Plano de marketing para franquias: saiba como montar em 7 passos simples

Plano de marketing para franquias: saiba tudo sobre esse documento

O plano de marketing para franquias é um documento que contém as estratégias e ações que uma empresa vai realizar para atingir seus objetivos de mercado. 

Quando bem elaborado, ele pode ajudar a aumentar as vendas, fidelizar os clientes, fortalecer a marca e expandir o negócio.

Por esse motivo, ele deve ser padronizado e replicado pelos franqueados, que são os responsáveis pela operação das unidades. 

Além disso, o plano de marketing deve ser claro, objetivo, prático e mensurável, para que possa ser seguido e avaliado por todos os envolvidos na rede.

Nesse texto, vamos te explicar tudo o que você precisa saber para construir esse documento, de forma que ele possa ser facilmente colocado em prática pelo franqueado. Confira:

banner para mostrar como mentar o seu plano de marketing para franquias - SAIPOS- Sistema para restaurantes

7 passos para montar um plano de marketing para franquias

O seu plano de marketing para franquias deve ser elaborado de modo a facilitar a vida dos franqueados e garantir com que eles consigam seguir o padrão de qualidade do seu negócio. 

Confira, a seguir, como construir esse documento tão importante em 7 passos simples:

  1. Construa um manual de marketing para franquias;
  2. Invista na construção e na comunicação da marca;
  3. Crie um fundo de marketing coletivo;
  4. Crie um calendário de ações de marketing;
  5. Invista em estratégias de mídia paga e marketing de conteúdo
  6. Inclua informações relevantes no site e redes sociais;
  7. Ofereça treinamentos e produza materiais de apoio;

1. Construa um manual de marketing para franquias

Um manual de marketing para franquias desempenha um papel vital na manutenção da consistência da marca, na orientação dos franqueados e na garantia de que as estratégias de marketing se alinhem aos objetivos do franqueador. Sendo uma ferramenta ideal se você quer franquear seu restaurante.

Para montar esse documento, é preciso seguir alguns passos. São eles:

Atividade

Descrição

Definir o público-alvo

Geralmente, o público-alvo do manual são os franqueados e os seus colaboradores, que devem estar familiarizados com as regras e as diretrizes do marketing da rede.

Utilizar uma linguagem simples e objetiva

O manual deve ser escrito em uma linguagem clara, simples e objetiva, evitando termos técnicos ou complexos.

Definir o escopo e objetivos

Determine quais informações e diretrizes de marketing serão abordadas e quais resultados espera alcançar com o manual.

Descrever a identidade da marca

Isso inclui a missão, visão, valores, público-alvo e posicionamento no mercado. Certifique-se de que todos os franqueados entendam a essência da marca.

Estabelecer diretrizes do uso de marca

Forneça diretrizes detalhadas sobre o uso da marca, incluindo logotipos, cores, tipografia e elementos visuais.

Fornecer modelos e mockups

Garanta exemplos práticos de artigos de publicidade da marca para que assim os franqueados possam utilizar, como modelos de publicações de redes sociais, anúncios, materiais de PDV, folders e revistas.

Destacar as métricas de desempenho

Explique as métricas-chave de marketing que os franqueados devem monitorar para avaliar o desempenho de suas campanhas.

Instruir sobre o uso de ferramentas e tecnologia

Se houver ferramentas de marketing específicas que os franqueados devem usar, forneça instruções detalhadas sobre como acessá-las e utilizá-las.

Atualizar regularmente

Estabeleça um processo de revisão e atualização periódica do manual de marketing para garantir que ele permaneça relevante e eficaz ao longo do tempo.

2. Invista na construção e na comunicação da marca

Uma das principais vantagens de uma franquia é a força da marca, que já é reconhecida e consolidada no mercado. 

Investir na construção e na comunicação da marca, tanto para atrair novos clientes, quanto para fidelizar os existentes. 

Você pode fazer isso por meio de ações como: 

  • Definir a missão, visão e valores da empresa; 
  • Criar uma identidade visual padronizada; 
  • Desenvolver um slogan e um posicionamento de mercado; 
  • Divulgar os diferenciais e benefícios dos produtos ou serviços oferecidos; 
  • Criar um programa de relacionamento com os clientes.

