIX

Pagar seu pedido com poucos toques em uma tela é garantido com o PIX. Os pagamentos pelo celular vêm ganhando cada vez mais força no mercado, visto que essa modalidade é de fácil acesso para boa parte da população. 

Segundo levantamento realizado pela ABRASEL no ano de 2025, o pagamento instantâneo já constitui cerca de 16,5% do faturamento de bares e restaurantes no Brasil.

Ele permite transferências em até 10 segundos e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, você pode cadastrar chaves de pix diferentes de tanto um controle maior dos recebidos.