O Município - Estabelecimentos devem seguir regras da Vigilância Sanitária para adaptar o ambiente
Restaurantes, supermercados, padarias, praças de alimentação e bares de Blumenau podem, se quiserem, liberar a entrada de animais de estimação trazidos pelos donos.
As normas para a permanência dos pets em estabelecimentos comerciais que lidam com alimentos foram criadas pela equipe de Vigilância Sanitária da cidade. A reportagem é do jornal O Município.
De acordo com o documento, “a permanência será permitida somente na área de consumação, desde que os estabelecimentos possuam espaço reservado” para os clientes e os animais deles.
Essa área deverá possuir uma torneira para a higienização das mãos. Além disso, é obrigatória a existência de um funcionário exclusivo para manter o local limpo.
A Gerente de Vigilância Sanitária do município, Josiane Berlin, explica que a criação das normas atende diversas solicitações, dúvidas e sugestões que a pasta recebe:
“Desde que respeitando os critérios, respeitando as pessoas que não têm animais e as questões de higiene, não há nada que restrinja. São tendências que vem ocorrendo e a gente tem que acompanhar”, defende.
Os restaurantes, mercados ou qualquer outro estabelecimento com atendimento ao público, que comercialize alimentos e que queiram se adaptar, não precisam entrar em contato com o órgão fiscalizador.
Segundo Josiane, anualmente, durante a inspeção para renovar o alvará sanitário, os profissionais da prefeitura avaliarão se tudo está de acordo com as normas.
Nos casos em que não há consumação no local, como supermercados, só é autorizada a entrada de animais de pequeno porte e que estejam no colo do tutor ou em uma caixa de transporte.
Durante esta semana, todos os shoppings de Blumenau estão sendo visitados pelos fiscais da Vigilância Sanitária para a verificação de como estão as condições higiênicas dos estabelecimentos que comercializam e manipulam alimentos dentro desses locais.
“Obviamente que as equipes aproveitam e verificam o andamento dos processos/protocolos de alvará sanitário”, detalha Josiane.
Até o momento, todos os grandes shoppings da cidade permitem a entrada de animais, exceto nas praças de alimentação.