SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

O que é PDV? Saiba a importância de um Sistema de Gestão para restaurante

O que é PDV? Qual sua importância?

Você sabe o que é PDV? PDV é uma sigla para ponto de venda. Dessa forma, é nada mais nada menos do que o local onde o cliente tem contato com a frente de caixa do seu restaurante. Ou seja, é onde a pessoa realiza a compra.  

Seu restaurante certamente tem mais de um PDV. Afinal, o ponto de venda não se refere apenas à loja física, mas também à virtual e até a algum totem de atendimento. 

Sendo assim, o PDV tem como função registrar as vendas e emitir notas e cupons fiscais. No entanto, sua importância vai muito além disso. 

Para ter uma boa gestão, todo restaurante precisa controlar seu estoque, organizar suas vendas e ter todas as informações necessárias na palma da mão.

É aí que o sistema de frente de caixa PDV chega para facilitar sua vida. Com essa ferramenta, diversos processos são automatizados e otimizados, economizando tempo. 

Além disso, com todas as informações centralizadas, fica muito mais fácil manter a gestão do seu restaurante equilibrada. 

O PDV ainda pode ser integrado ao estoque, registrando toda entrada e saída de insumos. E não acaba por aí. Com o sistema de nuvem do PDV, os seus dados ficam armazenados de maneira segura. 

Agora você já sabe qual a importância do PDV. Quer saber como ele funciona? 

Antes de explicar, que tal você conhecer um pouco mais sobre o nosso Sistema para Restaurante? Basta apertar no banner abaixo!

Como funciona um PDV?

O sistema de frente de caixa PDV serve para realizar o processo de fechamento das vendas.

Utilizar um Software de Gestão para restaurantes facilita e qualifica o atendimento e o controle da sua frente de caixa. 

A automatização comercial facilita a operação do seu negócio, dando agilidade e registrando todos os processos de transação financeira do estabelecimento. 

Além disso, funciona em máquinas de cartões inteligentes e totens de autoatendimento, diminuindo as filas e o tempo de atendimento. Dessa forma, qualquer ponto de venda do seu restaurante pode ser automatizado pelo sistema PDV. 

Quais são os benefícios de um sistema completo PDV para um restaurante?

A importância de saber o que é PDV já está bem nítida. Com a automatização comercial do seu restaurante, integrando um sistema completo PDV, a sua rotina como gestor será revolucionada. 

Você deve estar se perguntando quais benefícios terá com um sistema de gestão para restaurantes. Pensando nisso, montamos uma tabela elencando os 7 principais benefícios de um software de gestão automatizado. Confira:

Tomadas de decisão mais assertivas

Com um sistema de gestão, os resultados do seu restaurante serão mais claros, uma vez que os relatórios entregarão resultados muito mais precisos. E com a automatização , a quantidade de relatórios produzidos aumenta significativamente. 

Comunicação entre as áreas do restaurante

Ao automatizar o sistema do seu restaurante, você unifica todas as áreas. Deixando  a comunicação mais fluida e facilitando o trabalho de todos os setores. 

Maior organização sobre a gestão do negócio

Com os dados mais precisos, fica mais fácil organizar a gestão do seu restaurante. Além disso, também diminui os custos, já que os processos serão mais enxutos e mais simples de realizar. 

Redução no número de erros

Todos os seres humanos erram, isso é natural. No entanto, com um sistema automatizado, ou seja, com menos processos manuais, o número de erros diminui. 

Atendimento qualificado

Uma das etapas mais importantes em um restaurante é o atendimento ao cliente. Afinal, é isso que fideliza as pessoas ao seu estabelecimento. Um sistema automatizado, que inclusive diminui as filas, permite que os clientes se sintam mais confortáveis e bem atendidos. 

Ganho de produtividade e agilidade nos processos

Um sistema de gestão também garante agilidade ao seu restaurante. Várias outras funções, como montagem de planilhas e relatórios, são substituídas pela automatização. Assim, não só a produtividade melhora, mas também aumenta a qualidade do trabalho . 

Integração com aplicativos de delivery

Ainda é possível realizar integrações com aplicativos de delivery, garantindo agilidade e reduzindo erros no registro de pedidos. 

Conheça as funcionalidades do sistema PDV da Saipos!

Você pode obter todos esses benefícios que apresentamos com o sistema de gestão da Saipos

Mas não para por aí. Além de saber o que é pdv, você ainda conta com diversas funcionalidades para melhorar a automatização do seu restaurante.

Confira alguma das funcionalidades disponíveis no sistema para restaurantes da Saipos:

  • Frente de caixa;
  • Controle de estoque;
  • Comanda mobile para restaurante;
  • Controle financeiro;
  • Dashboard de franquias;
  • Central de pedidos;
  • Monitor KDS.

