McDonald’s anuncia saída da Rússi

A rede anunciou a retirada de todas as suas mais de 800 unidades do país

Desde o início da invasão russa na Ucrânia o país tem visto inúmeras empresas realizando sanções contra a Rússia. Agora é a vez do McDonald 's realizar mais uma delas. 

Após 30 anos, a rede norte-americana decidiu deixar o país como forma de resposta à crise humanitária. A empresa iniciará o processo de saída com a venda dos seus negócios locais. 

O CEO da companhia, Chris Kempczinski, afirmou que a decisão é difícil, mas inevitável. “Temos um compromisso com nossa comunidade global e devemos permanecer firmes em nossos valores. E nosso compromisso com nossos valores significa que não podemos mais manter os Arcos brilhando lá”, disse, em referência aos arcos que são a marca registrada da multinacional.

Em março, poucas semanas após o início da ofensiva russa na Ucrânia, o McDonald's havia anunciado que fecharia temporariamente as 850 lojas na Rússia. A decisão acompanhou um êxodo de empresas ocidentais do país, à medida que Estados Unidos e aliados adotaram uma série de sanções contra Moscou.

McDonald’s anuncia saída da Rússia

Como irá funcionar

A rede americana venderá todas as filiais russas de seus restaurantes a um comprador local. A prioridade é assegurar que os 62 mil empregados continuem recebendo.

O grupo McDonald 's prometeu preservar as dezenas de milhares de empregos na Rússia. "Serão conversados os postos de trabalho", afirmou Elena Chilingarian, porta-voz da companhia no território russo à Agência Efe. 

A saída do grupo tem um grande peso simbólico e econômico, porque a rede de 'fast food' foi uma das primeiras marcas ocidentais que se estabeleceu em Moscou, em 1990, pouco antes da desintegração da União Soviética. A presença do McDonald's na Rússia acabou se tornando um símbolo do fim da Guerra Fria.

Na bolsa de valores, a reação à notícia foi limitada. Por volta das 8h (de Brasília), as ações do McDonald’s subiram 0,35% no pré-mercado da Bolsa de Nova York.

Assine nossa Newsletter