As tendências de consumo em 2023

Entenda o que o público quer consumir em seu negócio

A metade do ano chegou e a pergunta que fica é:quais foram as preferências do consumidor em 2023? Uma pesquisa revelou as tendências de consumo para apostar no resto do ano.

O que faz o consumidor comprar mais? Todo ano há mudanças e adaptações no mercado de consumo. Com a chegada da tecnologia, coisas como pagamento, atendimento e até produtos e serviços se readaptaram para o desejo do público geral.

Para o período pós-pandêmico, é importante negócios, principalmente dos setores food service, investirem na escolha do seu consumidor.

O isolamento deixou tudo mais tecnológico e interpessoal, é o que diz o relatório da Euromonitor International, chamado “Tendências Globais de Consumo para 2023

Alison Angus, head de inovação da Euromonitor International comenta “As empresas devem esperar um comportamento bastante divergente à medida que os consumidores lidam com os desafios contínuos da volta à vida normal.”

O estudo que relata as principais preferências dos consumidores para 2023 se divide entre hábitos, vendas e inovações do mercado. Muitos dos resultados da pesquisa permaneceram nos últimos meses e a indicação é que continue no resto do ano.

Assim como outras pesquisas de desejo do consumidor, apenas um grupo foi ouvido. Trouxemos os dados para o mundo do food service e saídas para satisfazer esses consumidores.

1. Automação Autêntica

De acordo com a pesquisa da Euromonitor International, a relação de compra e venda vai ficar cada vez mais automatizada. 

Dessa forma, a automação autêntica se torna a escolha certa. Muitos bares e restaurantes investem em apenas automatizar algumas partes, deixando outros  interpessoais.

No estudo, 58% das pessoas revelaram que se sentiriam à vontade para conversar com um humano para resolver as questões de atendimento. Já 19% gostariam de ser atendidas por um bot automatizado no site da empresa.

2. Compradores Cautelosos

Uma tendência que cresce no país e no mundo é justamente os consumidores mais exigentes. Uma consequência da crise do aumento de custo de vida, tornando a economia o ponto principal na hora de escolher o que consumir.

 O estudo aponta dificuldades dos estabelecimentos em administrar essa preferência sem perder lucros. O segredo é desenvolver soluções para convencer o público que ele pode comprar o produto e economizar.

tendencias do mercado

3. Controlar o Tempo de Tela

Com o avanço tecnológico e a expansão das redes sociais, é inevitável o investimento no tempo de tela dos consumidores. A conexão rápida e eficiente chama a atenção do público, de acordo com a Euromonitor International.

Os compradores preferem conteúdos já filtrados de acordo com seus interesses. Ou seja, cardápios ou páginas nas redes explicativas e intuitivas é a porta do sucesso para restaurantes.

4. Ecoeconômicos

Uma tendência que vem crescendo e indica ainda mais visibilidade nos próximos anos é a relação com produtos sustentáveis. O foco dos consumidores em consumir algo bom para saúde e para o meio ambiente vem crescendo.

Redução de desperdício de alimento e consumo de energia, diminuição do consumo de água, reciclagem de produtos entre outros fatores que caíram no gosto do público.

Porém, por mais sucesso que a ecologia no mercado faça, muitos consumidores relutam em comprar produtos mais caros, mesmo que sustentáveis. Desse modo, os estabelecimentos estudam a melhor forma de atender a tendência sem deixar de perder.

5. Hora do Jogo

A surpresa da pesquisa é a tendência do mundo gamer nos negócios. De acordo com o relatório da Euromonitor International, 55% dos Millennials jogam vídeo games imersivos on-line. Por sua vez, a Geração Z, X e Baby Boomer que possuem esse mesmo desejo são de 52%, 38% e 22%.

Dados interessantes para aquelas que buscam novos consumidores. É uma forma de inovação. Restaurantes que querem conquistar novos públicos, saindo do nicho específico, e investindo na temática gamer.

6.Aqui e Agora

O estudo da Euromonitor International mostra que 29% dos consumidores querem adquirir pequenas compras expressas e 19% deles frequentemente compram por impulso.

Outro dado interessante é que 63% das pessoas aderem ao programa de fidelidade para receber descontos ou ofertas. Ou seja, a criação de descontos e vendas promocionais fortalecem restaurantes e bares quando se fala de compras rápidas e impulsivas.

A tendência dos consumidores em escolher produtos que estão em promoção como combos especiais, ou programas de fidelidade, é uma aposta lucrativa e beneficiária para o setor de food service.

7. Rotinas Revividas

Uma preferência indicada no relatório é sobre estilo de vida e como afeta o hábito de consumo. O período pós-pandêmico vai marcar ainda por muitos anos a vontade do público de sair e frequentar novos estabelecimentos. 

Em 2022, de acordo com a Euromonitor International, 28% dos entrevistados queriam sair e visitar restaurantes, bares ou lanchonetes. Um número que, de fato, ocorreu. 

Para conquistar esses consumidores, os estabelecimentos investem mais na experiência do cliente: algo dinâmico, simples e inesquecível.

8. Ascensão Feminina

A imagem feminina vem ganhando destaque para publicidades e propagandas. Com movimentos de igualdade de gênero ganhando força, a influência das mulheres no mercado está em constante crescimento.

Assim, estabelecimentos estão em cima com produtos e serviços especiais femininos. É uma forma de ganhar um público diferente e engajado.

9. Os Prósperos

Essa tendência ganhou força no ano passado. São aqueles consumidores que estão cansados da rotina de trabalho e optaram por consumir produtos mais saudáveis e simples.

Além de comidas e bebidas que aliviam o estresse e relaxam, como naturais e orgânicos, a Euromonitor International registrou cerca de US$ 1 bilhão na venda de suplementos alimentares que melhoram o humor.

10. Jovens e Disruptivos

Focando nos consumidores da Geração Z, a pesquisa aponta um grupo de pessoas pouco influenciáveis e com foco em se manter nos próprios gostos.

Segundo ela, 48% dos representantes da Gen Z querem se envolver com produtos novos ou inovações do mercado, 30% deles tomam decisões de compra com base nas crenças sociais e políticas. Já 24% boicotam instituições que não compartilham suas crenças sociais e políticas.

Consumidores que possuem seu próprio jeito de se comunicar, ou seja, para alcançá-los, empresas precisam estabelecer estratégias.

ASSINE A SAIPOS NEWS