Trabalhar com Marmitex: Como fazer o negócio dar certo?

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Trabalhar com Marmitex: Os segredos que ninguém te conta!

Trabalhar com marmitex é um desafio diário, seja por conta da concorrência ou pela necessidade de agradar constantemente os clientes com o objetivo de fidelizá-los.

O que poucas pessoas sabem é que existem diversas ações dentro de uma marmitaria que  podem tornar todos os processos mais assertivos.

E é para isso que este artigo foi feito: revelar estratégias simples do dia a dia que ninguém quer compartilhar.

Olha só o que você vai ver por aqui!

  1. Como conseguir um contrato de marmitex?
  2. Produção de marmitex em grande escala, como fazer?
  3. Como fazer um controle de marmitex efetivo?
  4. Plano negócio marmitex, é mesmo necessário?
  5. Divulgação marmitex, 3 dicas infalíveis!
  6. Como montar uma franquia de marmitex?

Ao longo do texto você verá muitas dicas para impulsionar o seu negócio. 

Mesmo assim, já deixaremos um material fundamental para você baixar de graça: o e-book sobre Como Tornar seu Restaurante mais Eficiente!

Aperte no banner abaixo para fazer o seu download gratuito!

Como conseguir um contrato de marmitex?

O primeiro segredo para trabalhar com marmitex, que poucas pessoas divulgam, é que você pode faturar alto e manter suas vendas diariamente através de um contrato de marmitex.

Isso quer dizer que você pode fornecer refeições para empresas, e isso garante uma constância no seu orçamento e te dá mais tranquilidade.

Para fazer isso, no entanto, é preciso seguir algumas obrigações, que são, basicamente, a legalização do empreendimento sempre em dia e o contrato entre empresa e marmitaria.

Legalizar o negócio de marmitex não é difícil, e pode ser feito através de uma MEI, porque assim já é possível gerar nota fiscal sobre os produtos.

Feito isso, é necessário procurar empresas interessadas e apresentar a mercadoria, firmando o contrato logo após.

Trabalhar com marmitex para obras pode ser vantajoso!

Se você quer conquistar um público fiel, trabalhar com marmitex para obras é uma boa saída. Apesar de ser necessário ter um contrato, esse tipo de refeição pode ser mais simples.

A quantidade de alimento costuma ser maior, no entanto, você não precisa se preocupar com cardápios muito elaborados.

Pontos de atenção contratual!

Tudo que diz respeito à oficialização de compromisso de prestação de serviços requer muita atenção.

Por isso, fica a dica: não se prenda a um contrato onde a sua empresa poderá ter dificuldade em cumprir as cláusulas. 

Não “prometa” um valor fixo anual ou que impossibilite ajustes. É necessário estar atento para não se comprometer com termos que possam causar prejuízo.

Produção de marmitex em grande escala, como fazer?

Para a produção de marmitex em grandes quantidades é preciso ter uma equipe que dê conta de cuidar dos preparos, equipamentos para marmitaria mais potentes e rápidos, e espaço.

É preciso considerar que tudo deve ser armazenado com cuidado e, além de freezers e geladeiras grandes, também é necessário ter uma cozinha marmitex espaçosa.

Além disso, existem algumas atitudes que, se transformadas em rotina, podem diminuir os custos da produção e consequentemente aumentar a lucratividade.

Fizemos uma tabela para te mostrar algumas dessas ações. Confira!

Pesquisa de matéria-prima É fundamental buscar fornecedores confiáveis e com bom preço. Quem produz mais marmitex precisa de mais ingredientes e comprando em quantidades maiores é possível conseguir descontos.
Tenha uma linha de produção O ideal é ter uma equipe dividida por linha de produção, onde cada um cuida de uma etapa (montagem, embalagem, emissão de notas…), isso torna a produção mais ágil e padronizada.
Congele o que for possível

Alguns alimentos perdem o sabor e a textura quando congelados, mas muitos deles podem muito bem passar por este processo mantendo todo o sabor.

Sempre que possível, prepare os ingredientes com antecedência para agilizar a montagem.

Máquina de marmitex automática 

Utilizar uma máquina de marmitex automática facilita na hora de embalar. 

É um investimento que vale a pena para quem pretende trabalhar com marmitex em larga escala.

 

Como fazer um controle de marmitex efetivo?

Para que os resultados do seu negócio evoluam cada vez mais, é preciso estar sempre de olho nos resultados financeiros e gastos mensais e semanais.

Assim, será possível desenvolver estratégias para solucionar problemas que possam aparecer, antes mesmo que eles causem conflitos no negócio. 

Mas para ter esse controle realmente eficaz, é fundamental buscar métodos mais efetivos e modernos.

Usar planilhas já é um começo, mas nada é tão bom do que contar com a tecnologia de um sistema para restaurantes completo.

Por isso, vamos te mostrar alguns pontos decisivos que precisam ser observados se você quer trabalhar com marmitex. Olha só!

1. Controle de estoque

Utilizando uma planilha, tudo que entra e sai do seu estoque precisará ser registrado manualmente. 

Levando em conta o tamanho da demanda, fazer isso representará uma grande perda de tempo e, também, menos precisão nos dados.

Utilizando um sistema automatizado, mesmo que os itens sejam registrados manualmente, a baixa dos produtos será feita assim que a marmitex for vendida, de acordo com o caixa.

Desse modo, existe uma integração entre os dois processos, o que te dá 100% de certeza de que não haverá erros de estoque e ainda economiza seu tempo.

