Saiba tudo sobre as mudanças do iFood e por que essa decisão foi tomada
Uma das maiores reclamações dos donos e donas de bares e restaurantes do país era a falta de controle sobre os cancelamentos dos clientes finais pelo iFood. Mas isso agora deixa de ser responsabilidade da plataforma.
O iFood agora possibilita ao cliente que os cancelamentos sejam feitos diretamente entre restaurante e cliente. A nova forma de cancelamento busca evitar prejuízos tanto dos consumidores quanto dos estabelecimentos, chegando em um acordo melhor para ambos os lados.
E para usar essa função será muito simples também. Veja o passo a passo de como vai funcionar:
1º Passo: Primeiro, o cliente terá que pedir o cancelamento pelo sistema e o restaurante recebe o aviso do pedido.
2º Passo: Em seguida, o estabelecimento pode decidir se concorda ou não com a decisão, podendo entrar em acordo com a pessoa que deseja cancelar.
3º Passo: Para pedidos que já foram entregues, será necessário que o cliente justifique sua decisão. É possível anexar fotos ou evidências que comprovem que o pedido não chegou como esperado.
Outra situação é que o restaurante pode informar se concorda ou não com os problemas alegados pelo consumidor. Se não houver acordo, quem irá decidir o que vai acontecer é o iFood.
O iFood decidiu realizar alterações por influências dos próprios empreendedores que utilizam o aplicativo. A decisão foi tomada no Fórum de Parceiros do iFood, que aconteceu em 2022, e teve apoio de 20 empreendedores colaboradores do aplicativo.
Além disso, o iFood também adicionou a opção de confirmação da entrega para lugares com delivery próprio.
Com as alterações, o resultado no geral é positivo. Houve cerca de 75% de redução dos pedidos de cancelamentos em estabelecimentos que aderiram às novas regras do aplicativo.
Jornalista, fascinada por empreendedorismo, marketing digital e inovação. Responsável por informar o que há de novo no food service.