Como montar uma loja de shawarma diferente e atrativa?

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como montar uma loja de shawarma diferente e atrativa?

Se você quer saber como montar uma loja de shawarma com potencial para vencer a concorrência, é necessário reforçar seus diferenciais para atrair o público.

O shawarma é o lanche árabe mais popular no Brasil, encontrado tanto em restaurantes típicos, como parte dos cardápios, quanto em estabelecimentos especializados apenas nesse item.

Por isso, não tenha dúvidas: todo mundo já provou essa delícia em algum restaurante, e ela é muito apreciada entre os brasileiros!

Mas, quando um prato cai no gosto do público, também surgem algumas complicações, como a vasta quantidade de empreendedores no mesmo nicho, e a dificuldade de se diferenciar do resto do setor. 

A Saipos entende como é importante garantir um espaço só seu dentro do mercado de alimentação, apostando em estratégias inovadoras.

Por isso, preparamos este conteúdo para te ensinar as sacadas mais inteligentes na hora de pensar em como montar uma loja de shawarma. 

Mas, antes de continuar a leitura, faça uma pausa e baixe grátis o e-book “Como tornar meu restaurante mais eficiente?”.

Com esse material elaborado pela Saipos, você terá acesso às melhores dicas para aplicar em todas as áreas do seu negócio. Aperte no banner e faça agora o download!

Montar uma loja de shawarma significa que só posso vender esse produto? 

Claro que não! Quem pensa em como montar uma loja de shawarma, certamente pretende focar neste produto, mas isso não significa que nenhum outro item possa entrar no cardápio.

Imagine que um cliente chega no seu restaurante acompanhado de alguém que não é fã de shawarma. Essa pessoa vai ficar sem comer nada porque você não tem outras opções para ela?

Uma loja de shawarma é totalmente ligada à culinária árabe, que possui uma vasta opção de quitutes, entradas, acompanhamentos e aperitivos.

Por isso, ainda que a sua ideia seja centralizar os shawarmas como carro chefe da casa, não ignore os outros petiscos deliciosos que fazem sucesso no Brasil, principalmente os da culinária sírio-libanesa.

Separamos algumas opções de delícias que você pode oferecer na sua loja para tornar o seu cardápio ainda mais atrativo, olha só!

O que servir além do shawarma?

 

  • Esfiha
Pode variar nos sabores, e até criar recheios diferenciados com o “sabor da casa”. Também dá para fazer a opção de esfiha fechada. Nesse caso, a massa funciona como um embrulho para o recheio.
  • Coalhada seca
Leite e limão são os dois ingredientes necessários para esse preparo super tradicional. Combina muito com pão sírio, então, pode ser degustado como acompanhamento para os shawarmas.
  • Quibe 
Tanto o quibe cru quanto o frito caem super bem como um aperitivo para quem quer aproveitar o espaço para tomar uma cervejinha, ou outra bebida.
  • Homus
O Homus é uma pasta feita de grão-de-bico, e acompanha perfeitamente qualquer uma das suas opções de prato, porque serve como um molho muito saboroso.
  • Babaganousch
É feito a partir das berinjelas defumadas, muito usado como acompanhamento. Para diferenciar o seu babaganoush, teste alguns temperos diferentes para dar um toque especial.
  • Falafel
Esse bolinho de grão-de-bico também segue a mesma linha dos quibes, e combina perfeitamente como aperitivo.

 

Mas, além dessas sugestões, muitos restaurantes com essa mesma temática trabalham com uma linha maior de pratos típicos, outros tipos de lanche e opções para almoço e jantar. 

Se fizer essa aposta, também pode ser positivo. No entanto, é importante ter um olhar atento para a proposta da sua loja. Investir em muitos pratos pode causar confusão e, consequentemente, diminuir a qualidade.

Como montar o cardápio para minha loja de shawarma?

Já te mostramos algumas opções de acompanhamentos e aperitivos que são o maior sucesso quando se pensa em culinária árabe. 

Porém, se o seu restaurante levar o shawarma no nome, é preciso trazer variações para que não faltem opções ao cliente.

Nesse sentido, use a criatividade para testar novos sabores. E já reforçamos que é possível encontrar shawarmas com os mais variados recheios! 

Preparamos algumas dicas das quais você não pode abrir mão se está buscando entender como montar uma loja de shawarma, vamos lá?

1. Pesquise o cardápio dos seus concorrentes

O primeiro passo antes de pensar em quais tipos de shawarmas irão compor o seu cardápio: é fundamental conhecer o que os concorrentes têm à venda.

Por isso, faça um levantamento das lojas de shawarma da sua região, e também das mais renomadas do país.

Analise os sabores que estão no menu e observe o que é novidade e o que é padrão. Provavelmente, você verá que as combinações de carne, frango e legumes são presenças carimbadas em qualquer sessão de pratos.

