🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

Porções: top 7 opções lucrativas para seu bar

Quais são as melhores porções para meu bar?

Bebidas e porções são itens essenciais em um cardápio de bar. Não é novidade para ninguém o sucesso que essa combinação faz, seja em um happy hour da empresa, um encontro de amigos ou um dia na praia.

No entanto, quais são as melhores opções para oferecer? A resposta para essa pergunta é simples, porém, alguns fatores devem ser analisados.

Dependendo da localização do seu estabelecimento, algumas porções típicas podem ser oferecidas. Você também pode seguir o caminho das mais comuns. 

Porém, antes de falar dessas versões mais populares, você tem que saber como controlar suas vendas, pois, com isso, o sucesso é garantido. Mas não se preocupe!

A Saipos montou uma planilha gratuita para te ajudar com o controle de vendas! Para acessá-la, basta apertar o botão abaixo!

Quais são as melhores porções para bar?

Existem alguns tipos de opções que, independentemente da região, farão sucesso. É difícil imaginar algum lugar em que porções de batata frita não sejam sucesso de venda.

Pensando nisso, montamos uma lista com as melhores porções populares para você vender em seu bar! Confira:

  • Porção de batatas fritas;
  • Porção de bolinhos (bacalhau, mandioca, carne);
  • Porção de calabresa acebolada;
  • Porção de frango a passarinho;
  • Porção de carne com batata frita e queijo;
  • Porção de camarão;
  • Porção de mandioca frita.

1. Batata frita

A batata frita combina com diversos tipos de alimentos. Combina muito bem com hambúrguer, com um bife durante o almoço. Porém, uma porção só de batata frita também vai muito bem!

É importante que, ao servir, a batata esteja bem sequinha e crocante, evitando o excesso de oleosidade. Além disso, é melhor servir o sal separado, para o cliente temperar a gosto. 

Se quiser dar uma incrementada na porção, adicione queijo por cima da porção!

2. Bolinhos

Bolinho de bacalhau, de carne seca, de queijo, de carne moída, de arroz. São tantas opções que você pode adicionar ao seu cardápio de porções!

A massa dos bolinhos pode ser feita de batata ou de farinha. Na hora de servir, é legal oferecer um pedaço de limão, para que o cliente possa espremer e realçar o sabor do alimento!

3. Calabresa acebolada

Essa porção de calabresa acebolada é sucesso garantido e ainda é bem versátil! Pode ser servida sozinha, junto com a batata frita e até como acompanhamento para um almoço!

Assim como na batata, tome cuidado para não deixar a calabresa muito oleosa. E, claro, ela deve ser servida em rodelas.

4. Frango a passarinho

Essa é uma opção excelente para o seu bar! Barata e saborosa, com certeza será mais uma que fará muito sucesso.

Para isso, basta que o frango esteja sequinho e bem crocante. Quanto à forma de preparo, pode ser frito ou empanado. 

5. Carne com batata frita e queijo

Essa combinação de ingredientes é perfeita para uma porção! Nossa indicação para a carne é um contrafilé, que combina muito bem com a batata frita.

A porção é servida com o contrafilé cortado em tiras de um lado, as batatas fritas do outro e o queijo derretido por cima. Deu até água na boca!

6. Camarão

A porção de camarão é bastante versátil e pode ser servida de diferentes maneiras. Seja frito ao alho e óleo, empanado ou com dendê, pode ter certeza que terá um excelente sabor!

7. Mandioca frita

A mandioca frita é uma alternativa à batata frita, e também bastante saborosa! Deve ser servida bem crocante e sequinha.

Essa porção ainda pode ser combinada com carne. Além disso, combina bastante com o molho rosê, que pode ser servido à parte. 

Vale destacar que é muito interessante oferecer ao cliente pedaços de limão ou alguns molhos como acompanhamento para a porção!

Outras porções alternativas e deliciosas

Outro caminho que você pode seguir, além do tradicional, é o de porções alternativas. Não são tão comuns como as que citamos acima, mas igualmente deliciosas! Confira a tabela que montamos com ótimas ideias de porções para o seu bar:

Porção de bruschetta

A primeira porção alternativa que vamos sugerir é a de bruschetta! Bem barata e deliciosa, é também muito simples de fazer!


Em sua composição vai apenas pão, queijo, tomate e manjericão. 


O pão serve como base. Já o queijo, o tomate e o manjericão são colocados nessa mesma ordem.

Porção de dadinho de tapioca

Outra porção barata é o dadinho de tapioca! Geralmente servida com queijo coalho, basta estar bem crocante para ser um sucesso!

Porção de espetinho desconstruído

Essa é uma porção um pouco diferente, mas também é bem simples! Basta fazer espetinhos normalmente e servir sem os espetos!


Pode ser de coração de galinha, de alcatra, de frango e até de queijo coalho. Além disso, pode servir uma combinação de ingredientes. Fica delicioso!

Porção de frios

A nossa quarta indicação de porção alternativa é uma porção de frios. Consiste, basicamente, em servir uma tábua de frios com menos ingredientes, focando mais nas carnes e nos queijos.


É uma excelente opção para happy hour!

Porção de provolone empanado

Nossa última indicação é uma porção de provolone empanado! Assim como a maioria da lista, deve ser servido bem sequinho e crocante!


Serve muito bem como petisco, principalmente quando está acompanhada de algum molho!

Quais são as porções mais vendidas nas praias do Brasil?

As praias são um excelente local para vender porções. Seja uma porção de peixe, para acompanhar com uma cerveja, ou uma porção de camarão, para ser servida junto com um suco de laranja, o sucesso é certo. 

Porém, outras também podem ser vendidas nas praias! Porções com ingredientes típicos da região são uma excelente alternativa para quem quer sair das opções mais comuns.

Pensando nisso, montamos uma tabela com porções típicas de cada região praiana do Brasil!

Região

Porção

Norte

Pescada de gurijuba

Nordeste

Siri, lagosta ou camarão

Sudeste

Peroá frito

Sul

Camarão

Podemos perceber que em todas as regiões praianas as opções mais vendidas têm relação com o mar.

Você pode planejar um combo com uma dessas porções típicas e combinar com algum tipo de cerveja especial.

Dá para vender porção por delivery?

Claro que dá! No entanto, o cuidado com as embalagens para porções tem que ser redobrado!

Geralmente, os ingredientes das porções são servidos crocantes e quentinhos. Dessa forma, não tem como escolher uma embalagem que não mantenha a temperatura e amoleça o alimento.

Nossa indicação são as embalagens que possuem furos, para que o vapor possa ser liberado. Além disso, nunca coloque a porção em contato com bebidas ou outros alimentos gelados. 

Como calcular a quantidade das porções?

A quantidade da porção varia de acordo com a quantidade de pessoas que vão comer. A nossa sugestão é que uma porção não sirva mais que quatro pessoas em média. Mais do que isso, a chance de desperdício é alta.

Assim, sugerimos a conta de que cada pessoa come aproximadamente 150g. Dessa forma, a porção individual serviria entre 100g e 150g de comida. Uma porção para duas pessoas serviria por volta de 300g.

Uma porção maior, para quatro pessoas, pode conter aproximadamente 600g. Vale destacar que isso deve estar bem claro no cardápio do seu bar. Além disso, os seus atendentes devem saber informar sobre a quantidade indicada aos clientes. 

Agora que você já sabe quanto colocar em cada porção, é hora de precificar os seus pratos. Para isso, a Saipos te oferece uma planilha gratuita sobre como calcular o preço dos seus pratos!

Para acessá-la, basta apertar o botão abaixo!

Tenha uma gestão eficiente com o melhor Sistema para Bares!

Agora você já sabe quais porções servir em seu bar. Porém, para ter sucesso, você precisa de uma boa administração, principalmente se estiver querendo montar seu bar do zero!

Para isso, é muito importante que você tenha um sistema para bar!

Um bom software vai te ajudar a controlar seu estoque, suas vendas, além de auxiliar também na integração com o delivery! Para a sua sorte, o sistema para bares da Saipos oferece tudo isso!

Confira alguns dos benefícios do melhor sistema de gestão para restaurantes do Brasil:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado.

Aperte no banner e saiba mais sobre o melhor sistema para bares do mercado!

O MELHOR SISTEMA PARA BAR
O MELHOR SISTEMA PARA BAR
O seu bar, pub ou cervejaria precisa de um Software completo, que dê agilidade e praticidade aos seus processos. A Saipos é a melhor opção!
QUERO CONHECER
Daniel Pires Junqueira  - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porDaniel Pires Junqueira

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o melhor sistema para bares!