Como o dia da cachaça pode vender com 4 ideias simples

Confira 4 ideias para faturar mais no dia da cachaça

O dia da cachaça é uma data que traz a oportunidade de oferecer eventos, cardápios e promoções para impulsionar seus lucros! Amada pelos brasileiros, a cachaça é um patrimônio cultural do país. 

Em 2023, segundo o Anuário da Cachaça, foram produzidos mais de 225 milhões de litros de cachaça, sendo 78,67% do volume proveniente da região sudeste. Estima-se que o setor movimenta anualmente cerca de R$15,5 bilhões na cadeia produtiva.

Considerada por muitos anos como “bebida de buteco”, as versões artesanais e drinks exclusivos e personalizados têm ganhado cada vez mais espaço nos mais diversos ambientes gastronômicos

Além disso, ela é um ingrediente culinário importante para marinadas, molhos, sobremesas e para flambar. Sua versatilidade possibilita a criação de diversos itens para um cardápio exclusivo para o dia da cachaça 2025

Pensando nisso, a Saipos preparou um artigo completo para você se inspirar nessa data Confira: 

dia da cachaça

Como utilizar a cachaça para diversificar o cardápio? 

As tradicionais caipirinhas são a primeira coisa que pensamos quando falamos dessa bebida tão popular. A cachaça foi a primeira destilada da América Latina, sendo patrimônio brasileiro e parte da cultura de festejo. 

Porém, ela vai muito além desse drink famoso. Para diversificar os itens do seu cardápio, opte por integrar a bebida ao sabor dos seus pratos. Ela combina com diferentes itens para despertar o paladar dos clientes. Confira:

  • Sobremesas criativas: suas notas aromáticas despertam e realçam os sabores. Ela combina com frutas flambadas, cremes e caldas como caramelos e pudins, docinhos tradicionais como brigadeiros, entre diversas outras opções; 
  • Molhos e flambar: além da carne, camarões e linguiças ganham um sabor ressaltado, além da beleza da apresentação ao serem flambadas com a bebida. Molhos que recebem cachaça tendem a ser bons acompanhamentos;
  • Marinadas: a combinação da acidez com o álcool amacia a carne. Quando marinadas levam cachaça, alho e ervas, trazem um sabor intenso e único para as proteínas; 
  • Risotos: para quem quer variar os sabores, trocar o vinho pela cachaça traz um toque de doçura e aroma único para o prato. Combina muito bem com carnes secas, bananas e queijo. 

A cachaça branca tende a ser leve e refrescante, destacando-se em pratos de entrada como saladas e frutos do mar. Petiscos e caldos mais gordurosos também combinam. 

Agora, quando pensamos em sabores complexos e encorpados, que trazem mais “peso” para o prato, a cachaça artesanal é a escolha certa. Ela realça as carnes assadas, como pernil e cupim, feijoadas e pratos com molhos mais ricos. 

Confira no vídeo abaixo mais dicas para montar um cardápio:

4 ideias para o dia da cachaça

Agora que você conhece mais sobre as possibilidades de variar seu menu e incluir a bebida no dia da cachaca do seu restaurante, vamos entender quais são as opções para se destacar em meio a concorrência e garantir a melhor experiência para os clientes. 

  1. Pense em jantares ou almoços harmonizados;
  2. Promova um workshop de coquetelaria e degustação;
  3. Faça uma feira temática;
  4. Happy Hour da cachaça!

Adaptando seu negócio com ideias que despertam a curiosidade dos seus consumidores você garantirá um expediente lucrativo e marcante. Quem sabe você queira promover anualmente essa data? O dia nacional da cachaça pode entrar no seu calendário! 

Assim como jantares de dia dos namorados, ceias de natal, almoços de páscoa de de dia das mães, essa pode ser uma data referência para seus clientes sempre planejarem estar no seu restaurante

1. Pense em jantares ou almoços harmonizados

Os melhores pratos pedem os melhores acompanhamentos. É aqui que entram as harmonizações. Promova ingressos para uma experiência diferenciada que promete uma viagem de sabores para seus clientes. Veja:

  • Conte com os mais variados tipos de cachaças para serem combinados com o que for servir;
  • Estreie receitas novas e únicas que só estarão disponíveis nesse dia! 
  • Limite o número de pessoas. Um evento exclusivo desperta curiosidade de quem não foi para os próximos anos;
  • Traga chefes convidados e atrações para falar sobre as bebidas;
  • Conte com um bartender especializado no assunto para criar drinks ao vivo para seus convidados;

Além disso, faça kits que podem ser adquiridos à parte que combinem com a temática. Copos personalizados, garrafas artesanais e docinhos alcoólicos são boas opções. Se quiser, faça algo de brinde para que lembrem dessa data tão divertida. 