1. Frente de caixa (PDV)

Com a frente de caixa para restaurante da Saipos, você automatiza o fechamento das vendas. Essa ferramenta permite realizar uma integração direta entre as notas e cupons fiscais e o controle de estoque do seu restaurante. 

Como destacamos ao longo do texto, um sistema com frente de caixa otimiza e agiliza o funcionamento geral do seu estabelecimento. Além disso, diminui as chances de erros nas operações. 

2. Controle de estoque

O controle de estoque é essencial em um restaurante. Não é nada legal chegar para almoçar e ser informado pelo atendente que o prato que você escolheu está em falta. 

É para evitar isso que o controle de estoque existe. Com o sistema de gestão da Saipos, você consegue efetuar esse controle por meio de uma ficha técnica, em que cada um dos produtos oferecidos  estará registrado.

A ficha notifica quando algum dos insumos está abaixo do nível mínimo de operação. A partir daí, você pode se organizar e realizar a compra do que está em falta.

Falando em compras, com a ficha técnica ainda é possível adicionar uma lista com todos os produtos que necessitam ser comprados

E ainda não terminamos. Com ela, toda a movimentação do seu estoque é registrada e  é possível analisar quais produtos vendem mais e quais vendem menos

3. Comanda mobile para restaurante

A comanda mobile para restaurante é uma ferramenta que visa a agilidade e a eficiência. Nada de gastos desnecessários com papel, muito menos desperdício e erros em anotações.

Com a comanda mobile, o garçom registra os pedidos em um smartphone ou de um tablet, enviando diretamente à cozinha. É  um processo muito mais rápido e simples.

4. Controle financeiro

O controle financeiro do seu restaurante é o responsável por manter as contas em dia. Com o Sistema de Gestão da Saipos, você não só é lembrado de quais contas pagar, mas também é avisado quais valores irá receber.

Além disso, também é possível realizar lançamentos financeiros, que te permitem programar os valores a serem pagos, entrando automaticamente no seu fluxo de caixa. Inclusive, você pode selecionar de onde o dinheiro sairá para o pagamento.

Nosso sistema ainda emite relatórios que vão te ajudar no controle financeiro do seu restaurante. Os principais são o fluxo de caixa e o DRE.

5. Dashboard de franquias

Caso você tenha franquias do seu restaurante, o dashboard de franquias da Saipos te ajuda a controlá-las com mais facilidade.

Com ele, você pode administrar os resultados de todas as suas lojas em um só local. Assim, você consegue identificar onde precisa melhorar e em quais locais está ocorrendo tudo da melhor maneira. 

6. Central de pedidos

A central de pedidos para restaurante da Saipos também é uma funcionalidade voltada para quem tem mais de uma unidade em operação. No entanto, essa é para unidades que funcionam na mesma cidade.

Com essa ferramenta, é possível centralizar todos os pedidos de delivery em apenas um local. A partir disso, cada pedido seria direcionado para a loja correta.

Isso evita que você tenha que registrar cada loja no aplicativo de delivery ou até mesmo de registrar um telefone para cada estabelecimento. 

7.  Monitor KDS

O Monitor KDS, assim como as outras funcionalidades, tem como objetivo agilizar e tornar o funcionamento do seu restaurante mais eficiente.

O monitor KDS recebe todos os pedidos de forma digital e envia para a cozinha. Lá, os cozinheiros terão acesso a ordem que os pedidos foram feitos. 

E não para por aí. Eles também têm acesso a todas as informações necessárias, como tempo de produção e o bairro para entrega do pedido

Além disso, a chance de erros nos pedidos diminui consideravelmente, uma vez que serão feitos de forma digital.

Por fim, o monitor KDS ainda tem um temporizador que diz se o pedido está dentro do tempo de entrega, se está atrasado ou se já atrasou. 

Automatize o seu restaurante com o sistema de gestão da Saipos

Ao longo do artigo, mostramos a importância de saber o que é PDV, além da necessidade de se ter um sistema automatizado no seu restaurante. No último tópico, apresentamos algumas funcionalidades do sistema para restaurantes da Saipos.

Mas você acha que acabou? Nada disso! O nosso software de gestão ainda oferece diversas outras ferramentas que irão otimizar ainda mais o seu restaurante. Confira algumas abaixo:

  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons;
  • Controle de motoboys.

Ficou interessado? Basta apertar no banner abaixo para saber mais!

Daniel Pires Junqueira  - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porDaniel Pires Junqueira

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o melhor sistema para restaurante do Brasil!