Drinks famosos podem ser um grande diferencial competitivo para os restaurantes que estão acostumados a oferecer apenas água mineral, cervejas, refrigerantes, sucos e vinhos.
Opções como Caipirinha, Cosmopolitan, Dry Martini, Piña Colada e Negroni são drinks clássicos e muito bem quistos pelos brasileiros.
A Caipirinha, aliás, é uma das bebidas alcoólicas mais pedidas em bares e restaurantes.
No entanto, os drinks não se limitam apenas a essas cinco opções. Bloody Mary, Hanky Panky, Margarita, Mojito e Sex on the Beach são famosos no mundo todo. Porém, antes de integrá-los ao cardápio, lembre-se de experimentar e testar as receitas.
Todos os drinks oferecidos no seu restaurante devem corresponder com a proposta do estabelecimento e, claro, ter ótimas combinações para harmonizar com as refeições.
Veja por que você deve oferecer drinks famosos e diversos e como apresentar a sua carta de bebidas da melhor forma.
Ah! E, por fim, daremos dicas preciosas para gerir esses ingredientes e o estoque. Confira:
Mas antes, se quiser ir direto ao ponto e descobrir como lucrar mais vendendo bebidas clique no banner abaixo!
Em sua carta de bebidas, você pode oferecer opções autorais ou drinks clássicos. Abaixo, apresentamos algumas opções interessantes, que estão entre as mais pedidas do mundo. São elas?
Nós, brasileiros, sabemos muito bem o valor de uma Caipirinha, não é mesmo? Essa magia acontece com apenas 4 ingredientes: cachaça, limão, açúcar e gelo.
Com algumas adaptações realizadas ao longo dos anos, esse drink famoso virou paixão mundial. Nem precisamos passar a receita, né?
O Cosmopolitan é uma bebida que envolve vodca, licor de laranja ou suco de limão, e suco de Cranberry.
A aparência avermelhada do drink se dá justamente por conta desse último ingrediente. Esse charmoso drink ganhou ainda mais força nas cenas do seriado Sex and the City.
O Dry Martini é uma mistura de gelo, gim e vermute. O segredo dessa bebida está em não partir demais o gelo durante o processo.
Ah, a receita clássica leva um pouquinho de limão-siciliano. Não se esqueça da azeitona para dar aquele toque final.
Oriunda de Porto Rico, a tradicional Piña Colada é feita de rum, leite de coco e suco de abacaxi (ou ananás).
Pode ser servida batida ou mexida com gelo. Esse coquetel famoso foi criado por um barman chamado Ramón “Monchito” Marrero.
Agora, imagine 1 dose de gim, 1 dose de Campari, 1 dose de vermute tinto e 1 rodela de laranja. Junte tudo e adicione cubos de gelo para servir bem geladinho.
Esse é o drink Negroni, que pode custar até R$ 40,00 nos bares e restaurantes.
O famoso Bloody Mary ou "Maria, a sanguinária", é um drink feito com vodca, suco de tomate, suco de limão, molho inglês, tabasco e pimenta.
Parece uma mistura esquisita, mas é considerada uma das melhores bebidas do mundo.
Um bartender de qualidade certamente conhece o famoso drink Hanky Panky. Criado por Ada Coleman, líder da equipe do American Bar de Londres, esse coquetel é requisitado pela sua elegância e, claro, pelo sabor bastante expressivo.
London Dry Gin, vermute doce e Fernet são seus ingredientes, e esse último dá um toque mentolado delicioso à bebida.
A tradicional Margarita também é um dos drinks mais procurados, especialmente por aqui. Porém, não pense que encontramos em qualquer lugar essa bebida bem feita.
Por isso, é a sua chance de oferecer o melhor coquetel do mundo! Leva tequila, suco de limão e licor de laranja, mas em doses bem específicas. Quer uma dica? Invista em uma ótima tequila para essa receita.
O Mojito é um drink cubano à base de rum branco, açúcar, hortelã, limão e água gaseificada.
Há boatos de que essa bebida foi criada por um inglês em alto-mar. Verdade ou não, esse é um clássico que não pode faltar no seu cardápio.
Por fim, e não menos importante, chegou a hora do famoso Sex on the Beach.
Você vai encontrar muitas receitas para esse drink, mas a tradicional leva vodka gelada, licor de pêssego, suco de laranja, algumas gotas de xarope de groselha para decorar e 2 pedras de gelo moídas.
Independentemente do local onde seu restaurante está, uma dica que pode funcionar na criação de um cardápio fora do comum, é criar categorias com bebidas inspiradas em diferentes regiões do país.
Isso pode ser feito apenas com itens comercializados, facilmente encontrados na internet. No entanto, o mais interessante é criar drinks de autoria própria, utilizando ingredientes marcantes de cada localidade.
Confira alguns inspirações de cada uma das cinco regiões do Brasil:
O clima frio do Sul do país pede drinks mais e encorpados e com um teor alcoólico ainda mais presente. No entanto, dá para usar e abusar das bebidas tradicionais da região.
O chimarrão e tererê são marcas registradas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. E por incrível que pareça, é possível utilizar a erva-mate como ingrediente para criar drinks temáticos.