Então, obviamente, esses sabores precisarão constar no seu cardápio, mas apenas o básico não é suficiente para quem busca conquistar um espaço no setor de alimentação.

Observe as receitas personalizadas e os combos dos outros restaurantes. Inspire-se para ter ideias próprias, que transmitam a essência da sua loja!

Para te ajudar a entender como montar uma loja de shawarma, a Saipos preparou um e-book com as melhores dicas para a fase da elaboração do seu cardápio! Aperte no banner e baixe grátis!

2. Aposte nos doces árabes!

A culinária árabe é muito apreciada no Brasil e esse nicho de restaurantes já é bastante conhecido, embora muitos pontos ainda possam ser abordados como, por exemplo, os doces árabes.

Certamente, uma loja de doces típicos da Síria e Líbano não se vê em qualquer esquina. O que é uma pena, já que essas delícias possuem diferenciais marcantes que podem agregar valor ao cardápio do restaurante.

Mas, o que esses doces têm de tão especial?

O grande diferencial dos doces árabes está nos aromas. Especiarias e águas perfumadas são ingredientes obrigatórios, que trazem uma experiência especial para quem experimenta.

contrastes de sabores muito específicos, porque são muito açucarados, mas equilibrados graças às castanhas, tâmaras, damascos, frutas secas e mel.

Tudo isso se complementa ainda mais com o uso do aroma das rosas e flores de laranjeira. Deu curiosidade para provar, né?

Se a sua dúvida for sobre como preparar essas receitas tão específicas, saiba que é possível fazer uma parceria com alguma doceira ou empresa de doces para garantir produtos sempre frescos na sua loja.

Outra ideia é utilizar essas delícias como um mimo para os clientes, uma estratégia de fidelização combinada com delicadeza e gentileza.

3. Explore as bebidas típicas

Drinks árabes são pouco explorados no Brasil, e essa pode ser a sua chance de se diferenciar e conquistar muitos clientes e descendentes árabes, que têm dificuldade em encontrar esses itens.

Separamos as principais bebidas que não podem faltar no seu menu, seja para um happy hour ou para aquecer naqueles dias mais frios. Confira!

 

  • Arak
Bebida destilada feita com uvas ou tâmaras e infusão de anis. Possui teor alcoólico de 45,9%.
  • Jallab
É feita de uma mistura de tâmaras, melaço de uva, água de rosas e outros ingredientes. Os árabes costumam adicionar gelo quebrado, nozes, snaubar e uvas-passas à bebida.
  • Vimto
Mistura de uva, framboesa e groselha. Lembra muito um vinho, só que mais adocicado.
  • Tamr Hindi
Feito com uma espécie de tamarindo vindo da África e da Índia.
  • Café
O café é uma bebida fundamental na cultura árabe, principalmente quente. Por isso, capriche nas variedades de cafés da sua loja de shawarmas.

 

4. Crie sabores inovadores

Com base na análise de cardápio dos seus concorrentes, imagine pontos de diferenciação para cada receita. É importante inovar em temperos e texturas, trazendo ingredientes que não são comuns nas receitas.

Na cultura árabe, as especiarias ocupam um espaço muito importante nas cozinhas, proporcionando aromas inconfundíveis.

Um restaurante que oferece pratos típicos árabes, mas não se preocupa com esse detalhe, certamente precisa voltar alguns passos e estudar sobre a cultura, costumes e tradições.

A vantagem de montar uma loja de shawarma é que esse prato oferece flexibilidade na hora de pensar nas receitas. Dá para usar todo o tipo de carne, legumes e molhos. 

Mas, atenção: é importante fazer um paralelo entre o shawarma mais tradicional, apreciado na culinária árabe, e complementos que o brasileiro ama. Radicalismo na cozinha não dá certo, ok? Pense sempre no seu público!

Observação: Não esqueça que montar combos é uma forma mais fácil de mesclar o tradicional árabe com a típica comida brasileira, além de ser um diferencial incrível.

 

 

Conheça o gyrus pitta

O Shawarma também é um prato popular e muito apreciado na Grécia, por isso algumas variações brasileiras são conhecidas como “churrasco grego”.

Lá, a receita é chamada de gyrus pitta, e é uma comida popular de rua. O diferencial entre o gyrus e o shawarma está nas quantidades de ingredientes que compõem a receita.

No Shawarma, o principal são as carnes. Nele, as batatas fritas são colocadas em quantidade muito maior, e o pão também é mais massudo. 

Ao invés da coalhada e do homus, o molho mais utilizado é o tzatziki, feito à base de iogurte e pepino.

Que tal inserir essa especiaria no seu cardápio? Um “shawarma da Grécia” pode despertar a curiosidade dos seus clientes!

Como posso me diferenciar no mercado? 

Além da venda de doces e bebidas árabes, que são pouco exploradas no Brasil, o espaço para atendimento pode ser uma boa maneira de se diferenciar.

