Delivery por drone do Google começa a fazer entregas na Austrália

A Wing, empresa de delivery por drones do Google, está lançando o primeiro serviço de entregas comerciais por drone em Camberra, na Austrália, após ter recebido aprovação da autoridade de aviação do país.

A empresa funciona em parceria com pequenos negócios locais, como cafés e farmácias, por exemplo, para realizar o envio de produtos em questão de minutos.

De início, cerca de 100 residências localizadas em subúrbios poderão utilizar os serviços de entrega, mas a Wing já planeja expansão nos próximos meses.

"A Wing está testando a entrega de drones na Austrália desde 2014. Nos últimos 18 meses, a empresa forneceu alimentos, pequenos utensílios domésticos e produtos químicos de consumo mais de 3 mil vezes para as residências australianas nas comunidades de Fernleigh Park, Royalla e Bonython" disse a companhia em um anúncio no blog oficial.

Delivery por drone do Google começa a fazer entregas

Estimativas da empresa esperam que esse tipo de delivery possa gerar entre US$ 21 milhões e US$ 28 milhões para os negócios da região e que até 2030 os drones podem ser responsáveis por 25% dos envios de mercadoria locais.

O lançamento do serviço é uma vitória da Wing frente à concorrência da Amazon, que apesar de já ter testado entregas com drones, ainda não lançou um serviço comercial de delivery com essa tecnologia.

A Wing se tornou uma empresa da Alphabet, a companhia mãe do Google, no ano passado, e passou a figurar ao lado de empresas como a Waymo, que faz carros autônomos.

Em dezembro, a empresa disse que testaria um serviço de entrega com drones também na Finlândia.

A Autoridade de Segurança da Aviação Civil da Austrália (CASA, na sigla em inglês) disse nesta terça-feira que a "operação da Wing atende a um nível aceitável de segurança" e trabalha dentro das diretrizes para operadores de drones comerciais pesando acima de 2 kg.

8 Dicas para migrar para Delivery