Analise de mercado de uma lanchonete: saiba tudo sobre

Analise de mercado de uma lanchonete: vale a pena investir?

Fazer corretamente a analise de mercado de uma lanchonete é fundamental para que você conheça mais a fundo esse ramo e decida se realmente vale a pena investir nele. 

Afinal, esse processo te permite entender os desafios, vantagens, público, concorrentes e demais informações sobre o mercado, o que acaba gerando uma vantagem competitiva frente às outras empresas que não realizam esse procedimento. 

Portanto, independente se você está criando um negócio do zero, ou já tenha um empreendimento funcionando a todo vapor, recomendamos que você confira a analise de mercado lanchonete desenvolvida pela Saipos.

Neste artigo você vai conferir:

Mas antes de começar a leitura, acesse o nosso conteúdo sobre “venda por geolocalização” e aprenda estratégias que vão aumentar o faturamento da sua lanchonete. Aperte no banner abaixo e assista agora mesmo essa vídeo-aula de forma 100% gratuita.

Como está o mercado de lanchonete no Brasil?

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o setor de alimentação fora do lar, no qual as lanchonetes estão inseridas, teve um aumento de cerca de 53% nos últimos dois anos. 

Durante o mesmo período, o número de estabelecimentos cadastrados no Ifood cresceu 81,5%, recebendo mais de 100 mil novos empreendimentos, conforme apontam estudos realizados pelo Instituto Locomotiva. 

A mesma pesquisa ainda aponta que o café da manhã e os lanches da madrugada, foram os tipos de pedidos que mais cresceram na plataforma, com um aumento de 200% e 116%, respectivamente. 

De modo geral, os dados são animadores tanto para empreendedores que buscam investir em um negócio físico, quanto para aqueles que desejam abrir uma lanchonete delivery.  

No entanto, conforme você poderá conferir nos tópicos a seguir, esses não são os únicos pontos a se considerar quando o assunto é fazer uma boa analise de mercado de lanchonete

Analise de mercado de uma lanchonete no Brasil

Por que investir no setor de lanchonete?

Segundo o SEBRAE, os gastos com a alimentação estão no topo do dia a dia dos brasileiros, ficando atrás apenas das despesas com moradia.

Além do cenário favorável apresentado acima, existem outros fatores que tornam o mercado de lanchonete um ótimo ramo para se investir. São eles:

  • Diversidade de produtos e propostas a serem trabalhadas;
  • Grande aceitação do público;
  • Possibilidade de abrir um negócio nos mais variados locais. 

Tão importante quanto entender por que investir nesse setor, é saber como administrar uma lanchonete para evitar que o seu negócio acabe quebrando. 

Afinal, esse é um problema muito comum entre diversos empreendedores, que devido aos diversos desafios encontrados no mercado, acabam tendo dificuldades para manter o seu estabelecimento funcionando de maneira competitiva e gerando lucro. 

Para te ajudar nesse processo, a Saipos criou o e-book “Entenda porque Restaurantes Quebram Tanto”, onde você encontrará dicas que vão te ajudar a gerir melhor o seu negócio e fugir do risco de quebrar.  Para acessar, basta apertar no banner abaixo. É grátis!

Qual o faturamento médio de uma lanchonete no Brasil?

Essa é uma pergunta muito frequente entre empreendedores que estão buscando sobre como abrir uma lanchonete de sucesso. No entanto, não há uma resposta precisa para ela.

Isso acontece porque o faturamento de uma lanchonete varia de acordo com uma série de fatores. Entre eles:

  • Porte e modelo de negócio;
  • Localização;
  • Fluxo de clientes;
  • Volume de vendas;
  • Valores praticados.

O faturamento médio de uma lanchonete pequena varia entre 3 a 5 mil reais mensais. Enquanto o valor obtido por estabelecimentos com uma estrutura maior, giram em torno de 15 a 20 mil reais por mês. 

Quais as vantagens e desafios de se abrir uma lanchonete no Brasil?