2. Controle de fluxo de caixa e vendas

O fluxo de caixa é necessário porque com ele é possível ter acesso a uma série de informações sobre entradas e saídas, métodos de pagamento e muito mais. 

Unido ao controle de vendas, também dá para saber os dias da semana com maior quantidade de clientes.

Além disso, é possível fazer um balanço para analisar as tendências de vendas mensais, semanais e anuais.

3. Controle de custos por marmitex

O controle de custos por marmitex é indispensável, pois somente assim você saberá se seu produto tem dado lucratividade na medida certa ou se o valor precisa subir.

Para isso, é necessário registrar todos, absolutamente todos os gastos mensais da sua marmitaria, o que inclui luz, água, gás, pagamento de funcionários e muito mais.

Para te ajudar nesta questão, preparamos uma planilha para calcular o custo de pratos totalmente grátis. Aperte no banner para baixar!

Plano de negócio marmitex, é mesmo necessário?

Sim! Ter um plano de negócio marmitex é necessário. No entanto, sabemos que muitas pessoas iniciam nessa área sem pensar nesses detalhes.

Se esse é o seu caso, não se assuste. Ainda dá tempo de colocar o seu plano negócio marmitex no papel e começar, a partir de agora, um projeto seguindo esses passos.

Mas, afinal, o que precisa constar em um plano de negócios?

  • Ramo de atividade;
  • Perfil do consumidor;
  • Fornecedor e concorrente;
  • Produtos e serviços que serão comercializados;
  • Localização da empresa;
  • Processo operacional;
  • Volume de produção;
  • Análise financeira.

Algumas das informações que constam nesse documento não são novidade para você, já que o negócio já está em andamento.

No entanto, é importante ter um registro formalizado no papel, que você possa utilizar para analisar o seu empreendimento de forma ampla, o que ajuda nas tomadas de decisão e diagnóstico.

Se a sua ideia é, como próximo passo da empresa, montar uma franquia, utilizar o plano de negócios é uma ótima ferramenta de análise do melhor momento para isso.

Além de tudo, todo empreendedor passa por períodos de deslumbre, e é por isso que uma análise minuciosa é necessária antes de qualquer decisão.

Divulgação marmitex, 3 dicas infalíveis!

A divulgação marmitex pode mudar completamente os patamares do seu negócio. Esqueça os panfletos, existem formas muito mais eficazes e surpreendentes de atingir o seu público!

Separamos 3 dicas incríveis sobre isso, e você confere agora!

E antes, aproveite e baixe grátis nosso material completo com dicas especiais para divulgar a sua marmitaria. É só apertar no banner!

3. Encontre parceiros de divulgação!

O seguimento de marmitex pode atender públicos específicos. Quem quer trabalhar com marmitex vegana, marmita fit ou marmita tradicional precisa estar sempre de olho no perfil do cliente.

Por isso, uma ideia que rende muita visibilidade é fazer parceria com uma pessoa que tenha espaço nas redes sociais.

Para quem trabalhar com marmitex fit, por exemplo, é possível fazer parceria com uma pessoa que tenha autoridade na área, influencer de menor porte, mas com relevância na sua cidade.

Também dá para fazer parceria com as próprias academias, divulgando, ou até mesmo vendendo seu produto no local.

2. Aposte no Instagram!

O marmitex Instagram é a rede social da vez, e te dá muitas possibilidades de ser visto e conquistar clientes fiéis, chamando atenção para a sua marca.

Por isso, não deixe de fazer sorteios! Essa dica é perfeita para quem trabalha com quentinhas delivery, porque permite refinar seu público e alcançar muitas pessoas.

Sorteando um combo de marmitas térmicas, por exemplo, você alcança seguidores e possíveis compradores.

Para isso, é necessário impor regras como compartilhar o post no stories, marcar amigos e seguir a sua página. 

Imagens profissionais e vídeos curtos mostrando o preparo da sua comida também tem muito impacto, viu?

1. Ter um site próprio é importante

Ter um site próprio é o método de divulgação mais eficaz que existe! 

Se você já está no ramo há algum tempo e não sabe o que fazer para vender mais e ser visto, acredite: Este é o caminho!

Afirmamos isso porque, quem tem um site próprio pode divulgar o link nas redes sociais, e levar o cliente diretamente para a página do cardápio, onde pode comprar pagando online.

No entanto, nós sabemos que não é fácil conseguir um site em pouco tempo por um preço acessível, por isso vamos te mostrar uma saída que resolve vários problemas com uma única ferramenta!

Conheça as possibilidades em integração que a Saipos oferece, e torne o seu negócio muito mais tecnológico!

 

Como montar uma franquia de marmitex?

O primeiro passo para montar uma franquia marmitex é ter um plano de negócios consistente, viu como isso é importante?

Com ele, você precisa analisar se é o melhor momento para dar esse passo. 

Se a sua demanda não para de crescer e o seu negócio não é capaz de lidar com ela, você está certíssimo em abrir outra unidade para trabalhar com marmitex!

  • Para ver um conteúdo específico só sobre franquia marmitex, clique aqui! 

E o que definitivamente não pode faltar em uma franquia marmitex é um sistema para restaurantes.

Só assim você poderá ter controle total sobre todos os processos através de um dashboard franquia delivery!

A melhor opção é escolher o sistema da Saipos, que permite soluções em várias áreas do negócio, como por exemplo:

  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque;
  • Site próprio com pagamento online;
  • Central de pedidos;
  • Integração com apps de delivery;
  • Impressão de comandas;
  • Comanda eletrônica;
  • Gestão de garçons, clientes e cardápio.

Quer saber mais? Então aperte no banner e assista uma demonstração gratuita!