Cerca de 13,7 milhões de consumidores nos primeiros meses
O mercado de fast food marcou crescimento positivo no primeiro trimestre de 2023. O consumo foi impulsionado tanto pelo trabalho presencial como também pelas estratégias das empresas.
Com cerca de 13 milhões de consumidores, o setor de lanches marca um crescimento de 38% em relação ao ano de 2021, com 9,9 milhões de pessoas.
Número esse que pode marcar uma volta positiva para o setor de fast food após a pandemia do Covid-19. Segundo o Consumer Insights 2023, do Kantar, o aumento do consumo compartilhado fora de casa, entre 2022 e 2023 foi de 45%.
O estudo ainda divide o crescimento das porcentagens entre faixa etária, classes, localização e preferência.
Os dados destacam as principais refeições do dia, como jantar e almoço, que a preferência cresceu por volta de 13% no hambúrguer e 15% na pizza, em médio prazo.
As estatísticas apontam também a idade dos principais consumidores de fast food em 2023: jovens de até 29 anos.
Em comparação ao último trimestre de 2022 com o primeiro de 2023, a porcentagem cresceu cerca de 3%. Números esses que não devem se manter, já que esse mês registrou uma baixa preferência por lanches em jovens e adolescentes.
Segundo o estudo mais recente da Ticket, o fast food e produtos industrializados não são mais a primeira opção dos jovens, principalmente aqueles com menos de 20 anos.
Clique aqui para ler mais sobre!
A pesquisa ainda destaca consumidores de classes A e B que tiveram alta de 5%. Outro dado interessante é o aumento do consumo de 6% na região metropolitana de São Paulo.
Ao que tudo indica, o fast food aproveitou a volta do trabalho presencial e o fim do isolamento e investiu para conquistar novos e antigos clientes.
Prova disso são as grandes empresas de renome que, buscando aumentar o lucro e o consumo, apostaram em novas estratégias em suas lojas.
Burger King, por exemplo, vem investindo na experiência do cliente e em pedidos personalizados. Com uma mão de obra pesada em tecnologia, a marca registrou uma otimização do número de vendas.
O programa de fidelidade totalmente digital do Burger King, Clube BK, está no ar há dois anos e conquistou mais de 12 milhões de downloads. O app disponibiliza cupons e ofertas exclusivas para a rede de restaurantes fast food.
Cerca de 72% dos clientes já acumularam pontos no Clube BK. Essa estratégia garantiu visibilidade e aumento de vendas significativo.
Programas assim, investimento em marketing e a utilização da tecnologia pode ajudar muitas redes de fast food a crescer ainda mais em 2023.