Outro ponto muito importante a se considerar durante uma analise de mercado de uma lanchonete são as vantagens e desafios em abrir um estabelecimento nesse ramo. Para te ajudar, separamos os principais na tabela abaixo. Confira:

Vantagens

Desafios

Grande apreço popular

Se destacar em meio a alta concorrência no setor

Diversidade de produtos que podem ser comercializados

Precificar corretamente os produtos

Versatilidade quanto aos modelos de negócio

Realizar uma boa gestão

Atende a um público amplo

Oferecer um atendimento ágil e de qualidade

 

Você deve estar se perguntando o que fazer para contornar esses desafios, não é mesmo? Não se preocupe! Abaixo, vamos te mostrar como solucionar cada um deles. Confira:

Se destacar frente à concorrência

Se destacar frente à concorrência não é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso estar sempre atento às tendências do mercado e estudar os consumidores para entender melhor suas necessidades e oferecer um atendimento mais personalizado. 

Para te ajudar nesse processo, elencamos algumas ações que você pode implementar na sua lanchonete. Confira: 

  • Oferecer opções de produtos para clientes com restrições alimentares, como veganos e vegetarianos.
  • Pensar em maneiras de operar de maneira mais sustentável, seja no presencial ou delivery; 
  • Inserir no cardápio comidas que se encaixem na culinária local de onde você está situado para atrair mais clientes.
Como se destacar frente à concorrência

Precificar corretamente os produtos 

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é preciso cobrar mais barato para se destacar no mercado. Essa prática, inclusive, pode levar à falência do seu negócio.

O ideal é conseguir chegar a um preço justo, que atraia os clientes mas ao mesmo tempo te permita obter uma boa margem de lucro. 

Portanto, a precificação é uma etapa fundamental para quem está buscando abrir uma lanchonete de sucesso

Pensando nisso, a Saipos criou a “planilha de custo de prato”, para te ajudar a definir o preço médio dos itens que você comercializa e organizar toda a parte financeira do seu negócio. 

Para acessar é só apertar no banner abaixo e fazer o download. É grátis! 

Realizar uma boa gestão

Uma boa gestão é fundamental para garantir que a sua lanchonete sobreviva no mercado, continue crescendo e gerando lucro. Mas para que isso seja possível, você precisa seguir alguns passos, são eles:

  • Montar um bom plano de negócios;
  • Capacitar os seus funcionários;
  • Montar um cardápio atrativo;
  • Saber como fazer o marketing de uma lanchonete
  • Acompanhar os resultados;
  • Cuidar das finanças. 

Para saber como realizar corretamente cada um desses processos e conferir tudo o que é necessário para uma boa gestão, acesse o nosso conteúdo:

Oferecer um atendimento ágil e de qualidade

O principal objetivo de uma lanchonete é oferecer um atendimento ágil e de qualidade para atender a um público que não dispõe de muito tempo para se alimentar em meio a correria do dia-a-dia. 

Dessa forma, é essencial que você consiga oferecer agilidade no atendimento, seja no delivery ou no presencial.

Uma dica é capacitar os seus funcionários e investir em tecnologias, como monitor kds, tablets e demais aparelhos que ajudam a agilizar o atendimento. 

Mas lembre-se que a agilidade jamais pode substituir a qualidade. Portanto, certifique-se de sempre buscar um equilíbrio entre esses dois pontos para garantir a melhor experiência possível para o seu público alvo de lanchonete

Oferecer um atendimento de qualidade é um desafio no mercado de lanchonetes

Como fazer uma analise de mercado da sua região?

Tão importante quanto estar por dentro da analise de mercado de uma lanchonete, que você conferiu ao longo desse artigo, é saber como realizar esse processo dentro da sua região.

Afinal, é dessa forma que você conseguirá entender mais a fundo os seus clientes e ter uma visão detalhada dos estabelecimentos que fornecem um serviço de alimentação semelhante ao seu. 

