99Food encerra suas operações no Brasil

A partir do dia 17 de abril, o aplicativo de delivery não funcionará mais no país

Em um momento decisivo para o mercado delivery do país, o aplicativo 99 Food anunciou o fim de suas atividades em abril. 

A empresa já vinha flexionando o app com o encerramento da frota 99. Desde fevereiro as entregas eram feitas a cargos dos restaurantes.

Lançado em novembro de 2019, o 99Food operava em 59 cidades e 22 estados. Além de contar com 135 mil estabelecimentos cadastrados.

O que acontece agora?

A 99Food informou em nota que seus parceiros estão cientes e garantiu que não haverá demissões decorrentes dessa medida:

"Nossos parceiros já foram informados sobre esta decisão. Nós esperamos que, em um futuro próximo, os restaurantes aproveitem as nossas soluções logísticas para continuarem distribuindo suas refeições", afirmou a 99.

A empresa confirmou que os entregadores serão migrados para outras funções da plataforma como a 99Entrega e 99Moto.

Já os bares e restaurantes cadastrados terão que encontrar outros meios para entrega de delivery de comida.

O que levou a 99 Food tomar essa decisão?

Segundo o comunicado da empresa, acabar com o aplicativo foi a única maneira de expandir a empresa 99:

"Como companhia, decidimos concentrar muitos dos nossos recursos no desenvolvimento de serviços de duas rodas, na expansão de 99Moto e 99Entrega Moto em delivery. Por esse motivo, decidimos descontinuar o aplicativo 99Food a partir do dia 17 de abril de 2023", comunicou a 99.

A empresa já vem sofrendo com turbulências há um tempo. Em setembro houve a primeira demissão em massa. Já em janeiro, o aplicativo promoveu cortes em todas as áreas no território nacional, cerca de 800 funcionários.

O mercado delivery vinha enfrentando dificuldades com o monopólio do iFood. A empresa comandava quase 80% do mercado até o mês passado, após a decisão do Cade.

Como isso afeta o mercado?

A 99Food não é a primeira empresa de delivery a desligar suas operações no Brasil. A Uber eats, que tinha a segunda maior participação no setor, deixou o país em março de 2022.

Além disso, James Delivery e Alfred Delivery também saíram do mercado, concentrando o setor de entrega de comida nas mãos do iFood.

O mercado de delivery tem sido o palco para disputas de empresas que buscam se diferenciar com parcerias exclusivas, promoções, qualidade de serviços entre outras.

Porém, há indícios de mudanças após a decisão do Cade, que limita o contrato de exclusividade do iFood. Já que abriu espaço no setor de delivery de comida e para concorrência.

Com a saída da 99Food mas pode impactar na luta de outras empresas contra a liderança do iFood nas plataformas.

Assine a Saipos News