2. Promova um workshop de coquetelaria e degustação

O trabalho de um bartender é muitas vezes instrumento de curiosidade para quem observa. As combinações cheias de criatividade, copos que voam de maneira delicada, agilidade e paciência fazem imaginar que é um trabalho complexo. Muito além de montar um bar, esse profissional encanta com suas habilidades. 

Dar a chance do público se aventurar em algo novo e divertido e ainda poder curtir suas criações é uma ótima ideia para atraí-los no dia nacional da cachaca. Esse pode ser um evento aberto, mas que para controle exige inscrições. 

Faça um formulário ou landing page para que os interessados possam reservar suas entradas. Se preferir, pode ser um evento pago, mas com tudo incluso. Outra opção é o workshop gratuito com pratos pagos. 

Para tornar tudo mais divertido, entregue certificados para os participantes e garanta que todos aprenderam uma nova bebida. Poste em suas redes sociais e garanta novos seguidores! 

3. Faça uma feira temática

Com certeza existem produtores de bebidas, artesanato e outros itens que podem combinar entre si para a promoção de uma feira. Contar com a parceria de outros empreendedores pode impulsionar os resultados e as divulgações. 

Esses eventos que podem ser pagos ou gratuitos trazem um público nichado. Pense se quer fazer algo temático, como uma feira medieval, por exemplo, com produtores de comidas, artigos de vestuário ou atrações de danças, tornando ainda mais criativo. 

Outra ideia é uma feira centralizada aberta ao público no dia nacional da cachaça. Procure a prefeitura da sua cidade, muitos setores de eventos do executivo patrocinam eventos e feiras de empreendedores

Caso seu restaurante tenha espaço, cogite fazer em horário de almoço ou jantar para aproveitar seu fluxo natural de clientes e encantá-los com as novidades para festejar esse dia. 

Invista em momentos SAIPOS

4. Happy hour da cachaça

Opções mais tradicionais também são sucesso. Para essa dica o mais importante é a criatividade que deve ser utilizada para montar um ambiente envolvente e criativo para seu público. Invista em: 

  • Itens decorativos coloridos e animados: não é carnaval, mas cachaça é alegria;
  • Luzes coloridas e boa música;
  • Cogite karaokê ou artistas ao vivo para envolver os clientes;
  • Petiscos gratuitos;
  • Pague um, ganhe outro! Dobre a dose e a alegria do público. 

Nessa hora, o seu tipo de restaurante pode definir as opções para impressionar a clientela. Rodízios de pastéis, fritas, pães, docinhos e sorvetes cabem com cachaça. Aposte em combos drink + bebida para alegrar o pessoal. 

Se quiser, faça ainda melhor e promova um evento à fantasia. Concursos com essa temática também são sucesso. Capriche nas ideias! 

Divulgue o dia da cachaça  

Você entendeu seu cardápio e definiu o evento, agora é hora da divulgação! Nas redes sociais tudo precisa ser muito atrativo e bem elaborado para ter o melhor alcance possível. Se o seu restaurante já tem um bom engajamento, pode utilizá-lo. 

Agora, se você não tem muitos seguidores, não precisa se frustrar. Nas redes sociais quem manda é o algoritmo. Por isso, com as ideias certas e criatividade você consegue chamar atenção de todos. 

Ideia 

Aplicação

Investimento

Faça um vídeo viral de divulgação

Entenda o que está em alta nas trends e grave um vídeo de divulgação criativo. 

Gratuito. Somente terá custo se quiser contratar algum influencer digital. 

Faça um sorteio

Sortear um ingresso, um combo, delivery de bebidas, prato principal ou jantar completo para o evento é uma opção que gera engajamento e publicidade gratuita! Mas não esqueça: para concorrer tem que marcar amigos e compartilhar nos stories. 

Investimento do custo do que você sortear. 

Aposte em anúncios pagos

Assim você consegue definir exatamente a região que verá o anúncio nas redes sociais, impactando diretamente nos resultados. 

O valor depende das variáveis de anúncio. Você pode simular na área de anúncios das suas redes ou recorrer a um social media. 

