Pix ajuda a aumentar a receita de bares e restaurantes

Pagamento instantâneo oferece vantagens para clientes e empresários

Um dos momentos mais importantes no momento de compra é o pagamento. Diante das diversas modalidades existentes no mercado, a transferência imediata conquistou lugar de destaque e preferência entre os brasileiros. 

Dados do Banco Central mostram que o Pix foi o meio mais utilizado em 2022, totalizando R$10,9 milhões, em 24 milhões de transações. Dessas, mais da metade foram recebidas por pequenos e médios negócios, principalmente no setor de alimentação fora do lar e serviços.

Além de prático, rápido e seguro, a modalidade traz diversas vantagens para bares e restaurantes que têm incentivado o uso com promoções e descontos especiais para pagamentos por Pix.

As datas comemorativas também representam uma parcela importante no número de operações e são um indicativo da preferência dos consumidores. Patrícia Esteves, CCO da fintech líder em serviços financeiros Zoop, comenta o crescimento de 30% observado no comércio durante esses períodos.

"Como forma de incentivo vemos diversas empresas que oferecem descontos em seus produtos e/ou serviços ao pagar com o Pix. Essa pode ser uma ótima estratégia para direcionar o uso desse meio de pagamento e obter mais lucratividade”, aponta Patrícia.

Benefícios do pix

A especialista ainda ressalta que o incentivo ao uso do meio de pagamento oferece benefícios tanto para os clientes quanto para os empreendimentos. Veja os principais:

Receber a cada venda

Para os donos de bares e restaurantes, o recebimento instantâneo ajuda a ter um controle do fluxo de caixa de forma mais assertiva.

Aumento do número de vendas

Além de possibilitar a redução de preços para o meio de pagamento, o Pix surge como atrativo para um novo público consumidor que não tem cartões de crédito ou preferem não comprometer o limite com pequenas compras. Nos bares, a preferência por essa forma de pagamento é ainda mais perceptível.

Experiência mais ágil e segura para o cliente

Como a transação é imediata e intuitiva, o cliente preenche os dados da chave pix pelo aplicativo e realiza o pagamento sem depender do sistema das máquinas de cartão. A confirmação da operação também é informada imediatamente no smartphone de quem transfere e de quem recebe o valor.

Para o food service

Tem sido cada vez mais comum encontrar consumidores que desistem de consumir em estabelecimentos que não aceitam Pix como forma de pagamento, principalmente em compras pequenas.

Bares e lanchonetes, que possuem um cardápio com ticket médio relativamente baixo para o cliente, devem investir na modalidade de pagamento para garantir o aumento no número de vendas.

ASSINE A SAIPOS NEWS
ASSINE A SAIPOS NEWS
Tenha acesso às principais notícias de food service, gastronomia, delivery e gestão de bares e restaruantes.
QUERO RECEBER A NEWSLETTER
Isabelle Gonçalves - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porIsabelle Gonçalves

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Assina a Saipos News