Rappi: como funciona o aplicativo

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Rappi, como funciona? 

A Rappi como funciona é um aplicativo que faz entrega de praticamente tudo o que o usuário precisar, inclusive delivery de comida. Dessa forma, a Rappi para restaurantes oferece diversas opções de categorias, que vão de restaurantes a supermercados.

Além disso, é possível solicitar a entrega do que se imaginar, na sessão “Qualquer coisa”, dentro do app. Mas, para isso, é preciso entender a Rappi como funciona para que se tenha a melhor utilização da plataforma.

Atualmente, a ferramenta já está presente em 140 cidades brasileiras. Para que seu estabelecimento faça parte do app é necessário cadastrá-lo. A plataforma está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Mas, antes de falarmos sobre a Rappi, baixe nosso e-book gratuito "Tudo sobre delivery"! É só apertar no banner abaixo.

Rappi cadastro, como fazer? 

Para entender melhor a Rappi como funciona, primeiramente é preciso fazer a Rappi cadastro do seu restaurante na tecnologia.  

Com isso, ao cadastrá-lo, o seu negócio pode lucrar ainda mais, por meio do delivery online. Além disso, a sua marca passa a ficar mais conhecida pelos usuários. 

Nesse sentido, aprenda fazer o cadastro Rappi para restaurantes e entenda o funcionamento do aplicativo:

  1. O primeiro passo é o envio de seu interesse em fazer parte do app, por meio do e-mail sejaparceiro@rappi.com;
  2. Neste primeiro contato mande informações como: nome do restaurante, modelo de negócio (pizzaria, marmitex, italiano, hamburgueria...) e a cidade onde atua; 
  3. Será necessário aguardar alguns dias para a resposta. A plataforma faz uma análise das solicitações e, a partir disso, eles selecionam os que mais seguem os critérios do app;
  4. Após isso, o empreendedor receberá um contrato padrão para a inserção do restaurante no aplicativo, um login e uma senha;
  5. Depois, baixe na sua loja de app's o "RappiAliado", que pode ser acessado com a senha e o login enviados;
  6. Portanto, selecione a opção "Ativar um restaurante", clique em "Cardápio", busque por seu estabelecimento na lista surgir e siga as instruções de cadastro de itens do seu menu;
  7. Assim que seu primeiro produto for cadastrado, seu restaurante já fica disponível para os usuários, por isso fique ligado caso algum pedido entre. 

Caso ainda não tenha entendido como é feito o cadastro Rappi para restaurante, você pode conferir o passo a passo no vídeo abaixo. Veja! 

Vídeo - Saipos

Rappi como funciona aceitar um pedido?

Após estar cadastrado, você precisa entender a Rappi como funciona em relação a entrada de pedidos para o seu estabelecimento. Dessa forma, existem alguns critérios que devem ser seguidos para que o empreendimento possa atender aos clientes com qualidade. 

Tempo de espera do cliente

A Rappi para restaurantes tem como um dos critérios a qualidade e agilidade na entrega dos lanches e demais pedidos. 

Por isso, deixe o seu cliente esperando pela entrega o tempo mínimo possível. Dessa maneira, você terá 7 minutos para aceitar cada pedido que entrar via app. 

Contudo, esse limite já é bem considerável para o cliente que aguarda a resposta. 

Cardápio no app

Após fazer o Rappi cadastro, é importante que você consiga se manter no app, por meio das vendas dos seus pratos. 

Portanto, uma das maneiras de atrair seus clientes é construindo um cardápio que chame a atenção deles e que apresente a melhor versão dos seus itens. 

Ou seja, uma sugestão é inserir as melhores fotos dos pratos e descrições que deem vontade aos usuários para experimentarem sua comida. 

Para mais que isso, a dica é: jamais entregue algo que não foi apresentado às pessoas. 

Rappi como funciona a entrega?

A ideia da Rappi entrega é muito parecida com os demais aplicativos de foodservice. Quem disponibiliza os entregadores é o próprio aplicativo. 

Quando o usuário realizar o pedido, a ferramenta automaticamente buscará um motoboy mais próximo para fazer o transporte da encomenda o mais rápido possível. 

As entregas podem ser feitas de carro, bicicleta ou moto. Assim, esse motoboy ficará responsável para que o pedido chegue dentro dos critérios de qualidade ao cliente. 

Para mais que isso, a Rappi como funciona permite que o usuário acompanhe tudo instantaneamente e também se comunique com o entregador através do chat do app. 

Rappi como funciona: quais as formas de pagamento disponíveis? 

As formas de pagamento disponíveis pela rappi para restaurantes, tanto para os restaurantes se adaptarem, como em opções para clientes, são várias. 

Com isso, a ideia é que elas sejam as mais abrangentes possíveis para dar a liberdade aos usuários em escolher. 

Por isso, conheça quais são elas e veja se o seu estabelecimento já as utiliza:

  • Cartão de Crédito;
  • Cartão de Débito;
  • Dinheiro;
  • PayPal;
  • Google Pay;
  • Sodexo;
  • VR;
  • Alelo;
  • Entre outras.

Rappi como funciona o suporte?

A Rappi suporte não possui um SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor ou uma comunicação por telefone para que os parceiros possam entrar em contato. 

Com isso, o app oferece como canal de atendimento o e-mail e a Central de Ajuda, pelo próprio app. 

Então, caso seja preciso enviar alguma sugestão, reclamação ou tirar dúvidas, envie mensagem por meio dos dois seguintes endereços de e-mails:

Para mais que isso, há o bate-papo das redes sociais, como a página do Facebook ou o Instagram. 

Tenha um Sistema Delivery com integração com a Rappi

Não adianta oferecer os serviços do seu restaurante na Rappi sem uma organização completa do seu estabelecimento. Para isso, é de suma importância que você tenha um Sistema para Delivery

E o melhor é o Sistema Saipos, é claro! Veja algumas vantagens abaixo:

  • Gestão de pedidos e motoboys;
  • Integração com aplicativos de delivery, como Rappi, iFood e Uber Eats;
  • Dashboard de franquias;
  • Controle de estoque (ficha técnica);
  • Controle financeiro: fluxo de caixa e de vendas;
  • Site delivery próprio;
  • Monitor KDS;
  • Entre outras...

Peça agora uma demonstração gratuita e veja como a Saipos pode acelerar o seu delivery. Aperte no banner abaixo!