Ao pensar em sobremesas para restaurante japonês, você poderá ficar em dúvida de quais são ideais para obter sucesso em vendas.
Além dos pratos salgados populares, como sushi, yakisoba e ramen, existem sobremesas japonesas que também são bastante procuradas.
Não é para menos! A lista vai desde os tradicionais até alguns mais criativos. Por isso, você irá conferir:
Antes de darmos continuidade, confira esse material Saipos exclusivo sobre como montar um cardápio.
Clique no banner abaixo para baixar o eBook gratuitamente:
Entender um pouco melhor as tradições do Japão pode ser uma peça-chave para selecionar e apresentar as sobremesas para restaurante japonês corretamente.
Adentrando um pouco mais sobre a história dos doces no Japão, há uma teoria que indica que a concepção de sobremesa veio ao país ao usarem frutas e sementes como lanche.
Isso porque grande parte da população não se alimentava suficientemente devido à escassez de alimentos.
Essa origem também explica bem o fato das sobremesas japonesas não serem tão doces e gordurosas quanto as ocidentais.
Veja bem, a principal diferença entre doce japonês e ocidental é que, no Japão, normalmente são compostos por produtos de origem vegetal, tal qual:
Além disso, em sua maioria, são feitos por meio de vaporização e fervura. Já na culinária ocidental, existe um uso constante de ingredientes de origem animal, como:
Sendo a forma de preparo fielmente confiada a liquidificadores, mixers e eletrodomésticos (forno e fritadeiras), enquanto os japoneses costumam ser feitos manualmente por artesãos.
Dessa maneira, os japoneses comem na sobremesa pratos que podem ser feitos em casa ou adquiridos em uma doceria. Confira alguns exemplos:
Doce |
O que é |
Popularidade |
Mochi |
Massa densa de arroz. É comum colocar recheio de pasta doce de feijão. |
Muito popular. |
Wagashi |
Doce artesanal que pode ser feito com diferentes tipos de massa e recheio, como:
|
Muito popular. |
Dorayaki |
Panqueca doce com recheio de feijão vermelho doce (anko). |
Popular. |
Dango |
Bolinho japonês doce de farinha de arroz espetado em um palito. |
Popular. |
Taiyaki |
Waffle japonês em formato de peixe e recheado com pasta de feijão. |
Muito popular. |
Anmitsu |
Cubos de ágar (tipo de alga) com anko e frutas, servido em uma tigela e normalmente acompanhado com uma cobertura de xarope escuro. |
Popular. |
E por falar em ingredientes, confira esse material exclusivo da Saipos sobre as melhores maneiras de conservar alimentos!
Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente:
Para as sobremesas para restaurante japonês, é importante colocar no cardápio os pratos com um ar mais tradicional. Ou seja, feitos de maneira caseira.
Isso porque os doces, desde a estética até o sabor, compõem a experiência do cliente e o aproxima ainda mais da culinária japonesa, que é o objetivo dos restaurantes.
Para aderir tradicionalmente à sobremesa restaurante japonês, estudar a confeitaria do local é importante. Aliás, doces tradicionais japoneses não são tão populares no Brasil.
Diferente do molho japonês doce servido com alimentos salgados e que podem ser preparados rapidamente, a sobremesa pode ser mais demorada e complexa de preparo.
Em outras palavras, servir essas iguarias pode ser um diferencial e tanto para o seu estabelecimento, mas irá demandar uma certa mão de obra especializada.
Caso busque por algo mais simples e divertido, como crepes doces que compõem várias lanchonetes ao redor do Japão e são feitos com um toque local.
Ou, até mesmo, preparar sushi doce, mais popular aqui no Brasil.
No caso do sushi doce como uma das sobremesas para restaurante japonês, você poderá contar com uma grande variedade de opções para recheio. Os mais populares são:
Essa “abrasileirada” e “adocicada” do tradicional sushi japonês, muitas vezes sequer leva arroz. Sendo a maior semelhança com o prato, o formato.
Por fim, ainda é possível comercializar doces industrializados japoneses, também conhecidos como “snacks japoneses”, como:
Ao elaborar um cardápio restaurante japonês sobremesa, e reparando nos ingredientes de boa parte dos pratos, não é surpresa encontrar o elemento em comum: mochi.
Podendo ser consumido de diferentes formas (até mesmo salgado), o doce japonês mochi, conhecido no Brasil como moti, deve ser o mais famoso do Japão.
O interessante é que, mesmo sendo consumido com certa frequência, seu preparo é bastante demorado e difícil, já é necessário bater na massa até alcançar o ponto correto.
O mochi é tradicionalmente consumido ao menos uma vez por ano e simboliza prosperidade. Nessa época em específico é normal que a família se reúna para o preparo.
Mesmo assim, ainda há interesse pela delícia de maneira mais cotidiana. A solução para o consumo com maior frequência é que existe uma versão mais simples, industrializada.
Para uma administração eficiente, não dá pra confiar em qualquer software de gestão, certo?
Com o sistema de gestão para restaurante japonês da Saipos, sua gestão conta com o melhor software do mercado!
Otimize o seu negócio e obtenha relatórios acurados. Desde delivery, até organização das mesas e controle de estoque, o sistema Saipos reúne tudo em uma só plataforma.
Confira abaixo uma lista de algumas outras funcionalidades do Software de Gestão para restaurantes:
Para saber mais informações sobre funcionalidades e esclarecer dúvidas sobre o sistema de gestão para restaurante japonês da Saipos, clique no banner abaixo!
Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos