Os alunos do município de Itajaí em Santa Catarina são os mais novos promotores do consumo consciente no país. Isso porque a professora, Patrícia Wanderlinde Alves ficou impactada com os números da fome no mundo.
Depois de ler que mais de 880 milhões de pessoas não têm o que comer no Mundo, sendo 48,6 milhões brasileiros. Alinhado aos dados do desperdício de alimentos revelado pelo Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente: Cerca de 930 milhões de toneladas foram para o lixo.
Ela resolveu dar um basta nisso e mudar os hábitos de consumo dentro e fora da escola, dos seus 46 alunos do 5º ano, implementando o projeto: Tempo Esgotado!
Patrícia desenvolveu e implementou para os alunos da faixa de 10 anos de idade o projeto e durante uma semana, eles anotaram tudo o que comeram e desperdiçaram. O final não poderia ser outro: ficaram impressionados com a quantidade de alimentos que desperdiçaram.
Munidos desse conhecimento, eles reuniram informações sobre o consumo consciente de alimentos e criaram um folder e cartazes, que foram distribuídos dentro da escola, em ônibus e pontos comerciais com grande circulação de pessoas.
Os alunos também fizeram palestras para as outras turmas do colégio, que foram gravadas e disponibilizadas num canal no Youtube. O projeto trabalhou com as informações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e incluiu ainda um curta metragem mostrando como o desperdício de alimentos acontece dentro de casa.
A estudante Maria Luíza conta que os ensinamentos mudaram a rotina dentro de casa: “Eu vou levar esse projeto para a minha vida toda. As atitudes da minha casa mudaram muito. Meu pai começou a usar as sobras do dia anterior. Minha mãe não usava frutas feias e agora usa”, explica a garota.
Fonte: Nações Unidas Brasil
Jornalista, fascinada por empreendedorismo, marketing digital e inovação. Responsável por informar o que há de novo no food service.