 

Além disso, utilize seu catálogo de contatos de clientes para enviar um convite especial com desconto ou brinde exclusivo para o dia do evento. Além de demonstrar cuidado e carinho, desperta o interesse deles. 

Para divulgar nas redes sociais não tem segredo e para facilitar sua gestão a Saipos criou um material 100% gratuito com artes editáveis para você passar mensagem dia da cachaça para seus seguidores! Clique no banner abaixo e confira!

Como se diferenciar da concorrência no dia da cachaça?

Além de ideias criativas, divulgações, promoções e cardápio perfeito, é preciso entender quais são as estratégias dos concorrentes. O dia internacional da cachaça será com certeza utilizado por mais locais para impulsionar as vendas.

Portanto, um estudo de mercado para analisar o que estão planejando faz todo sentido na hora de definir o que será realizado. Pense também em parcerias com outros restaurantes. Muitas vezes um evento grande pode trazer mais lucro do que atendimento individual. 

Em datas especiais e comemorativas em que o fluxo esperado de clientes é muito maior, o atendimento deve ser cada vez mais simples, ágil e inteligente. Pensando nisso, agilize o serviço de salão e delivery com ferramentas tecnológicas.

Cardápio digital, site delivery, integração com aplicativos de entrega, além de uma tela simples que entregue todas as informações em um só lugar são essenciais para um atendimento de excelência. 

Dica Saipos: confira o que outras regiões do país fazem nesta data. Além dos concorrentes, restaurantes de outros lugares podem trazer ideias diferenciadas.

Apostar em tipos de cachaça pode diferenciar seu negócio?

Depende. As variações da bebida hoje são de conhecimento geral. Porém, a depender do tipo de público, bebidas mais específicas podem ser uma opção para se destacar dos demais restaurantes. Existem categorias de envelhecimento. Confira:

  • Premium: envelhecida por no mínimo um ano;
  • Extra premium: mínimo de três anos;
  • Reserva especial: processo de envelhecimento que inclui tipos diferentes de cachaças misturadas, que podem ser variadas de acordo com premium e extra premium. 

As variações não são encontradas em todos os lugares, assim como as cachaças artesanais e saborizadas podem ser um destaque para seu dia da cachaça. Apostar na divulgação dos seus itens exclusivos deve ser seu foco. 

Tenha o melhor sistema para aumentar seus lucros 

Para promover o melhor dia da cachaça você precisa contar com o sistema mais completo do Brasil, que te auxiliará a entregar um serviço mais rápido, garantindo a satisfação dos seus clientes. 

O sistema da Saipos conta com mais de 70 funcionalidades para seu negócio. Entre elas, opções para agilizar e facilitar sua vida financeira dentro e fora do restaurante. Com o aplicativo de gestão você controla seu restaurante na palma da mão. 

Poder tomar uma caipirinha enquanto cuida do seu negócio no celular? Essa e outras funcionalidades você só encontra aqui. Veja mais:

  • Emissão de NFC-e (Cupom fiscal do consumidor eletrônico);
  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Monitor KDS;
  • Relatórios diversos;
  • Robô de atendimento + Whatsapp;
  • Cardápio digital;
  • Módulo de relacionamento e muito mais.

Junte-se aos mais de 15 mil clientes que utilizam a Saipos para economizar tempo, agilizar o dia a dia e focar no que realmente importa. Clique no banner abaixo e solicite uma demonstração 100% gratuita! 

FAQ

Saiba mais sobre esse assunto!

Qual é o Dia Nacional da cachaça?

O Dia Nacional da Cachaça é celebrado anualmente dia 13 de setembro, homenageando a bebida símbolo do país e relembrar a revolta da cachaça, de 19661, quando os produtores se revoltaram contra os impostos sobre a bebida.

O que significa o dia 13 de setembro?

Além do dia da cachaça, criado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibratec), é também comemorado o dia do agrônomo, homenageando os profissionais da agronomia e agropecuária de todas as áreas de atuação.

Qual a data da festa da cachaça?

Diversos pontos do país fazem festas do dia da cachaça, também conhecida como festa da pinga. Esses eventos costumam ocorrer entre 14 a 17 de setembro, sempre passando pelo dia 13, data oficial do dia da cachaça. Confira a programação local.

Porque o nome pinga?

A cachaça muitas vezes é chamada de pinga. Esse termo vem da maneira como o vapor do líquido se condensava nos tetos dos engenhos coloniais e gotejava, pingando e dando origem ao apelido da bebida.