A maioria dos estabelecimentos focados apenas em shawarma costumam ter uma cara mais clean, principalmente porque o carro chefe da casa é um lanche. 

Essa realidade dá espaço para preparar um ambiente mais elaborado, com referências árabes. Cores, texturas, decoração e até mesmo um empratamento que faz o cliente se sentir em um típico restaurante do Oriente Médio. 

Se optar pela venda de bebidas, poderá criar um local com cara de bar, mas com uma essência árabe. Assim, será mais fácil atingir clientes para happy hours.

Mas minha loja de shawarma será delivery, e agora?

Existem muitas formas de um delivery se diferenciar no mercado de alimentação, e as principais delas estão ligadas a um ponto fundamental para qualquer negócio: o atendimento!

A excelência em todos os contatos com o cliente é indispensável. Na cultura árabe, a hospitalidade e o respeito fazem parte dos costumes insubstituíveis. Por isso, preze pela gentileza em todas as etapas do seu atendimento, via chat, Direct, Messenger ou WhatsApp.

Se tiver uma frota própria de entregadores, elabore um padrão de atendimento para o momento da entrega e capriche no visual das embalagens, para estar de acordo com a sua identidade visual.  

 

 

Venda mais com o Site Delivery Saipos

Com o Site Delivery, o site próprio da Saipos, você vende muito mais sem pagar nenhum centavo de taxas.

Apenas com a mensalidade, o seu cliente pode comprar e fazer o pagamento online, tendo acesso direto ao seu cardápio, em um ambiente digital que é a cara do seu restaurante.

Já pensou em poder otimizar a experiência de compra dos seus clientes? E o melhor de tudo é que você pode divulgar o seu site através de redes sociais e de mensagens automáticas no WhatsApp.

Assim, o seu atendimento será muito mais ágil e o seu cliente terá o pedido em mãos muito mais rápido.

Quer conhecer melhor o Site Delivery da Saipos e economizar muito? Aperte no banner e descubra todos os benefícios do nosso sistema, além desse!

Quanto vou gastar para montar uma franquia de shawarma?

Se você optar por uma franquia de comida árabe, os custos podem valer a pena, ou não, tudo depende dos seus objetivos a médio e longo prazo.

Se a sua dúvida é como montar uma loja de shawarma, isso inclui a parte financeira e, sendo um delivery, com cerca de R$ 15 mil você pode montar um espaço confortável para dar conta das demandas.

No caso de uma franquia, o valor é bem maior, mas você terá o benefício de já utilizar um nome conhecido no mercado.

Veja algumas das principais franquias de shawarma do país:

Najah Rão

O Najah Rão faz parte da holding Grupo Rão, detentor também do Sushi Rão, Pizza do Rão, Rão Conveniência e outras marcas.

O Najah é uma rede de franquias de delivery, com cardápio amplo que contempla não apenas os shawarmas, mas vários pratos árabes, como esfihas, beirutes, kibes, kaftas e combos.

Investimento inicial: e Entre R$ 200 mil e R$ 250 mil

Taxa de franquia: R$ 80 mil

Faturamento médio: R$ 150 mil

Donkebab

A Donkebab é de Curitiba e trabalha com kebabs/shawarmas, burgers, porções e combos. Apesar de ter um espaço de atendimento presencial, também opera via delivery. O diferencial fica por conta das Yallas, pão sírios com recheio doce.

Investimento inicial: R$ 170 mil

Taxa de franquia: R$ 60 mil

Faturamento médio: R$ 70 mil

Al Sultan

Em 2020, a rede Al Sultan contou com um crescimento exponencial no faturamento de suas lojas em 155%. 

Os valores exatos para ser um franqueado não são divulgados, mas garantem um baixo custo de investimento. No cardápio há opções de shawarmas, pratos combinados, porções e linha vegetariana.

 

 

Use a tecnologia a seu favor!

Agora você já sabe como montar uma loja de shawarma, mas existem outros pontos fundamentais que precisam ser planejados, e isso envolve a parte financeira, administrativa e fiscal.

Mas, o que muitos donos de restaurante não percebem, é que quando não há um controle sólido e alinhamentos internos, toda a parte ligada ao cliente é impactada.

Por isso, a melhor opção é contar com um Sistema para Restaurante como o da SAIPOS.

Com ele, você tem automatizações em todas as etapas dos processos, e visualiza os resultados com clareza, através de relatórios que abrangem diversos dados.

Veja alguns dos benefícios do Sistema Saipos:

  • Controle financeiro a partir da ficha técnica;
  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Um sistema de gestão para sua loja de shawarma com certeza terá um papel fundamental para o crescimento do seu negócio.

Por isso, não perca tempo e descubra mais vantagens de utilizar o sistema com melhor custo benefício do mercado. Aperte no banner e saiba mais!