Mercado de vinhos conquista consumidores

Setor de vinho cresce e promete expandir ainda mais no segundo semestre de 2023

Após um período de ressaca, o mercado de vinho está melhorando desde o ano passado e a tendência é que o setor se expanda ainda mais em 2023. Sabores diversificados e inovações também são razões para esse crescimento inesperado.

Segundo a ABE (Associação Brasileira de Enologia), desde 2017 o Brasil mantém seu nome no setor de vinhos. Além disso, Dados da Ideal Consulting indicam que o mercado cresceu cerca de 6% no primeiro quadrimestre entre 2021 e 2022, impulsionado pelos vinhos nacionais.

O índice é positivo para mercado de bebidas e food service. Ainda conforme dados da Ideal Consulting, em 2022, o vinho vendeu mais de R$400 milhões de garrafas, importadas e brasileiras.

O que promete uma venda significativa para o mercado no segundo semestre de 2023. Ricardo Castilho, sócio-fundador da Elite Vinho, comenta que a venda da bebida nos últimos anos tem sido promissora.

Ele destaca que os fatores para essa preferência e evolução não se limitam a interesse e conhecimento do público, mas também pela qualidade dos vinhos nacionais, expansão de vinícolas nas regiões, aumento da oferta e diversificação de rótulos e lojas especializadas.

"Todos esses fatores têm resultado em um mercado de vinhos mais dinâmico, diversificado e em constante crescimento no Brasil.” explica Ricardo “ A tendência é que essa evolução continue à medida que mais consumidores se interessem pelo universo dos vinhos e o país consolide sua posição como produtor de qualidade no cenário mundial".

mercado de vinho

O empresário ainda ressalta os impactos positivos nas produções de vinho nos últimos anos: 

"Algumas das principais razões para essa melhoria são investimento em tecnologia e conhecimento enológico, capacitação e especialização, pesquisa e desenvolvimento, reconhecimento em premiações internacionais, aumento da demanda e do consumo interno", diz ele.

Castilho, acredita que algumas iniciativas de fora vem contribuindo para o crescimento e fortalecimento do mercado de vinhos no Brasil.

"Há sustentabilidade e práticas vitivinícolas responsáveis, vinhos orgânicos e biodinâmicos, enoturismo, inovação e criatividade na produção de vinhos, colaboração e troca de experiências ", analisa o sócio-fundador.

Esses aspectos citados por Castilho demonstram um mercado de vinhos nacionais com potencial, não só de crescimento, como consolidação do Brasil como um grande nome no cenário mundial.

Novos sabores

Mesmo com a expansão do mercado, o que vem conquistando consumidores são justamente os sabores diferentes de bebidas. Afinal, as tendências de consumo para 2023 indicam justamente procura de novidades e diferenciais.

Segundo dados da Wine Intelligence, 70% dos brasileiros dizem estar abertos a provar novos tipos e estilos de vinho. Número que coloca o consumidor brasileiro em destaque em relação aos outros países.

De acordo com a pesquisa, Brasil está na frente de grandes nomes como Estados Unidos está com 51%,  Inglaterra 43% ou Colômbia 52%. Uma das razões é o avanço do comércio online, ou e-commerce, que dá oportunidade para o público explorar e conhecer novos produtos.

Seja a qualidade do sabor ou as marcas diferentes, o vinho nacional é uma grande aposta do mercado comercial para esse e nos próximos anos. É importante ficar atento à expansão nacional e internacional, que pode afetar todo o setor.

ASSINE A SAIPOS NEWS