É importante que você entenda que todo esse processo pode demandar um tempo, mas os resultados são sólidos e podem ser utilizados a longo prazo pelo empreendimento.

Confira o passo a passo para montar uma boa análise de mercado da sua região:

1. Definir os objetivos da sua analise de mercado

Não faz sentido fazer uma analise de mercado se você não souber o que deseja analisar, não é mesmo?

Afinal, você quer oferecer um serviço mais ágil? Quer inovar para competir com a concorrência? Quer começar um delivery? Precisa aumentar o seu ticket médio?

Procure definir e colocar todos esses objetivos no papel e só então siga para a próxima etapa. 

2. Elabore as perguntas a serem realizadas

Nessa etapa procure ser o mais direto possível e questione apenas aquilo que é realmente relevante para o seu negócio. 

Afinal, as pessoas podem deixar de responder o seu questionário se perceberem que ele é muito extenso ou possui perguntas muito pessoais ou constrangedoras.

No geral, você precisa inserir dois tipos de questões: quantitativas (gênero, profissão, idade, etc) e qualitativas (costumes, hábitos e opinião do entrevistado). Para te ajudar nesse processo, a Saipos montou uma tabela com dicas de perguntas que podem ser feitas na sua analise de mercado de uma lanchonete. Confira:

Ideias de pergunta para analise de mercado de uma lanchonete

Pergunta

Público externo

Cartela de Clientes

Quais critérios você utiliza na hora de escolher uma lanchonete para comer?

X

X

Qual lanchonete da região você mais frequenta?

X

X

Por que você frequenta este local?

X

X

Como essa lanchonete conquistou você?

X

X

Quanto você se dispõe a pagar por uma refeição em uma lanchonete? E por delivery?

X

X

Qual a sua sugestão para que possamos te oferecer um atendimento ainda melhor?

 

X

O que te impede de consumir mais em lanchonetes?

X

 

3. Defina o método da pesquisa

A primeira coisa que você precisa definir é se a sua pesquisa será voltada para a sua cartela de clientes, para o público externo ou se vai haver uma mescla entre essas duas opções. 

A partir daí, você parte para a definição do método da pesquisa, que pode ser feita através da internet, com auxílio de ferramentas como google trends e facebook insights, perguntando diretamente aos clientes ou observando os concorrentes. 

4. Analise os resultados

A etapa de análise dos resultados é extremamente importante. Afinal, é através dela que você conseguirá entender o que a pesquisa está dizendo e elaborar estratégias para utilizar as informações obtidas a favor da sua lanchonete.

Portanto, certifique-se de dedicar o tempo necessário para realizar esse processo com muita calma. 

Como fazer a analise de resultados de mercado de uma lanchonete

Por que investir em um Sistema para Lanchonete?

Como você pôde observar ao longo desse artigo, o setor de lanchonetes apresenta um cenário favorável para novos investimentos. 

No entanto, gerir sua equipe, seguir as tendências do mercado, se preocupar com a concorrência e realizar as diversas tarefas necessárias para a gestão do seu negócio pode se tornar muito difícil se você não tiver um Sistema para Lanchonetes como o da Saipos. 

Como o nosso software, você consegue deixar toda a gestão do seu negócio mais simples, ágil, inteligente e automatizada. E ainda desfruta de benefícios como: 

  • Integração com o maior número de aplicativos delivery do mercado, como iFood, Bigou, entre outros.
  • Acesso a um PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de Clientes para que você possa conhecer aquelas pessoas mais fidelizadas com o seu negócio e monte ações de marketing para vender mais;
  • Controle e análise da performance individual do seu garçom ou da equipe inteira;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Acesso a um Site Delivery exclusivo para o seu negócio;
  • Monitor KDS para fazer o controle de pedidos na sua cozinha.

Para ter acesso a uma demonstração gratuita dessas e de todas as nossas funcionalidades, aperte no banner abaixo e converse com um de nossos consultores. 

O melhor Sistema para Lanchonete