Saiba como vender açaí no inverno no seu restaurante

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

É possível vender açaí no inverno no seu restaurante?

Sim! A fruta é um dos pratos mais populares no verão também está ganhando notoriedade durante os meses de temperaturas mais baixas. Vender açaí no inverno pode ser uma grande aposta para o seu restaurante!

É claro que ele precisa ser adaptado para receitas que possibilitem servir a bebida quente, como: fondues e chocoçaí.

Em algumas regiões do Brasil, o açaí faz parte do cardápio de diversos pratos típicos, além de ser a principal fonte de renda de muitos municípios.

Portanto, se você está pensando em abrir um restaurante, saiba que investir nesse ramo da alimentação pode ser uma ótima oportunidade de negócio durante todas as estações.

Por isso, preparamos este artigo recheado de dicas para você que quer começar a vender açaí no inverno. 

Antes, faça o download do e-book “11 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante”. Um guia completo que irá te ajudar a comercializar mais produtos para um maior número de pessoas. Aperte no banner abaixo e aproveite!

Brasil: um dos maiores consumidores de açaí do mundo

O açaí faz parte do cardápio típico de muitos estados brasileiros, principalmente nas regiões norte e nordeste. 

Na Amazônia e no Pará, por exemplo, o manejo e a venda das frutas é um dos principais pilares econômicos da sociedade. Ela é a base para muitos produtos, como bebidas e sorvetes. 

Com o passar dos anos, pratos que levam o açaí como ingrediente principal ganharam muito terreno.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo do alimento cresce 15% ao ano. 

Em um panorama mundial, nosso país só perde para os Estados Unidos. Inclusive, cerca de 80% da produção brasileira é exportada para os americanos.

Os números mencionados acima demonstram como a demanda pela fruta é altíssima no Brasil em todos os meses do ano, inclusive em períodos de baixa temperatura.

E essa é uma das grandes dúvidas dos empresários, afinal, o que vender no inverno em uma sorveteria?

 

Como servir açaí no inverno: 3 combinações para vender muito

A maneira mais tradicional de consumir açaí é usando a polpa congelada, acompanhada de outras guloseimas como: chocolate, morango, leite condensado e castanhas.

No inverno, muita gente que ama consumir a fruta acaba evitando, porque prefere escolher pratos que ajudam o corpo a se esquentar, como sopas, caldos e massas.

Entretanto, é possível, sim, aumentar as vendas de açaí no inverno! Basta ter criatividade e ousadia para apostar em combinações super gostosas e próprias para as temperaturas mais baixas!

1. Chocaçaí: uma harmonização muito saborosa

O chocaçaí é uma das alternativas mais utilizadas pelos donos de restaurantes para vender açaí no inverno.

A bebida combina chocolate quente com açaí, já imaginou? A receita preserva os ingredientes básicos como: leite, chocolate e canela, seguido de nata, creme de leite e açaí em pó.

Caso seja do gosto do cliente, também vale a pena adicionar especiarias como: noz moscada, cumaru e gengibre fresco.

Quem experimentou relatou que o sabor é bem peculiar e com aromas inconfundíveis, o que torna a experiência ainda mais interessante.

Se você tem o costume de vender chocolate quente no seu restaurante, também vale a pena acrescentar o chocoçaí ao cardápio.

Em um primeiro momento, muitas pessoas ficarão espantadas com a nova bebida. Entretanto, temos plena certeza de que, quando elas experimentarem, ficarão apaixonadas pela nova combinação.

Caso você vá oferecer esta opção para vendas delivery, é necessário prestar bastante atenção na embalagem utilizada.

Como estamos falando de uma bebida quente, opte por materiais isolantes térmicos e com uma ótima vedação. Assim, não haverá vazamentos e perda de temperatura durante o trajeto do restaurante para a sua casa.

Leia: o que comprar para montar um restaurante do zero.

2. O famoso cheesecake de açaí

O cheesecake é uma das sobremesas mais “queridinhas” dos jovens durante os últimos anos. 

Feito à base de cream cheese, a iguaria é servida com diversos sabores, podendo ser uma ótima opção para você vender açaí no inverno.

Nessa receita, você pode adicionar os ingredientes básicos do cheesecake e, quando for misturar no liquidificador, colocar 2 colheres de sopa de polpa de açaí.

Caso você queira deixar o sabor bastante evidente, também dá para fazer uma calda com a fruta para colocar como cobertura da sobremesa!

3. Fondue de açaí para se divertir com os amigos

Se você procura tornar o seu restaurante mais eficiente, será necessário apostar em diversas adaptações para vender açaí no inverno.

Uma delas é o fondue, um prato típico dos meses mais gelados e uma opção super divertida para compartilhar entre amigos e familiares. 

Geralmente, uma sequência de fondue é dividida em: queijo, carnes e chocolate, seguido dos demais acompanhamentos. 

Então, para ter a fruta tropical mais amada do Brasil presente no prato, basta substituir o ganache de chocolate por açaí derretido! 

Caso você seja uma daquelas pessoas que ama doces, também dá para deixar as duas opções na mesa! 

Entretanto, são poucos os fornecedores de açaí em barra disponíveis no mercado. Por isso, será necessário pesquisar bastante antes de adicionar esse item ao seu cardápio!

Após essas 3 dicas, fica mais fácil saber o que vender no seu restaurante, não é? Então, aproveite e faça o download do e-book “Como montar um cardápio” e veja seus lucros ampliarem! É só apertar no banner abaixo.

Tomar açaí no inverno faz mal?

A resposta é: não! Assim como qualquer outro tipo de sorvete, uma tigela de açaí é composta por nutrientes, calorias, proteínas e gorduras. Nada além disso!

Estudos científicos comprovam que não há nenhum tipo de ligação entre o consumo de açaí no inverno a doenças como gripe e dor de garganta.

O que causa estas doenças é o fato do ser humano entrar em contato com a bactéria que é responsável por infectá-lo, e não seus hábitos de consumo.

Devo adaptar minha estrutura para vender açaí no inverno?

Se você já possui uma sorveteria bem consolidada na sua região, só será necessário investir em embalagens e recipientes para as novas combinações de açaí no inverno.

Caso você tenha um restaurante bistrô, por exemplo, vale a pena investir em uma decoração especial para o período de frio!

Valorize o ambiente com capas de cadeira de lã ou pelego e, se a sua estrutura comportar uma lareira bem no centro do restaurante, não poupe esforços. O fogo traz um requinte ao momento!

Automatize sua cozinha com o Sistema Saipos

Ao ser um parceiro do Sistema Saipos, você terá a certeza de que está melhorando, e muito, o funcionamento da sua cozinha.

Nossa plataforma automatiza toda a sua gestão de pedidos, integrando o seu restaurante aos principais aplicativos de delivery.

Ainda é possível ter um controle financeiro completo, com emissão de relatórios, controle de fluxo de caixa, estoque, emissão de cupom fiscal e acesso a relatórios essenciais para o seu negócio!

Economize tempo, automatize o seu atendimento e melhore o desempenho do seu negócio!

Ficou interessado? Aperte no banner e agende uma demonstração grátis com um de nossos consultores e confira mais soluções do sistema da Saipos!