3. Crie um fundo de marketing coletivo

Outro ponto importante sobre como desenvolver plano de marketing para franquia é estabelecer um fundo de marketing coletivo, como forma de arrecadar recursos para as ações de marketing da rede.

Dessa forma, ele  ajuda a aumentar a visibilidade da marca, a padronizar a comunicação, a reduzir os custos individuais e a gerar mais vendas.

Para criar um fundo de marketing coletivo, você deve, primeiramente, definir o valor da contribuição, que geralmente é um percentual sobre o faturamento bruto de cada franquia.

Também é preciso definir e documentar a forma como o dinheiro será usado e dividido entre as unidades, assim como o órgão responsável por administrar e fiscalizar esse fundo.

4. Crie um calendário de ações de marketing

Um calendário de ações de marketing é uma ferramenta que ajuda a planejar, organizar e executar as atividades relacionadas a esse fim dentro de uma rede de franquias. 

Ele consiste em um documento que contém as datas, objetivos, estratégias, públicos-alvo, canais, custos e resultados esperados de cada ação. 

O calendário de ações de marketing permite antecipar as oportunidades e as demandas do mercado, alinhar as expectativas dos franqueados, otimizar os recursos disponíveis e mensurar os resultados obtidos.

5. Invista em estratégias de mídia paga e marketing de conteúdo

As estratégias de mídia paga e marketing de conteúdo são ótimas estratégias para abrir um segundo restaurante, elas permitem educar o mercado sobre o seu negócio, gerar autoridade e confiança, criar relacionamento e fidelização.

Para investir em mídia paga e marketing de conteúdo, você deve definir o seu público-alvo (quem você quer atingir), o seu orçamento (quanto você pode gastar) e os seus canais (onde você vai veicular a sua mensagem).

Além disso, é preciso definir qual será o formato, ou seja, como você vai apresentar sua mensagem, e a forma como você vai medir os resultados. Atualmente existem várias ferramentas para auxiliar na mensuração de resultados. 

 

Imagem ilustrativa de estratégias de mídia paga e marketing de conteúdo que são essenciais para o bom andamento do plano de marketing para franquias

 

Estratégias de marketing como essas citadas não possuem resultados instantâneos, há a necessidade de deixar tempo para constituir um plano de marketing eficaz para sua franquia.

6. Inclua informações relevantes no site e redes sociais

O site e as redes sociais são os principais canais de comunicação online da sua marca. 

Eles devem conter informações relevantes sobre o seu negócio, como a história, missão, visão, valores, produtos ou serviços, diferenciais e contatos.

Além disso, eles devem ser atualizados frequentemente com conteúdos que gerem valor para o seu público-alvo, como novidades, promoções, dicas e depoimentos.

Para incluir informações relevantes no site e redes sociais, você deve utilizar uma linguagem clara, objetiva e adequada ao seu público-alvo.

Além disso, é preciso utilizar imagens de qualidade e que representem a sua marca, interagir com os seus seguidores e responder às suas dúvidas, sugestões e reclamações.

 

Dica da Saipos: utilize esses canais de comunicação para que eles sejam uma extensão única da sua marca, assim todos os pontos da sua marca ficam alinhados.

7. Ofereça treinamentos e produza materiais de apoio

Treinamentos e materiais de apoio são importantes para garantir que os franqueados e os seus colaboradores conheçam e apliquem corretamente as diretrizes e as ferramentas de marketing da marca. 

Para colocar em prática essa estratégia, você deve identificar as necessidades e as dificuldades dos franqueados e dos seus colaboradores em relação ao marketing da marca.

Também é preciso definir os objetivos e os conteúdos dos treinamentos e dos materiais de apoio, escolher os métodos e os formatos mais adequados para cada situação. 

Por fim, é preciso avaliar a eficácia e a satisfação dos participantes e utilizar essas informações para elevar a qualidade dos próximos treinamentos. 

As obrigações do franqueado em relação ao plano de marketing

O marketing de uma franquia envolve algumas obrigações e limitações para o franqueado, que deve seguir as orientações do franqueador e respeitar a identidade e a padronização da marca. 

Neste tópico, vamos explicar quais elas e até que ponto o franqueado pode inovar e criar estratégias próprias para a sua loja. Confira, a seguir, as obrigações do franqueado em relação ao marketing. 

