Ao pensar em sobremesas para restaurante japonês, você poderá ficar em dúvida de quais são ideais para obter sucesso em vendas.
Segundo a retrospectiva iFood de 2025, a comida japonesa foi a quinta categoria mais popular entre os pedidos do delivery.
Além dos pratos salgados populares, como sushi, yakisoba e ramen, existem sobremesas japonesas que também são bastante procuradas. Não é para menos! A lista vai desde os tradicionais, até alguns mais criativos.
Com o intuito de te ajudar a servir as melhores sobremesas no seu restaurante japonês, a Saipos preparou este conteúdo com 6 opções de doces, além de dicas para seu negócio. Confira:
Ficou curioso, né? Então continue a leitura para saber tudo sobre sobremesas japonesas!

Em sobremesas para restaurante japonês, é importante colocar no cardápio os pratos com um ar mais tradicional. Ou seja, feitos de maneira caseira.
Isso porque os doces, desde a estética até o sabor, compõem a experiência do cliente e o aproxima ainda mais da culinária japonesa, que é o objetivo dos restaurantes.
Para aderir tradicionalmente à sobremesa restaurante japonês, estudar a confeitaria do local é importante. Os doces tradicionais japoneses não são tão populares no Brasil, portanto, reunimos 6 opções de sucesso para você conferir:
A seguir, vamos ver detalhes de cada sobremesa japonesa.
O mochi é uma sobremesa restaurante japonês tradicional. Preparado com arroz glutinoso, ele passa por um processo onde é amassado até se tornar uma pasta.
Além de ser um doce delicioso, o mochi representa algo importante para a tradição japonesa: comê-lo significa ganhar a força do arroz. Os sabores mais comuns de recheio são para adicionar a ficha tecnica: feijão vermelho azuki, sorvete, chocolate, morango, matcha e manga.


Wagashi é um doce artesanal clássico japonês. Nestes, o que prevalece é a estética, onde ele é apresentado em diferentes formatos, cores e texturas. São preparados, majoritariamente, à base de arroz e feijão azuki.
Seu sabor é delicado e foi ganhando novas técnicas de preparo e ingredientes ao longo dos anos. Ele pode ser feito com diferentes tipos de massa e recheio, como: manju, higashi sobremesa e namagashi.
O dorayaki consiste em duas panquecas doces recheadas com pasta de feijão vermelho doce, conhecida como anko. Para o recheio, é utilizado o feijão azuki cozido com açúcar. Ótima opção para se destacar na alta do setor de food!
Esta sobremesa japonesa possui uma textura suave, tendo um contraste interessante entre o sabor do anko e a massa adocicada das panquecas. Assim, torna-se doce, mas não a ponto de ser enjoativo. Uma opção coringa para clientes que não curtem tanto doce.


Dango é um doce semelhante ao mochi, mas não possui recheio. Ele é feito com arroz glutinoso e amassado em pequenas bolinhas, sendo, por fim, espetado em um palito após ser cozido.
Geralmente, estas bolinhas são coloridas, a depender do ingrediente utilizado na massa. Os sabores mais comuns deste tipo de doce são: morango, chá verde e o clássico, servido com o molho japonês shoyu.
O taiyaki é um famoso doce japonês preparado em formato de peixe e recheado com pasta de feijão. Além disso, pode ter sabores como creme, chocolate, queijo ou batata-doce, pode ser facilmente achado com fornecedores de importados, ou fazer artesanalmente.
Uma opção para destacar ele entre suas sobremesas para restaurante japonês é servi-lo com uma bola de sorvete, por exemplo. Assim, você insere um prato típico da região no seu negócio com um toque especial e único.


