Dados apontam que consumo de alimentos enriquecidos em vitaminas e minerais pode disparar nos próximos anos
A busca por uma alimentação saudável com vitaminas e fortificantes vem crescendo nos últimos anos. A previsão é que a tendência não diminua e alcance números inesperados até 2027.
Ao que indica, o aumento de doenças crônicas, o envelhecimento rápido da população e a tendência de saúde e bem-estar estão estimulando esses números.
De acordo com a pesquisa “Food Fortifying Agents Market”, divulgada pela MarketsandMarkets, O mercado global de produtos saudáveis e agentes naturais de alimentos e bebidas deverá atingir US$ 128 bilhões até 2027.
Crescendo uma taxa de 10,1% de CAGR (métrica financeira que avalia a possibilidade de um negócio). Essa demanda é impulsionada por sua adoção crescente em vários produtos para alimentação e suplementação, segundo o relatório.
Já segundo a Meticulous Research, a previsão para o mercado global de alimentos e bebidas funcionais é de US$ 532,98 bilhões até 2030.
O que significa um CAGR de 8,9%, entre 2023 a 2030. O estudo também fala de produtos integrais, fortificados, enriquecidos ou aprimorados que fornecem benefícios à saúde
Esses números são resultados da popularização de dietas saudáveis, ricas em nutrientes que crescem com a busca de mudança de estilo de vida da população.
Comer saudável é o que chama atenção nas dietas. Não só alimentos com nutrientes, mas que também possuem suplemento, entre outros.
É comum as tendências da população modificarem a cada ano junto ao estilo de vida. E agora, a saúde é o principal pensamento da maior parte da população ao se alimentar.
Cerca de 63% dos consumidores globais acreditam que ter um sistema imunológico forte define o que significa ser saudável, de acordo com a pesquisa Voice of the Consumer: Health and Nutrition Survey (2022).
Já 43% dos entrevistados da Pesquisa Lifestyles Survey (2022), da Euromonitor International, confessaram prestar atenção às informações e rotulagem nutricional, destacando a importância dos rótulos.
Porcentagem que confirma o alto índice de popularização de alimentos e bebidas saudáveis neste ano e nos próximos.
No Brasil não é diferente, a população brasileira também se preocupa com a saúde e a qualidade dos alimentos que consomem.
Segundo o estudo “Sentimento do Consumidor”, realizado em 2022 pela WW em parceria com o Instituto Kantar, 91% dos brasileiros já escolhem produtos benéficos à saúde.
O que completa a pesquisa da Innova Market Insights que mostra que 69% da população querem produtos de qualidade e 60% priorizam alimentos que reforcem a imunidade.
Embora a saúde seja uma pauta importante, começou a ter mais atenção nos últimos anos, muito após a pandemia do Covid-19.
Porém, vale lembrar que essa tendência não parece ser passageira, o que obriga fabricantes e empresários do food service a se adaptarem à nova fase de alimentação dos consumidores.