Pesquisa Food Service 2021
50% de desconto na adesão do Sistema Saipos

Automatize seu restaurante! Esteja preparado para 2022 e impulsione suas vendas.

QUERO MEU DESCONTO!

Quais são os melhor tipos de fast food?

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Tipos de fast food: qual abrir?

Todo mundo já parou para comer em alguma rede de fast food, não é mesmo? Por definição, os tipos de fast food referem-se a alimentos que podem ser preparados e servidos rapidamente.

Essas refeições podem ser oferecidas por uma variedade de estabelecimentos: restaurantes com serviço de mesa, serviço de balcão, comida para viagem, lanchonetes, drive-thru e entrega.

O fast food é popular porque tem um excelente custo-benefício, é conveniente e a comida costuma ser bastante saborosa.

Algumas das principais redes de fast food incluem McDonald's, Burger King, Subway, Starbucks e Pizza Hut.

É um dos formatos de restaurante mais lucrativos e, portanto, também se tornou uma das escolha mais populares do negócio de alimentos entre os donos de restaurantes.

Nesse texto, vamos te dar algumas sugestões de tipos de fast food, além de algumas dicas para ter sucesso neste negócio.

Mas antes de seguir a leitura, que tal baixar grátis um e-book sobre como divulgar seu restaurante?

Esse é um passo importante para quem quer investir no segmento. Aperte no banner e baixe agora mesmo sem nenhum custo!

Quais modelos de Fast Food posso abrir?

Apesar de hambúrgueres e batatas fritas serem automaticamente associados aos fast foods no imaginário popular, esse não são os únicos alimentos que podem ser servidos em um restaurante do tipo.

Existem muitos tipos de fast food. O que um lugar terá em termos de tipos de fast food, depende do que é cultivado lá, dos ingredientes que podem ser obtidos e do que os habitantes locais gostam.

Você deve se concentrar apenas em alguns dele, que façam sentido dentro de um cardápio reduzido e que torne possível que eles sejam produzidos com rapidez.

Confira algumas opções:

Kebab

Pedaços de carne, peixe ou vegetais assados ​​ou grelhados no espeto ou na chapa. Esse prato tem origem no Oriente Médio e é muito apreciado no Brasil.

Um fast food de kebab pode incluir outras opções no mesmo estilo, mas variedade em sabores.

Batatas fritas

As batatas fritas são apreciadas por todos, e é possível focar o fast food apenas nessa delícia, com diferentes preparos. Além das fritas tradicionais dá para explorar também as gratinadas e recheadas.

Hambúrguer

Hambúrgueres possibilitam uma enorme variedade de receitas, com foto em pratos vegetararianos, veganos, kids, artesanais ou até mesmo com aquela pegada americana.

Pizza

As pizzas também funcionam no formato fast food. É possível vender essa delícia no formato de cones e até mesmo em fatias.

Frango frito

O frango frito já é famoso por aqui, e é uma opção perfeita de fast food para quem precisa de um lanche que sirva como uma refeição completa. 

Taco

É um recheio envolto em uma tortilha de milho ou trigo (tipo de pão achatado). 

O recheio pode ser feito com diferentes ingredientes, como carne de vaca, porco, frango, frutos do mar, vegetais e queijo.

Ainda há poucos locais que vendem, por isso há uma boa chance de investimento.

Nuggets de frango

Feitos de pasta de carne ou peitos de frango cortados, empanados ou empanados, e depois fritos ou assados. Combinam com diversos acompanhamentos, principalmente os molhos.

Fish and chips

É um prato de fast food feito de peixe empanado e batatas fritas profundas (desta vez, “chips” em inglês significa batatas fritas bem cortadas). 

Pode ser guarnecido com vinagre e comido com ervilhas pastosas.

Falafel

Um hambúrguer feito com grão de bico moído, fava ou ambos e depois frito. 

Geralmente é servido em pita (pão achatado levemente fermentado feito de farinha de trigo) ou embrulhado em “lafa” (pão achatado flexível).

Pipoca

É um fast food muito antigo (as pessoas sabiam disso há 8.000 anos). Pode ser preparado com sal ou adoçado e ainda hoje é popular.

Em um shopping, por exemplo, a pipoca é um bom investimento, principalmente quando há sabores e coberturas inovadoras.

Essas são apenas algumas das mais diferentes possibilidades do que você pode oferecer em um restaurante fast food.

Um produto de qualidade, um preço competitivo e um atendimento excelente, são essenciais. Mas dá para oferecer coisas extras que vão cativar as pessoas a frequentar seu fast food.

Bebidas como refrigerantes e combos com mais de um alimento também são excelentes pedidas para tornar um restaurante desse ramo atrativo para os clientes!

Tudo vai depender do conceito, menu e produção que você irá desenhar para o seu.