Seguir o plano de marketing da franquia

A criação do plano de marketing é de responsabilidade do franqueador, além de garantir a padronização das campanhas e das ferramentas de marketing. 

O franqueado, por sua vez, deve seguir o documento e executar as atividades previstas nele, como participar das campanhas nacionais, utilizar os materiais e os recursos fornecidos pelo franqueador, reportar os resultados e receber feedbacks.

Pagar as taxas estabelecidas

O franqueado deve pagar todas as taxas exigidas para o funcionamento do plano de marketing da franquia, como a taxa de propaganda. 

Geralmente, os valores a serem repassados correspondem a um percentual sobre o faturamento bruto ou líquido do franqueado.

Respeitar a identidade da marca

O franqueado deve respeitar a identidade da marca como um todo, isso integra todo o brandbook da franquia, desde ade identidade visual da marca, tom de voz, conceito de marca, e até mesmo estilo fotográfico. 

Ao utilizar os padrões estabelecidos pelo manual da franquia em todos os pontos de contato com os clientes, como fachada, uniforme, embalagem, material impresso, etc.

Comunicar o franqueador sobre qualquer ação local

O franqueado pode realizar ações de marketing local para complementar as campanhas nacionais e se adaptar à sua realidade e ao seu público-alvo. 

Essas ações podem envolver parcerias com outros estabelecimentos, eventos, patrocínios, brindes, degustações, etc.

No entanto, ele deve comunicar e obter a aprovação do franqueador antes de realizar qualquer ação local, para evitar conflitos com outras unidades da rede ou com a imagem da marca.

Até que ponto o franqueado pode inovar no marketing?

O franqueado pode inovar no marketing dentro dos limites impostos pelo contrato de franquia e pelo manual da franquia. 

Ele pode propor novas ideias e sugestões ao franqueador, mas deve respeitar a sua decisão final. 

Ele também deve seguir as normas e os padrões da marca e não comprometer a sua imagem e a sua reputação. O franqueado pode inovar no marketing nas seguintes situações:

Situação

Descrição

Exemplo

Lacuna no plano de marketing

Oportunidade ou necessidade que não foi contemplada pelo plano de marketing do franqueador.

Plano de marketing não prevê uma estratégia para um feriado ou uma data comemorativa importante para o mercado local

Autorização do franqueador

Autorização expressa do franqueador para realizar uma ação diferente ou experimenta

Testagem de novo produto ou serviço em uma unidade.

Flexibilidade na marca

A marca possui uma flexibilidade ou uma personalização que permite ao franqueado adaptar alguns elementos ao seu contexto local

Slogan ou mascote que pode ser modificado de acordo com a região ou o segmento de atuação

 

Isso significa que ele deve sempre prestar explicações ao franqueador sobre as principais ações de marketing que ele esteja idealizando para o seu ponto de venda. Assim, todas as etapas serão 100% alinhadas com a marca 

A importância de um plano de marketing para franquias

O desenvolvimento e a implementação de um plano de marketing eficaz desempenham um papel fundamental no sucesso de qualquer franquia. Por a sua criação ser essencial, ele garante alguns benefícios à organização.

Atrair novos franqueados

Um plano de marketing eficaz não beneficia apenas as unidades existentes, mas também atrai novos franqueados. 

Um histórico de sucesso de marketing pode ser um fator decisivo para investidores em potencial ao considerar a aquisição de uma franquia.

Além de garantir presença da marca, ter uma planejamento de comunicação alinhado e bem estruturado é essencial para manter boa relação entre os seus franqueados, para que assim não ocorram ruídos na comunicação das empresas.

Criar uma consistência de marca

Um plano de marketing desenvolvido garante que todas as unidades da franquia comuniquem consistentemente a mensagem da marca.

Isso ajuda a estabelecer uma identidade de marca sólida e reconhecível pelos clientes, independentemente da localização da loja. 

Para que a mensagem da marca seja sólida, é essencial que ela tenha recorrência em seus processos, pois assim consegue se destacar perante outras franquias.

Alinhar os objetivos

O plano de marketing define metas e estratégias claras que alinham os objetivos do franqueador com os dos franqueados. 

