A Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) estima perdas de R$100 bilhões no setor de hospitalidade e alimentação no Brasil, em 2024, devido a fraudes e golpes. Apenas no estado de São Paulo, o prejuízo chega a R$ 25 bilhões.
As causas vão desde “restaurantes fantasmas” até mesmo adulteração de QR Codes e conexões falsas de Wi-Fi. Esse dado só mostra o quanto donos de restaurantes devem estar a par de tudo que acontece no ramo food service.
Mais do que uma preocupação para os consumidores, este dado colossal serve como um alerta para os donos de restaurantes e bares, que podem ser vítimas de golpes que vão desde "restaurantes fantasmas" até a adulteração de QR Codes e perfis clonados em marketplaces como o iFood.
Não é de hoje que os usuários do iFood têm enfrentado problemas com restaurantes falsos dentro da plataforma. Os golpes cada vez mais frequentes abusam do sistema de cancelamento de pedidos como caminho para conseguir valores altos e clonar os cartões dos clientes.
Mas recentemente o “golpe da empresa fantasma”, nele os criminosos cadastram um restaurante em nome de um estabelecimento conhecido, mas que não está no iFood, assim ele ganha dinheiro sem de fato entregar os pedidos.
O usuário não tem como saber se o registro é legítimo ou não, enquanto o formato do próprio aplicativo dificulta a realização de estornos. Quem usa sabe que, em caso de atrasos na entrega, a preferência do iFood é pelo contato do usuário com o próprio restaurante.
Mas os golpes param por aí? Não! Em 2024 e 2025 os golpistas estão inovando nas tentativas e formas de enganar os consumidores e roubar. A clonagem de perfis, os pedidos migrados para PIX/WhatsApp e o uso indevido do código de entrega voltam a preocupar donos de restaurantes e bares.
Para se proteger desses possíveis roubos, o próprio iFood criou uma lista com 6 dicas para que você não caia mais nos desfalques. Veja abaixo:
É importante ter em mente que, uma vez pago o pedido, não existe a necessidade de acertar nenhum valor adicional com o entregador ou o estabelecimento, por isso, desconfie de qualquer sugestão desse tipo.
Caso ocorram problemas no pedido, prefira entrar em contato por meio do chat do próprio aplicativo e, também, cancelar e refazer a ordem por lá, em vez de aceitar entregas por fora.
Em um cenário onde as fraudes e os golpes evoluem rapidamente, o prejuízo financeiro e a ameaça à reputação do seu negócio são reais. Ao educar sua equipe e seus clientes, e ao adotar medidas proativas, você não apenas protege o seu faturamento, mas também constrói uma base de confiança que é inestimável no mercado de food service.