ESG para restaurantes: confira 5 passos para aderir

Afinal, o que é ESG? As atividades Ambientais, Sociais e de Governança (Environmental, Social and Governance, em inglês) são um conjunto de critérios utilizados para avaliar uma empresa em relação às práticas sustentáveis. 

As ações ambientais ganham cada vez mais relevância e no mercado de food service isso não é diferente. Investidores e clientes buscam muito além do produto: também querem valores condizentes com suas ideias. 

Essa sigla engloba ações de cuidado ambiental, mas também de itens sociais, como condições de trabalho, diversidade e direitos humanos. É composta pela transparência, ética e responsabilidade da governança. 

Conheça mais sobre ESG e como funcionam esses critérios 

Se você quer entender mais sobre essa sigla tão utilizada no mundo dos negócios, acompanhe o artigo que a Saipos criou sobre o tema. Aqui você verá:

Como aplicar ESG SAIPOS

Quais são os pilares do ESG?

Os pilares do ESG - ambiental, social e governança - são variados e contam com muitas opções para aplicá-los. Quando você entende esses itens, consegue melhorar a forma de colocar tudo em prática.

Empresas do mundo todo trabalham para se adequar nesses objetivos. O iFood, por exemplo, publicou, em 2024, o relatório de sustentabilidade 2022/2023, que foca na redução de emissão de CO², sendo uma das metas do pilar ambiental. 

Confira os pilares do ESG e o que contempla em cada um deles:

Pilar Ambiental

  • Gestão dos resíduos: descarte consciente, separação do lixo e campanhas sobre o tema são ideias para esse tópico. 
  • Embalagens e itens ecológicos e biodegradáveis: cada vez mais acessíveis, as embalagens recicláveis e biodegradáveis estão em alta, sendo uma busca ativa dos clientes. 
  • Pensar na redução da emissão de poluentes: como no exemplo do iFood que trouxemos acima
  • Recursos: evitar o desperdício de água e energia, cogitando inclusive a energia solar e outras fontes alternativas. 

Pilar Social

  • Condições de trabalho: manter os alvarás de funcionamento em dia, ter itens de prevenção para acidentes, seguir normas de segurança, manter o ambiente limpo e em boas condições de uso são exemplos deste tópico. 
  • Bem-estar: prezar pela saúde mental e integridade física, disponibilizar alimentos saudáveis para consumo, optar por fornecer plano de saúde e esportivos são algumas formas de fazer seu colaborador sentir-se bem. 
  • Engajamento: fazer com que os clientes e a comunidade em geral participem de ações voltadas ao cuidado com meio ambiente e descarte consciente. 

Governança

  • Transparência: os processos da empresa e suas ações devem ser éticas e visíveis para seus funcionários e sociedade. 
  • Ética e legalidade: manter-se ético e dentro das leis, tratando todos com respeito e considerando suas especificidades. Não esqueça que além de um direito dos trabalhadores, a parte legal também diz respeito aos órgãos fiscalizadores. 

Quais as vantagens de aderir ao ESG?

Em um mundo conectado e globalizado, ações positivas viralizam e atraem o público que se identifica com o bem que aquele momento provocou. Essa cadeia de engajamentos traz visibilidade para seu negócio e impulsiona o marketing

Além disso, clientes que têm ideais de causas sustentáveis e similares, como veganos e vegetarianos, acabam considerando muito mais seu restaurante do que o concorrente. 

As ações de economia de recursos, investimentos em itens sustentáveis e biodegradáveis possibilitam a sobra de recursos para outros projetos do seu negócio. 

Pense que uma empresa bem estruturada nos níveis sociais, ambientais e de governança têm menor possibilidade de crises com oscilações de mercado. 

Dica da Saipos: invista em cursos ou palestras para seus colaboradores sobre essa temática. Faça-os entender a necessidade de um negócio mais sustentável e amigável, assim como as vantagens desse espaço. 

Como aplicar ESG no meu restaurante em 4 passos

Para começar a transformar seu negócio dentro dos parâmetros ESG, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas a curto e médio prazo. Confira:

  1. Origem de ingredientes;
  2. Tipos de embalagem;
  3. Redes sociais;
  4. Mudanças operacionais;

1. Origem de ingredientes

Nesse caso, pense de onde vem o que é servido no seu espaço. Muitas vezes, fornecedores seguem um caminho menos cuidadoso, assim como o tipo de produto que entregam. 

Alimentos orgânicos, de pequenos produtores, com pouco agrotóxico e embalagens sustentáveis podem ser uma alternativa aos que já fazem parte do seu estoque. Pense nas opções que podem ser remodeladas. 

Além disso, confira a procedência e veracidade dos fornecedores, para não cair em golpes e garantir alimentos seguros e sustentáveis. 

2. Tipos de embalagem

Para trocar suas embalagens atuais por sustentáveis, não pense que terá que investir muito. Hoje existem diversos tipos biodegradáveis e ecológicos. Confira alguns materiais: 

  • Papel reciclado;
  • Fibra de coco;
  • Plástico PLA.;
  • Saco de juta;
  • Cera de abelha.

Pense em substituir talheres e copos descartáveis, assim como canudos e similares. Muito além das embalagens de delivery, o atendimento de salão também pode trazer essa imagem sustentável.

3. Redes Sociais

Engajar seu público com ações de sustentabilidade ou de conscientização de saúde e bem-estar reforça a imagem positiva da sua empresa. 

Nesses casos, promover anúncios que mostram ações voltadas ao ESG torna-se uma boa estratégia. Segundo o Saiper Thiago Hilt, Copywriter do time de marketing da Saipos, apostar em anúncios é uma boa para conversão em clientes. 

“Os anúncios podem ser responsáveis por trazer novos clientes para o restaurante ou para fazer os clientes retornarem para provar novos pratos”, afirma Thiago. 

O Saiper ainda destaca um ponto relevante sobre essa ferramenta. “O resultado em vendas é proporcional ao resultado dos anúncios”, conclui. 

4. Mudanças operacionais 

Quando falamos de atualizar processos e ideias para novas alternativas, o operacional pode ser um desses tópicos. 

Além do cuidado com a cozinha, salão, limpeza e gestão, o sistema utilizado pelo restaurante pode ser um bom aliado para atingir esses objetivos. 

Evitar perdas com uma boa gestão de estoque, aumentar a sustentabilidade com notas por e-mail, ajustar fornecedores e evitar papeladas e burocracia são itens importantes para concluir as metas propostas. 

Ter uma operação ágil e inteligente evita problemas e mantém o restaurante funcionando. Sabia que a maioria dos restaurantes fecham as portas nos 2 primeiros anos? Muitos por falta de organização. Confira mais clicando aqui!

Invista em um sistema de gestão que te ajude nessa missão!

Reavaliar a estrutura do seu negócio para entender onde é possível encaixar o ESG é uma tarefa desafiadora e que merece atenção.

Porém, nada mais simples, ágil e inteligente do que um sistema que economiza seu tempo e te apresenta soluções fáceis para seus problemas, correto?

O sistema da Saipos é o mais completo do mercado, contando com mais de 70 funcionalidades para revolucionar seu restaurante. Confira algumas: 

 

Funcionalidade

Aplicação no dia a dia 

☁️Sistema 100% localizado na nuvem

Possibilita que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora.

🧑‍🍳Super integradora do iFood

Somos super integradores no iFood, isso quer dizer que temos uma das melhores integrações do mercado!

📎Ficha técnica automatizada

Evite desperdícios e garanta o fornecimento de ingredientes necessários para cada prato.

🖥️Concentração dos pedidos em uma única tela

Tenha todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela, facilitando a comunicação com a a cozinha

📋Cardápio online ou QR code

Fazemos todo o cadastro do cardápio: fotos dos produtos, adicionais, campo de observação e acesso via link ou QR Code.

➕70 ferramentas! 

Mais de 70 ferramentas exclusivas para o dono de restaurante ter total controle do que acontece dentro do seu negócio. 

 

Faça parte dos mais de 15 mil restaurantes que contam com a Saipos para mudar seu negócio. Clique no banner abaixo e agende uma demonstração 100% gratuita.

FAQ

Saiba mais sobre o assunto!

O que é o conceito ESG?

É a sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. São critérios utilizados para medir o desempenho de uma empresa em relação às práticas sustentáveis e responsáveis. Abrange condições de trabalho, diversidade, sustentabilidade, cuidado com a saúde e meio ambiente.

Quais são os 3 pilares do ESG?

Os 3 pilares são Ambiental, Social e Governança. Eles representam a forma como as empresas devem operar para tornarem-se mais sustentáveis e responsáveis.

Qual a importância da ESG para a empresa?

Desenvolvendo essas estratégias, as empresas melhoram sua reputação, atraem investidores e profissionais talentosos, além de reduzir riscos e custos operacionais.

Qual o melhor sistema de gestão para restaurantes?

O sistema de gestão da Saipos é a melhor opção para restaurantes pois traz possibilidades de inovação e sustentabilidade aos negócios, contando com mais de 70 funcionalidades para aumentar vendas e impulsionar lucro.