ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Receita atrasa liberação do sistema para renegociação

Pequenos negócios são diretamente afetados pela demora

A Receita Federal atrasou a liberação do seu sistema de renegociação de dívidas e isso tem prejudicado os donos e donas de pequenos negócios no país. 

O Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos (Relp) irá proporcionar para as empresas negociar dívidas em até 15 anos e ainda ter descontos proporcionais à queda de faturamento em 2020. Para aderir ao programa os empresários têm até o dia 29 de abril, mas a Receita Federal ainda não liberou o sistema.

Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo federal precisa apontar de onde sairá a compensação para cobrir a renúncia fiscal dada pelo programa, que foi promulgado em março. Sem conseguir renegociar as dívidas, os empresários temem serem excluídos do Simples Nacional e ter um aumento na carga tributária.

A Receita Federal não quis comentar a demora no lançamento do sistema de adesão ao programa de renegociação de dívidas. O Ministério da Economia e o Palácio do Planalto não responderam.

Inadimplência de bares e restaurantes aumentou

Cerca de 350 mil bares e restaurantes no Brasil tomaram crédito pelo Pronampe. Deles, 20% estão inadimplentes, perto de 70 mil.

Essa fatia tende a chegar a 50% nos próximos três meses, quando mais estabelecimentos sairão do prazo de carência da última fase do programa, iniciada em 2021 - um reflexo das altas dos juros. 

Muitos bares e restaurantes do país estão em situação instável. Se tem 31% de empresas com prejuízo e outras 35% em equilíbrio, potencialmente, todas podem virar inadimplentes. Já que a alta de custos para operar, estão no limite.

Por isso, é preciso buscar mais prazos junto ao governo federal porque se não muitos negócios não irão conseguir se manter abertos. 

ASSINE A SAIPOS NEWS
ASSINE A SAIPOS NEWS
Tenha acesso às principais notícias de food service, gastronomia, delivery e gestão de bares e restaruantes.
QUERO RECEBER A NEWSLETTER
Daniela Tremarin - Jornalista, fascinada por empreendedorismo, marketing digital e inovação. Responsável por informar o que há de novo no food service.
Escrito porDaniela Tremarin

Jornalista, fascinada por empreendedorismo, marketing digital e inovação. Responsável por informar o que há de novo no food service.

Assine nossa newsletter