Isso cria uma colaboração eficaz, onde ambas as partes trabalham em conjunto para alcançar o crescimento e a rentabilidade. Assim, é possível garantir que o franqueado e o franqueador estejam crescendo de forma conjunta.

Aumentar o reconhecimento de marca

Um marketing consistente e bem executado aumenta o reconhecimento da marca em um mercado competitivo. Com a estratégia certa, é possível melhorar ainda mais o awareness da marca.

Isso pode levar a um aumento na clientela e na fidelidade do cliente, à medida que os consumidores se tornam mais familiarizados com a franquia. 

Oferecer suporte aos franqueados

Um plano de marketing bem constituído oferece suporte aos franqueados, fornecendo-lhes diretrizes e recursos que facilitam a implementação das estratégias de marketing.

Isso ajuda franqueados iniciantes e experientes a alcançarem o sucesso mais rapidamente.

Analisar o desempenho

O plano de marketing para franquia inclui métricas e análise de indicadores-chave de desempenho que permitem avaliar a eficácia das estratégias. Isso permite ajustes e otimizações para maximizar o retorno sobre o investimento em marketing.

Mensurar o desempenho de campanhas de marketing é primordial para o andamento de ações estratégicas do franqueador e do franqueado. Isso garante que todo o plano de marketing funcione como um todo.

 

importância de um plano de marketing para franquias

Potencialize o seu plano de marketing com um Sistema de Gestão

Um Sistema de Gestão, como o da Saipos desempenha um papel crucial na execução bem-sucedida de um plano de marketing para franquias.

Com ele, você pode automatizar e integrar os processos operacionais e administrativos da sua franquia, facilitando o controle e a organização das atividades. Tudo isso de forma simples, ágil e inteligente.

Confira algumas dos benefícios que o nosso sistema traz para o seu negócio:

Benefício

Descrição

Centralização de operações

Nosso sistema centraliza todas as operações relacionadas à gestão de marketing em um único lugar. Isso facilita o acesso e o controle das estratégias de marketing para todas as unidades da franquia, garantindo uma abordagem consistente.

Análise de dados avançada

O sistema da Saipos, permite acompanhamento em tempo real do desempenho de campanhas, identificando o que está funcionando e o que precisa de ajustes.

Padronização da comunicação

O nosso software ajuda a manter diretrizes de comunicação claras, garantindo que todos os franqueados sigam a mesma linguagem e mensagem da marca em suas ações de marketing.

Integração com apps de delivery

O sistema de gestão da Saipos, pode integrar-se com os principais aplicativos de delivery do mercado, como iFood, Rappi e Delivery Much, facilitando o recebimento e o envio dos pedidos.

Além disso, ele é capaz de emitir e armazenar os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e ou CF/SAT.

 

Adicionalmente, a Saipos oferece treinamento e suporte aos usuários, garantindo que todos, independentemente do nível de experiência, possam aproveitar ao máximo as funcionalidades do sistema.

E também, o nosso sistema possui diversas funcionalidades capazes de automatizar os processos relacionados à gestão da sua franquia.

Além disso, o Sistema da Saipos possui mais de 70 funcionalidades integradas ao seu sistema entre elas são controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou, gestão de pedidos e entre outros,

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! 

Aperte no banner a seguir e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita dessas e de todas as nossas funcionalidades com um de nossos consultores.

FAQ

Saiba mais sobre esse assunto!

Como funciona o marketing de franquias?

As estratégias de marketing de franquias têm que ser muito avançadas, pois se tratam de marcas de grandes nomes, então essas marcas têm que estarem atentas ao seu público-alvo.

Quanto custa um plano de marketing?

Um plano de marketing, pode ser estruturado por uma equipe interna do seu time, ou então pode ser realizado por uma empresa terceira. O valor pode variar conforme tamanho da franquia e complexidade dos serviços, pode ser de R$ 3.000 até R$ 10.000

O que não pode faltar em um plano de marketing?

O plano de marketing tem que ser voltado para os dados das campanhas. por isso, é necessário definir KPIs para cada ação e acompanhar os resultados a cada semana, com ferramentas específicas para mensuração.

Qual a última etapa do plano de marketing?

É conhecida como avaliação, ela define se as campanhas que foram elaboradas foram efetivas, além de garantir se essa estrutura do plano de marketing for assertiva para a organização.

Sistema para Franquias