4 dicas para ter um fast food de sucesso

Abrir qualquer restaurante é um sonho empresarial extremamente popular, mas na realidade precisa de uma preparação adequada.

Embora a visão e a engenhosidade sejam essenciais para qualquer ambição inicial, transformar isso em sucesso requer pesquisa, planejamento, capital (nem sempre tanto quanto você pensa), tino comercial e perseverança.

O caso dos fast foods não é diferente. Confira algumas dicas:

1. Faça uma pesquisa de mercado e concorrência

O negócio de fast food é muito competitivo, então é vital que você faça sua pesquisa.

Comece conversando com alguém que já fez isso antes. Os eventos de networking de negócios oferecem ótimos locais para escolher a cabeça de outros empresários.

Tente descobrir o que funciona, o que não funciona e o que esses consultores fariam de forma diferente.

Se você souber de restaurantes que falharam, tente identificar o motivo (os fóruns da comunidade online são uma ótima maneira de avaliar as necessidades do mercado e a opinião do cliente sobre as empresas locais de serviços alimentícios).

Saber o que funciona e o que não funciona o ajudará a definir seu mercado-alvo e a oportunidade de nicho para você possa construir um caso de negócios forte para ir atrás. 

Leia também blogs especializados como o da Saipos, que te ajudarão com diversas dicas, desde os aspectos administrativos até o marketing e divulgação.

Seja especializado em comida árabe ou cupcakes feitos na hora, concentre-se em fornecer um produto de qualidade exclusivo e não tente ser tudo para todas as pessoas.

Acima de tudo, não tenha pressa. Tente determinar objetivamente quais faixas de preço seus clientes irão tolerar. 

Como é a competição? A demografia local apoia seu empreendimento, agora e no futuro?

Da mesma forma, pesquise locais potenciais. Embora as localizações da cidade possam atrair tráfego, muitas áreas suburbanas oferecem uma concentração maior de oportunidades.

Outra alternativa atual são os negócios que funcionam apenas com delivery, o que afasta a necessidade de uma loja física.

2. Comece pequeno

Você pode sonhar com balcões de mármore reluzentes, uma cozinha de primeira e uma localização privilegiada no centro da cidade, mas ir aos poucos é o melhor primeiro passo para se tornar proprietário de um fast food.

Isso não apenas fornecerá uma visão dos fundamentos básicos que se aplicam ao negócio, mas também requer menos capital e, portanto, menos risco.

Pequenas lanchonetes ou food trucks de venda de alimentos podem fornecer uma amostra do setor de serviços alimentícios com despesas mínimas. 

Falando nisso, é importante saber como cadastrar o seu restaurante no Google. Isso é fundamental para um fast food. Aperte no banner e descubra o passo a passo com a materia da Saipos!

3. Desenvolva um plano de negócios

Um plano de negócios não precisa ser um documento excessivamente formalizado, mas precisa passar pelo processo de construção.

Ajustar constantemente seu plano o ajudará a combinar os pontos fortes de seu negócio com as oportunidades que o mercado apresenta.

O ideal é que essa etapa seja feita ainda de portas fechadas, registrando objetivos a curto, médio e longo prazo, além de todos os custos fixos e variáveis. 

4. Priorize eficiência e qualidade

O grande segredo dos fast foods está na sua padronização, da escolha dos fornecedores até a linha de produção que entregará o produto aos consumidores.

Quem já teve a oportunidade de comer em diferentes unidades da mesma rede - até mesmo em cidades ou países distintos -  sabe que os alimentos têm um sabor similar em qualquer parte do mundo.

Por isso, garanta que seus processos se mantenham sempre intactos.

Utilize um sistema tecnológico que automatize as tarefas!

Tecnologia para restaurante é fundamental! Um sistema para restaurantes eficiente, como o da SAIPOS, pode dar conta de demandas que antes gastavam horas do expediente dos seus funcionários.

Assim, além de ter mais tempo para utilizar em outras tarefas, eles terão mais tranquilidade para trabalhar, evitando acidentes causados pela pressa.

Saipos é o Sistema para Restaurante mais completo do mercado, e possui benefícios em todas as etapas dos processos do seu negócio.

Mais de 3 mil restaurantes utilizam Saipos no Brasil, e estão aumentando suas vendas e reduzindo custos graças à tecnologia e soluções desenvolvidas pelo software.

Confira alguns benefícios:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Possibilidade de vender por meio do Site Delivery, o site próprio com pedido online e sem taxas;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner, assista uma demonstração e veja porque a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!

 

Sistema para Lanchonete
Sistema para Lanchonete
Invista no seu negócio com o melhor software para restaurantes!
PEÇA UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA
BAIXE: e-Book Restaurante + Eficiente