Vinho, licores e café também são muito presentes na região, e podem compor bebidas marcantes, basta usar a criatividade.
O açaí é a fruta mais popular da região norte, e pode ser um forte atrativo na elaboração de drinks, principalmente com a combinação de destilados.
Mas não é só de açaí que se faz o norte no país. O cupuaçu também é muito conhecido, e combina com licores e bebidas mais densas.
Cachaça de Jambu e guaraná são outros diferenciais na hora de preparar drinks inspirados nessa área do Brasil.
Que tal inserir o caju em drinks inspirados no nordeste? A fruta é típica do local, e possui bebidas feitas à base dessa delícia, como é o caso da cajuína.
O caldo de cana também é muito apreciado, bem como as cachaças e águas ardentes feitas com fermentação de milho e mandioca.
É fundamental aproveitar os ingredientes típicos da região, assim como bebidas industrializadas que são famosas por lá, como é o caso do diferenciado Guaraná Jesus, de cor rosa e sabor tutti-frutti.
O sudeste brasileiro é uma das áreas mais democráticas quando se pensa em bebidas, já que praticamente todas as opções do país podem ser consumidas lá.
No entanto, não dá para deixar de lado a cachaça, o chope, a catuaba, o mate com limão e claro, a incomparável água de coco.
Batidas de fruta também são muito apreciadas, principalmente aquelas mais densas, com leite de coco, leite condensado e morango.
O Cerrado brasileiro traz consigo uma vasta gama de frutas exóticas, como o pequi, castanha de baru, coco de buriti e rapadura.
A inserção desses ingredientes em licores funciona muito bem, além do tradicional ponche goiano, que leva vinho, açúcar e frutas regionais.
Com tantas opções de bebidas é fundamental saber organizar o cardápio de modo que ele fique atrativo, mas também lucrativo para o seu restaurante.
Pensando nisso, a Saipos preparou o e-book Como Montar um Cardápio. Aperte no banner e baixe agora!
Muitos são os motivos para apostar na carta de drinks, como aumentar o ticket médio, variar as fontes de lucro e diversificar o público. Na verdade, os fãs de bebidas mais elaboradas apreciam a experimentação e o bom gosto das apresentações.
Por isso, esse acaba sendo um investimento lucrativo e uma forma de deixar o restaurante mais atraente. Como fazer uma carta de drinks famosos e quais ingredientes escolher para compor essas bebidas?
Para fazer um menu de drinks diferentes, você deve contratar um mixólogo, profissional especializado na arte das bebidas. Ele poderá criar um menu com coquetéis tradicionais ou criar bebidas que tenham a assinatura do seu bar ou restaurante.
O preço da consultoria de um mixólogo varia de acordo com a experiência do profissional e a região em que você está, assim como acontece com uma carta de vinhos. Ele também indicará os melhores ingredientes para cada bebida.
O especialista em bebidas pode trabalhar em conjunto com seu chefe de cozinha, para criar a harmonização perfeita entre comida e drinks.
O custo para vender drinks pode ser variável, de acordo com o tipo de bebida. Drinks estilizados e com temática personalizada costumam ter custo superior, principalmente os que utilizam ingredientes exóticos.
Sendo assim, a dica é iniciar a venda dos drinks com opções tradicionais, que não representam risco de ficar no estoque sem saída.
Opte por vinhos, caipirinhas, espumantes, licores e itens feitos à base de ingredientes nacionais, fáceis de serem encontrados.
Atenção a variedade de drinks no menu: muitos empreendedores pensam que é necessário apostar em leque muito amplo de opções, mas isso acaba prejudicando a rentabilidade, já que é preciso investir em um grande estoque de bebidas.
Para dar um plus na lucratividade, aposte em vendas casadas, com acompanhamentos que ressaltam o sabor dos drinks. Petiscos de bar combinam muito bem.
Para agregar valor às bebidas, inclusive, ter um espaço dedicado à preparação, com uma bancada e um bartender é uma aposta vantajosa!
Com esse investimento você pode cobrar até 20% a mais sobre o valor inicial do drink, graças a experiência gastronômica e experiência do cliente otimizada.
Agora que você já tem as melhores sugestões para a sua carta de drinks famosos, precisa adicionar um ingrediente valioso para um empreendimento de sucesso: tecnologia para restaurante!
Para gerir todos esses itens com eficiência é necessário um sistema para restaurante. Acredite, tocar isso sozinho e manualmente é o grande erro da maioria dos estabelecimentos.
Por meio do Sistema Saipos, você vai planejar seu negócio para não perder vendas, controlar quais os itens mais vendidos, aprimorar a comunicação entre todos os setores do seu negócio, aumentar a produtividade, além de deixar o cliente satisfeito.
Além disso, você evita e reduz prejuízos consequentes de desvios ou perda de validade dos produtos. Acredite, ter uma gestão é o segredo para um empreendimento competitivo.
Confira alguns dos benefícios do melhor sistema de gestão para restaurantes do Brasil:
Quer saber mais sobre a Saipos? Aperte no banner abaixo e assista uma demonstração: