As festas de fim de ano já estão lotando agendas e caixas dos bares e restaurantes. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 81% dos empresários esperam faturar mais em dezembro, e muitos já reforçam equipes, ampliam compras e organizam operações para dar conta da demanda.

As famosas confras corporativas, encontros de amigos e celebrações familiares estão movimentando o setor de alimentação fora do lar neste fim de ano. Dados recentes da Abrasel mostram que 81% dos empreendedores esperam aumento no faturamento em relação ao mesmo período de 2024, e para 26% deles, esse crescimento deve ser de pelo menos 10%.
Os primeiros sinais dessa melhora já aparecem nos resultados de outubro, afinal, o percentual de negócios no prejuízo caiu de 27% (em setembro) para 20%. No mesmo mês, 40% das empresas registraram lucro, um salto de sete pontos porcentuais. O Índice Abrasel-Stone também confirma o ritmo acelerado, com crescimento de 1,6% nas vendas na comparação com setembro.

Além disso, com o avanço nas reservas, muitos estabelecimentos estão revendo escalas e ampliando equipes. Gerando grandes oportunidades de freelancers, 32% dos bares e restaurantes pretendem contratar mais funcionários e, para 78% deles, o motivo é exatamente a demanda de fim de ano.