Como tornar meu restaurante mais eficiente? Saiba os segredos!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como tornar meu restaurante mais eficiente e lucrar mais?

Tornar um restaurante mais eficiente não é uma tarefa fácil. No geral, para isso você precisará de melhorias no atendimento, nos processos de preparo e criação de diferenciais.

Portanto, isso quer dizer que, além de fazer o básico com maestria, será obrigação do empreendimento oferecer mais do que os clientes estão acostumados a ver por aí.

Bom, todas essas exigências podem demandar um tempo até que as questões estejam alinhadas e comecem a dar frutos.

No entanto, sabemos que para seu negócio se tornar um restaurante mais eficiente, é necessário dar um primeiro passo, que é o planejamento.

Pensando nisso, a Saipos preparou as melhores dicas de como abrir um restaurante que vão te ajudar a dar um show e atinja mais pessoas a cada dia.

Se preferir, você pode acompanhar essas e muitas outras dicas para tornar o seu restaurante mais eficiente, baixando nosso e-book. Aperte no banner! É grátis!

1. Comanda eletrônica e Controle Financeiro

Ainda é comum ver bares e restaurantes que anotam os pedidos em comandas de papel. Apesar de ser o "sistema" mais barato e de fácil acesso não é a melhor opção para seu estabelecimento caso seu objetivo seja lucrar e ter o controle da sua empresa.

A comanda em papel acaba deixando muita margem para furos no caixa e também para erros dos atendentes.

Imagine se você tem um prejuízo de R$ 20,00 por dia pelo fato do garçom ter anotado algo errado. Ou ainda, porque tem acontecido furos no caixa, em um ano o prejuízo será de R$ 7.300,00.

Acredite, a comanda eletrônica agiliza o atendimento. Existem sistemas para restaurante que realmente são mais complexos e tem uma curva de aprendizado maior.

Por isso, ao serem implantados, acabam tornando o processo mais lento. Ferramentas como o sistema Saipos já resolvem isso por serem extremamente simples tornando seu restaurante mais eficiente.

Ter o controle financeiro do seu negócio até mesmo nos centavos, é essencial para qualquer gestor que preza pelo seu lucro.

Dessa forma, o controle do que é vendido, das contas a pagar e a receber é muito importante para o momento de tomada de decisões.

2. Atendimento Delivery e Mesas

Disponibilizar o seu cardápio de forma digital, melhora a experiência de compra do consumidor.

Imagine o cliente chegar no seu restaurante e assim que sentar ter um QRCode para  que ele possa acessar o cardápio.

Antes mesmo do garçom entregar o cardápio físico ele já estará consultando todo cardápio com preços atualizados no seu facebook ou site.

Esse é  um detalhe que faz a diferença na imagem que seu restaurante passa aos clientes, além de ser um diferencial muito relevante.

Ainda, é importante adaptar suas vendas para tentar atender o maior número possível de pessoas, e atualmente, um público muito forte é o que consome sem sair de casa.

Portanto, perceba que montar um restaurante delivery é fundamental para consolidar sua marca, e para gravar na mente das pessoas a imagem de um restaurante que está sempre pronto para servir.

3. Autoatendimento Restaurante

Apesar de ainda não ser tão comum, o autoatendimento restaurante é uma tendência no segmento de bares, restaurantes e lanchonetes.

Você não precisa desenvolver um totem ou algo muito engenhoso para que as pessoas façam o seu próprio atendimento.

Diversos tablets para restaurantes fixados com suportes antifurto no balcão se pagam em pouco tempo considerando que não precisará de tantos atendentes.

Só necessitará de um sistema para restaurante, no qual, assim que o cliente realizar o pedido no balcão ele já saia impresso na cozinha.

4. Cardápio digital

Outra coisa que pode tornar seu restaurante mais eficiente é o cardápio digital.  Este tipo de menu normalmente é feito com tablets, que são compostos por um sistema para restaurantes.

Basicamente, ele usa um software, que permite um acesso mais simples e fácil. E você ainda pode alugar tablets para restaurantes, não necessita comprar.

Mas saiba que o cardápio digital funciona com a programação que você mesmo cria.

O que permite autonomia para o cliente. Além de prático, não depende da disponibilidade do garçom.

5. Ótimo atendimento

A maneira como se recepciona os clientes é muito importante para o bom desempenho em vendas de qualquer negócio.

Por isso, é importante ter um cuidado especial com os colaboradores. Os funcionários são peça chave para que a freguesia se sinta acolhida e confortável.

Para isso, é fundamental treiná-los com frequência e solidez sobre o que realmente importa dentro do conceito do restaurante.

Isso porque, estabelecer uma cultura para a empresa é importante para que os funcionários adquiram uma postura similar frente aos clientes.

No entanto, é necessário compreender que há uma série de pontos interligados ao atendimento, e que precisam ser trabalhados com atenção.

Um exemplo, é o cuidado ao servir os pratos, já que isso transmite a atenção que se  tem com o preparo e com a experiência do cliente.

Além disso, deve-se entender que não é apenas a equipe de garçons que precisa ter atenção ao atendimento.

O dono, ou o chefe de cozinha, também podem - e devem - circular no salão e conversar com o público, até mesmo em busca de feedbacks.

Aproveite para baixar o nosso e-book "11 dicas para melhorar o atendimento em seu restaurante". Aperte no banner e faça o download grátis!

6. Faça promoções atrativas!

Se você quer ter um restaurante eficiente, precisa focar em métodos para atrair clientes. Uma boa forma de fazer isso é aproveitando promoções para chamar atenção do público.

Uma boa estratégia é utilizar as suas redes sociais para conquistar novas pessoas, através de vídeos, stories, enquetes e fotos dos seus pratos, aquelas de deixar com água na boca.

Mas lembre-se que nada disso faz sentido se você não oferecer uma boa experiência para o seu cliente. Por isso, é preciso garantir que tudo que ele presenciará será tão bom quanto o que viu na internet.

E para que isso dê certo, aposte em promoções para restaurante. Você pode aproveitar datas comemorativas, aniversários dos clientes, combos, prato do dia e muito mais.

7. Tenha um Sistema para Restaurante

Você deve ter notado que na maioria das dicas anteriores, a necessidade de um sistema para restaurante ficava evidente.

Muito mais do que as pessoas imaginam, alguns sistemas tem a capacidade de alterar resultados em áreas diversas do negócio.

Isso porque, um sistema para restaurante pode interferir positivamente na parte de organização financeira, como no controle de vendas, fluxo de caixa e estoque.

Além disso, ele facilita o andamento de atividades referentes a todos os processos do restaurante.

Veja abaixo alguns exemplos de melhoria que apenas o uso de um sistema pode trazer para o seu negócio!

Benefícios de uso do sistema Saipos:

  • Lista de compras;
  • Controle de estoque;
  • Geração de relatórios variados;
  • Fluxo de caixa;
  • Gestão de garçons;
  • Controle de vendas;
  • Demonstração de Resultados no Exercício – DRE;
  • Cupons gerados enviado em formato compatível com Excel para o contador mensalmente;
  • Integração com os principais aplicativos de delivery do mercado e muito mais.

Além disso, a Saipos tem o melhor custo benefício do mercado. Aperte no banner e agende uma demonstração para conhecer todas as funcionalidades!