Anmitsu é a mais popular entre as opções de sobremesas para restaurante japonês. Consiste em cubos de ágar, um tipo de alga, servido com anko e frutas. Seu empratamento é feito sobre uma tigela e normalmente acompanha uma cobertura de xarope escuro.
Leve e refrescante, é uma boa pedida para os meses mais quentes do ano. Para inovar, você pode servi-lo em seu estabelecimento com uma bola de sorvete de chá verde.
Existem opções como o sushi doce e snacks japoneses que são boas opções de sobremesas para restaurante japonês.
Essa “abrasileirada” e “adocicada” do tradicional sushi japonês, por vezes, sequer leva arroz. A maior semelhança com o prato é o formato, além de ser menos complexo por não considerar fatores como a temperatura do sushi, por exemplo.
Confira algumas opções de sabores e snacks para seu restaurante:
|
Sobremesa sushi |
Snacks japoneses |
|
Morango com chocolate |
Pepero (biscoitos em palito) |
|
Nutella e banana |
Poifull (jujubas de fruta) |
|
Banana com doce de leite |
Crunky Popjoy (chocolate com arroz crocante) |
|
Brigadeiro |
Kinoko no Yama (cogumelo coberto de chocolate) |
|
Morango, goiabada e cream cheese |
Koalas March (biscoito em formato de coala com vários recheios) |
Estas são algumas opções que podem, também, aumentar o ticket médio do seu restaurante.
Entender um pouco melhor as tradições do Japão pode ser uma peça-chave para selecionar e apresentar as sobremesas para restaurante japonês corretamente.
Adentrando um pouco mais sobre a história dos doces no Japão, há uma teoria que indica que a concepção de sobremesa veio ao país ao usarem frutas e sementes como lanche.
Isso porque grande parte da população não se alimentava suficientemente devido à escassez de alimentos. Essa origem também explica bem o fato das sobremesas japonesas não serem tão doces e gordurosas quanto as ocidentais.
Veja bem, a principal diferença entre doce japonês e ocidental é que, no Japão, normalmente são compostos por produtos de origem vegetal, tal qual: trigo, feijão e arroz. Além disso, em sua maioria, são feitos por meio de vaporização e fervura.
Já na culinária ocidental, existe um uso constante de ingredientes de origem animal, como ovos, leite, manteiga e cremes. A forma de preparo é fielmente confiada a liquidificadores, mixers e eletrodomésticos (forno e fritadeiras).
Por sua vez, a sobremesa japonesa costuma ser feita manualmente por artesãos. Assim, elas são opções leves para encerrar uma refeição mais rebuscada, como uma barca de sushi, por exemplo.
Ao elaborar um cardápio restaurante japonês sobremesa, e reparando nos ingredientes de boa parte dos pratos, não é surpresa encontrar um elemento em comum: mochi, já falado aqui!.
Ao elaborar um cardápio restaurante japonês sobremesa, e reparando nos ingredientes de boa parte dos pratos, não é surpresa encontrar um elemento em comum: mochi.
Podendo ser consumido de diferentes formas (até mesmo salgado), o doce japonês mochi, conhecido no Brasil como moti, é o mais famoso do Japão.
O interessante é que, mesmo sendo consumido com certa frequência, seu preparo é bastante demorado e difícil, já que é necessário bater na massa até alcançar o ponto correto.
Ingredientes:
Preparo: para o recheio
Deixe o feijão ferver e escorra. Em seguida, cubra com água e deixe cozinhar até ficar completamente macio. Leve os grãos ao liquidificador e bata até ter textura de purê.
Volte essa massa para a panela em fogo baixo mexendo de vez em quando até ficar grossa (certa de 15 minutos).
Massa:
Forre uma forma com papel manteiga e polvilhe fécula de batata em um círculo grande. Em uma tigela grande, misture farinha mochiko e 300ml de água.
Passe em uma peneira, acrescente o açúcar e cozinhe sempre, em fogo baixo, até engrossar.
Para cortar a massa, você pode utilizar uma faca polvilhada de fécula. Enrole uma colher de sopa da pasta de feijão na massa. O consumo deve ser no máximo em um dia.
Ao ler esse artigo, você entendeu quais as melhores sobremesas para investir em seu negócio. Mas para entender o que é adequado para o seu CMV, precisa contar com quem entende do assunto!
E a solução para este problema, na verdade, é mais simples do que você imagina: é preciso contar com um bom sistema de gestão para restaurantes, como o da Saipos!
Utilizado por mais de 15 mil estabelecimentos em todo o Brasil, o software da Saipos é o mais completo do mercado de foodservice! Desde delivery, até cardápio digital e controle de estoque, reunimos tudo em uma só plataforma.
Otimize o seu negócio e obtenha relatórios acurados! Confira abaixo algumas das +70 funcionalidades da Saipos, pensadas para tornar sua rotina muito mais simples, ágil e inteligente:
Ficou interessado? Então não perca mais tempo!
Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre o Sistema de Gestão para Restaurante da Saipos!
Confira mais informações sobre este assunto!
Doces comuns para sobremesa são: anmitsu, dorayaki e o famoso mochi.
Doces como mochi, wagashi e dango são típicos do Japão.