Comanda Eletrônica vs Comanda de Papel

William Martins - Jornalista e Analista de Marketing e SEO da Saipos
Escrito porWilliam Martins

Jornalista e Analista de Marketing e SEO da Saipos

Comanda Eletrônica vs Comanda de Papel: Qual é a melhor?

O melhor tipo, sem dúvidas é a comanda eletrônica, e ela pode ser mais fácil de utilizar do que você imagina!

Agilidade no atendimento, redução de erros e melhor experiência do cliente são só algumas das vantagens de ter uma Comanda Eletrônica.

Apesar de estar caindo bastante o número de bares e restaurante que ainda controlam o consumo de seus clientes com comandas de papel, ainda há um número expressivo de restaurantes que fazem uso dessa ferramenta.

Portanto, é por conta disso que diversos estabelecimentos ficam em dúvida na hora de escolher qual a comanda ideal para restaurante.

Para ajudar nisso, nós preparamos o quadro comparativo abaixo. Confira:

 

Comanda Eletrônica vs Comanda de Papel: Qual é a melhor? 

Comanda eletrônica Comanda de papel
Pedidos mais organizados Controla a quantidade de clientes 
Permite customização  Uso mais simples 
Impressão automática  Custo benefício menor
Evita erros e fraudes  Não permite alterações
Precisa de um software para operar Risco maior de perder 
Investimento maior  Dificuldade de análise e registro 

 

Como você vê, a comanda de papel permite menos funcionalidades, mas dependendo do tamanho do seu negócio, ela ainda pode ser totalmente eficiente.

Por isso, preparamos um modelo de comanda para restaurante totalmente personalizável para você. Clique no banner e baixe grátis!

Por que alguns restaurante não utilizam comanda eletrônica?

De acordo com os donos de restaurantes, existem apenas dois motivos que ainda impedem a mudança da comanda restaurante papel para o eletrônico.

Um deles, é em relação ao custo de implantação de um novo sistema para restaurantes e o receio de adaptar-se a ferramenta, tornando o processo mais lento e burocrático.

No entanto, a cada dia que passa estes argumentos são ouvidos cada vez menos, e mais restaurantes optam pela comanda eletrônica ou comanda digital.

Atualmente, já é possível encontrar desde soluções gratuitas até soluções que exigem um investimento mais alto. O fato é que tudo precisa de um equilíbrio.

Em muitos casos, as soluções gratuitas podem ficar defasadas pois não são atualizadas com frequência.

E por outro lado, soluções com investimentos muito altos não cabem no bolso do pequeno empresário.

Dessa forma, existem sistemas para restaurantes que oferecem um produto simples em troca apenas de uma mensalidade acessível. Ou seja, você contrata online e já sai utilizando.

Quanto ao número de cliques ou o tempo que se gasta para tirar um pedido, já é possível lançar um pedido no qual o sistema já identifica quando o cliente está ligando.

Além disso, ele sugere ao atendente se o cliente deseja repetir o último pedido. Assim, um pedido de delivery leva menos de 30 segundos para estar na cozinha.

Agora que você já sabe o qual o melhor tipo de comanda para  restaurante, pode buscar essa inovação no seu estabelecimento para não ficar para trás!

Vantagens de um sistema para restaurante com comanda eletrônica

  • Agilidade no atendimento, tanto para tirar o pedido como para enviá-lo à cozinha através de impressoras sem fio.
  • Redução de falhas humanas;
  • Redução das chances de furto;
  • Aumento do controle do negócio como um todo. Desde as contas a pagar até relatórios para saber quanto está faturando, pratos que mais e menos giram, entre outros;
  • Possibilidade de corrigir erros, reabrir e fechar contas;
  • Implantação de um programa de fidelidade.

1. Agilidade no atendimento!

Ao conversar com diversos donos de restaurante que já utilizam um sistema para restaurantes, tivemos dois comentários que resumem bem o que um sistema de comanda eletrônica faz pelo empresário.

Um deles é que ele REALMENTE agiliza o atendimento ao consumidor, seja no delivery ou nas mesas.

E outro, é que um restaurante não para de funcionar por não ter um sistema, mas a gestão do negócio passa a ser realizada em outro nível, com muito mais controle e atenção.

Para te ajudar ainda mais nessa etapa, clique no banner e baixe grátis nosso Ebook de 11 Dicas de Atendimento para Restaurante!

2. Redução de falhas

Sempre que se depende apenas de recursos humanos, sem aproveitar a tecnologia é normal que erros aconteçam em maior proporção.

Por isso, utilizar um  sistema para restaurante que trabalhe com comanda eletrônica facilita tanto no fechamento dos pedidos como também na hora do preparo, sem que haja possibilidade de se perder os papeis.

3. Menor chance de furtos

Com a comanda eletrônica, é praticamente impossível deixar para trás o que o cliente está consumindo. Do mesmo modo, a automatização facilita o serviço do caixa e o torna mais assertivo.

4. Melhor controle

O uso de uma comanda eletrônica funciona como mais uma ferramenta automatizada, que também pode servir como meio de análise para entender tendências das suas vendas.

Com esse modelo de comanda, você pode garantir que tudo irá correr conforme o esperado, sem surpresas na hora de passar ao caixa e sem prejuízos.

5. Possibilidade de correção

Apesar de reduzir falhas, se algum item for cadastrado por engano na comanda, é possível rever e corrigir o erro, sem que o cliente passe por um constrangimento no caixa, nem a sua equipe.

Enquanto na comanda papel o pedido fica junto da mesa do cliente, sem acesso direto do garçom, nesse caso é totalmente possível rever pelo smartphone.

6. Programa fidelidade

É possível criar uma promoção fidelidade com descontos de acordo com o número de compras. Isso já é uma tática bastante popular, mas para algumas pessoas, frustrante, já que muitos perdem os famosos papeizinhos carimbados.

Nesse caso, através da comanda eletrônica é muito fácil validar tudo virtualmente.

Viu só como ter um sistema para restaurante pode fazer uma grande diferença no seu negócio?

Com certeza vale muito a pena, e a Saipos tem o melhor software de gestão para restaurantes, com o melhor custo benefício! Veja algumas funcionalidades:

  • Emissor de cupom fiscal eletrônico;
  • Emissor de cupom fiscal via SAT;
  • Diferentes módulos de venda;
  • Gestão de garçons;
  • Integração com os principais aplicativos de delivery;
  • Suporte todos os dias;
  • Monitoramento de pedidos;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de motoboys;
  • Gestão de loja e cardápio;
  • Gestão de clientes;
  • Controle de estoque.

Quer saber mais? Então clique no banner abaixo e assista uma demonstração - você com certeza vai se surpreender!